Chore quando precisar

Chore quando precisar
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 29 dezembro, 2022

Diferentemente do que se pode pensar, o ser humano não é o único que chora. Todos os mamíferos são capazes de demonstrar sua dor, solidão e tristeza desta forma. A grande diferença é que nós somos educados para saber quando é o melhor momento para chorar e quando não é.

As meninas ouvem que é normal chorar, pois é uma forma de se expressar. Entretanto, muitas são caracterizadas pelos outros como sensíveis demais. Já os homens são ensinados que não devem chorar, pois este é um sinal de covardia. E assim nós crescemos, alguns com mais “liberdade” e outros mais reprimidos. Chore quando precisar, pois desta vez vamos dar algumas razões para fazê-lo.

Explore os seus sentimentos com maior profundidade

Chore e descobrirá sentimentos e emoções que talvez estivessem esquecidos. Já aconteceu de você começar a chorar por algo e acabar chorando por um motivo completamente diferente? Isso ocorre porque você não se dá a oportunidade de expor suas emoções quando elas nascem.

Chore quando precisar

Ao deixar que a ira e a dor se acumulem sem lidar com eles, elas acabam transformando-se em uma espécie de veneno. Algumas pessoas preferem manter essas emoções o mais distante possível. Isso é um erro, pois quanto mais conhecermos e aprofundarmos nossos sentimentos, mais livres seremos. Não tenha medo de descobrir os seus medos e desejos mais profundos. Somente quando chegar a este ponto poderá sentir-se realmente livre.

Chore para lavar a sua alma

Assim como uma boa ducha limpa o seu corpo, as lágrimas limpam a alma. Após chorar, você irá se sentir aliviado, com mais energia e vontade de continuar, não importa o quão ruim seja o panorama. Acumulamos tantas coisas que não nos atrevemos a soltar porque acreditamos que isso será mais complicado e doloroso para nós ou para os demais. O problema é que todas essas tristezas, frustrações, medos e raiva também são prejudiciais.

Também terá tido tempo para ver o que lhe causa dor. O passo seguinte será criar uma estratégia para continuar e resolver os assuntos pendentes. Não se reprima e chore tudo que for necessário. Em seguida, siga em frente. Afinal, também choramos de felicidade.

Evite problemas médicos

Às vezes esquecemos que nosso mente e corpo estão conectados, tratando-os como se fossem duas coisas totalmente diferentes. Isso é um erro grave, porque quando a mente está mal, o corpo adoece. 

Chore quando precisar

Portanto, não é raro ver pessoas com depressão ou que vivem uma profunda solidão que apresentam sérios problemas físicos. Outro exemplo é o estresse que provoca dor nas costas. Ouça o seu corpo e chore sem limites quando necessitar. O seu corpo é muito mais sábio do que se pode imaginar e sempre irá avisar quando algo estiver errado.

Lembre-se de que chorar é humano

Chore não somente por saúde, chore também para colocar-se em contato com o seu lado mais humano. Crescemos com a ideia de que chorar nos torna fracos ou covardes. Pode ser que em alguns casos seja assim, mas também é uma forma de entrar em contato com o seu lado mais humano e frágil.

Dê-se a oportunidade de chorar diante dos demais, inclusive se acreditar que será estranho ou incômodo para eles. As lágrimas podem ajudar a demonstrar melhor os seus sentimentos e são permitidas quando forem reais. O que se deve evitar é usar o choro como forma de chantagem. Não sinta vergonha por sentir a necessidade de chorar. Não existe uma verdadeira razão para evitá-lo. Esqueça a ideia de que chorar é ruim!

Imagem cortesia de Christiaan Lieverse


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.