Uma forma muito fácil de melhorar seu estado de ânimo
Uma forma muito fácil de melhorar seu estado de ânimo

Uma forma muito fácil de melhorar seu estado de ânimo

Não apenas um, mas centenas de estudos confirmam a notável influência do exercício físico sobre nosso estado de ânimo. Estabeleceu-se que praticar atividades físicas regularmente tem um efeito preventivo frente a problemas de ansiedade e depressão.

Com frequência esquecemos que corpo e mente são uma unidade indissociável. O que acontece em seu corpo afeta sua mente e vice-versa. De fato, há importantes razões para estabelecer que a mente, de maneira preponderante, determina o bom funcionamento do corpo. Por isso, quando você se sente triste, aumentam as probabilidades de que você contraia algum vírus, sofra de enxaqueca ou de problemas estomacais.

A razão é simples: o que chamamos de “mente” habita um lugar físico, que é o cérebro. Este órgão determina o funcionamento de todo o corpo e tem incidência em cada um dos outros órgãos.

Um estado anímico, como a depressão, se expressa organicamente de diferentes maneiras. Uma delas é a aparição de algumas mudanças químicas no funcionamento do cérebro, como a diminuição da produção de endorfina e outros componentes. Isso faz com que suas emoções modifiquem a forma como você vê e percebe o mundo.

A resposta da ciência diante destes fenômenos tem sido a de receitar medicamentos para a retomada do equilíbrio perdido. O problema é que sua ação não é permanente, mas fugaz. Pode surgir, portanto, uma dinâmica exatamente igual a de um viciado: você precisa consumir os medicamentos com relativa frequência para se sentir melhor.

Os medicamentos psiquiátricos, além disso, têm importantes efeitos colaterais que afetam tanto a saúde física quanto a mental. Algumas pessoas experimentam tremores, dificuldades para dormir ou náuseas quando consomem este tipo de medicamento. Muitas reportaram o aumento da depressão ou da ansiedade após ter tomado remédio com regularidade por alguns anos.

Para muitos especialistas, esses tratamentos não solucionam o problema, simplesmente o mascaram. O ideal seria tratar a depressão através da conversa e da palavra em um terapia. No entanto, nem todos sentem-se atraídos por essa possibilidade ou encontram alívio para sua dor a curto prazo mesmo consultando um profissional.

Atividade física para melhorar o estado de ânimo

Praticar atividade física altera nosso Estado de ânimo

É nesse ponto que surge o exercício físico como uma alternativa barata, divertida e muito eficaz para tratar este tipo de sintoma. Isso também tem uma explicação química.

Em uma pesquisa feita na Universidade Duke, comparou-se um grupo de adultos com depressão que seguiram um plano de exercício regular, com outro em que tratou-se o problema através da “Sertralina”, um remédio para a depressão. O resultado foi que, em ambos caso, houve uma melhora na mesma proporção. 

Este e muitos outros estudos sugerem que é válida a hipótese de que o exercício físico produz mudanças químicas no cérebro, comparáveis às produzidas por um medicamento. Inclusive, alguns pesquisadores da Universidade da Georgia afirmam que ele é capaz de alterar certos genes, os quais teriam efeitos sobre nosso estado de ânimo.

Também afirma-se que o exercício incrementa as ondas alfa no cérebro, tendo um efeito similar ao de um tranquilizante. E parece existir uma relação estreita entre o exercício e a autoestima. A valorização própria tende a aumentar se seguimos um programa regular de atividade física.

O sedentarismo, por sua vez, tem o efeito oposto. Quanto mais passiva permanece uma pessoa do ponto de vista físico, maior será sua tendência a desenvolver episódios de ansiedade e depressão.

O efeito da atividade física é experimentado quase de forma imediata, mas a mudança significativa aparece quando ela é praticada de maneira regular. Dedicar quinze ou vinte minutos do dia para se exercitar pode aumentar sua sensação de bem-estar muito mais do que possa imaginar. Você se anima?

Foto cortesia de Elena Schweitzer