10 conselhos para cuidar de si mesmo

10 conselhos para cuidar de si mesmo

Última atualização: 18 outubro, 2015

Há alguns dias pude desfrutar de um dos muitos vídeos da escritora Elsa Punset, em que ela nos ensina como cuidar de nós mesmos por meio de bons exercícios

Por essa razão, hoje falaremos sobre os 10 melhores conselhos para cuidar e aprender a se amar, cada dia um pouco mais. Como você merece.

 “A felicidade suprema da vida é saber que você é amado por si mesmo ou, mais exatamente, apesar de si mesmo.”

– Victor Hugo –

Como cuidar de si mesmo

1- Aprenda a expressar seus sentimentos

Quando você não expressa suas próprias emoções e sentimentos, gera uma imensa barreira interior consigo mesmo. Essa situação costuma desencadear bloqueios e medos, além de nos impedir de apreciar a nossa liberdade emocional.

Compartilhar o que você sente com pessoas ao seu redor irá aproximá-lo mais deles e fará com que a comunicação entre ambos ocorra de forma mais íntima, rica em confiança.

2- Evite comparar-se com os demais

Cada um de nós somos únicos e irrepetíveis. Assim, comparar-se com os demais de forma constante só pode levá-lo a se tornar aquilo que você não é. Quando não nos aceitamos como somos, com nossos pontos fortes e menos positivos, estamos bloqueando nossa essência. Aquilo que faz com que você se sinta vivo e que ame a si mesmo.

Compare-se de forma saudável com os demais, para aprender a adquirir experiências que ajudem, e conselhos que permitam superar a si mesmo mais facilmente.

3- Forme um pequeno grupo

Forme um grupo de pessoas para quem você possa pedir ajuda quando precisar de apoio emocional e conselhos que permitam clarear a mente. Em muitos momentos de nossa experiência vital é normal nos sentirmos bloqueados, sem ver saídas. Um bom amigo que ama e respeita sempre pode compartilhar com você a grande sabedoria da vida. E ajudar-lhe a ver a luz.

4- Conserve tempo para desfrutar

Todos nós precisamos nos premiar e mimar um pouco. Amar e cuidar de si mesmo, realizando as atividades que você mais gosta, farão com que você se sinta muito bem. Não caia na rotina de fazer sempre o mesmo. Preocupe-se em desfrutar de seu tempo e daqueles que você gosta.

5- Ria sempre que puder

Rodeie-se de pessoas que veem a vida de forma realista, mas também cheia de otimismo, imaginação e humor. Muitos estudos científicos argumentam que seu sorriso é um presente para si mesmo, a níveis físicos e emocionais. Ele influencia, também, as pessoas ao seu redor.

10 conselhos para cuidar de si mesmo

6- Relaxe

Quando você relaxa, está melhorando a mente e ajudando seu corpo a se manter em forma, com equilíbrio interno saudável. Você pode praticar atividades como yoga, tai-chi, meditação, escutar música, ler livros… Qualquer exercício que permita não pensar em excesso e sentir-se bem consigo mesmo.

7- Aprenda a dizer “não”

Uma tarefa difícil para muitos. Saber dizer  “não” a expectativas, a pedidos ou a demandas não razoáveis, lhe permitirá respeitar muito mais a si mesmo e fazer com que os demais lhe respeitem. Assim, você evitará situações desagradáveis futuras a nível emocional.

8- Faça um trabalho do qual você goste

Descubra se seu trabalho é bom para você ou se você está à vontade onde você está. Concentre-se nas coisas de seu trabalho que você mais goste e dê menos atenção às que lhe desagradam. Um pensamento recomendável nessa parceria é lembrar-se de que todos os trabalhos têm aspectos desagradáveis.

Se você estiver disposto a mudar sua posição profissional para fazer o que sempre sonhou, envio toda a animação que você precisar. Lembre-se: se você sonha, é porque  você tem todo o necessário para tornar realidade.

9 – Faça exercício

Inúmeros estudos confirmam que a prática de exercício é muito benéfica na prevenção, no desenvolvimento e na reabilitação da saúde, ao mesmo tempo em que ajuda o caráter, a disciplina e a tomada de decisão na vida diária. Ser mais ativo em seu dia a dia é uma boa maneira de começar.

10- Cuide da sua vida espiritual

Tente dedicar parte do seu dia a dia para pensar nas coisas que proporcionam paz, beleza e serenidade na vida. Continue e siga seu próprio caminho espiritual.

Não guarde nada em seu interior que tenha a ver com o amor: não tenha vergonha de manifestá-lo para as pessoas que você ama. Compartilhe seus pensamentos com aqueles que gozam de sua confiança e respire. Sinta o silêncio e aproveite a si mesmo.

Créditos da imagem: Aleshyn_Andrei


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.