Viajar faz bem para o cérebro

Viajar faz bem para o cérebro

Última atualização: 29 julho, 2022

Você é um cidadão do mundo. Se pudesse, iria viajar o tempo todo, e lhe consome a ideia de não poder ver muitos lugares deste planeta. Mas além de descobrir o mundo, viajar também nos oferece diversos benefícios.

Viajar faz com que nos sintamos bem, mas, sobretudo, viajar é bom para o cérebro.

A seguir, contamos os efeitos mais surpreendentes que uma viagem pode causar em seu cérebro.

12 efeitos que viajar produz em seu cérebro

“Vivemos em um mundo maravilhoso que está cheio de beleza, encanto e aventura. Não há um limite para as aventuras que podemos ter sempre que as buscarmos com os olhos bem abertos”

– Jawaharial Nehru –

1. Aumenta a sua criatividade

Um estudo recente realizado pela “Academy of Management Journal” descobriu que as pessoas que trabalharam e viveram experiências profissionais no exterior são mais imaginativas e criativas do que as que permaneceram em seu país de origem.

Por quê? É devido à imersão cultural, ao fato de descobrir e ter que lidar com novas perspectivas.

2. Faz você confiar mais nos outros

Viajar pelo mundo aumenta a sua confiança na humanidade. Comprovar que existem pessoas tão boas faz com que seja mais fácil confiar nos outros.

Viajar faz bem para o cérebro

3. Melhora a sua capacidade de resolver problemas

Um estudo realizado pelo “Journal of Personality and Social Psychology” concluiu que os estudantes que viveram no exterior têm 20% mais chance de resolver uma tarefa em um PC do que aqueles que não viajaram.

Por quê? O simples fato de viver em outra cultura durante um período de tempo prolongado abre a sua mente e o ajuda a entender que uma coisa pode ter múltiplos significados diferentes.

4. Torna você mais humilde

Este mesmo estudo também descobriu que as crianças que costumam viajar para o exterior são mais humildes do que as que não viajam.

5.  Abre a sua mente

Aproveitar uma viagem para experimentar coisas novas nos predispõe a ter novas experiências também em nossa vida cotidiana.

Além disso, viajar com uma certa frequência faz com que seus medos se dissipem e faz com que você seja muito mais valente.

6. Aumenta a lucidez 

Foram realizadas muitas pesquisas que demonstram como a natureza pode melhorar a sua memória.

A razão é óbvia: ao ar livre podemos refrescar os sentidos de uma forma que não é possível fazer em outros contextos.

Um novo estudo publicado na revista Environmental Psychology descobriu que as pessoas que simplesmente olharam uma fotografia da natureza, durante apenas 40 segundos, melhoraram o enfoque e a atuação em sua seguinte tarefa. Logicamente o efeito se amplifica se o seu contato com a natureza é maior.

7. Faz você se reinventar

Viajar ajuda às pessoas a redescobrirem o significado de suas vidas, a embarcarem em um novo começo ou se concentrarem em um propósito.

Viajar nos ajuda a ver nossa vida sob uma certa distância, tanto física como metaforicamente. E isso nos ajuda a enxergar tudo com mais clareza.

8. Faz você mais feliz

Sejam umas férias, uma viagem ou um piquenique no parque, estas atividades relaxam e reduzem o seu nível de estresse. Isso ocorre inclusive antes de sairmos de casa, ou seja, notamos esta felicidade desde quando reservamos a nossa viagem.

Viajar faz bem para o cérebro

9. Faz com que você trabalhe melhor

Um estudo recente realizado pela “E.U.A. Travel Association” descobriu que os trabalhadores que desfrutam de todos os seus dias de férias têm 6.5% mais chance de conseguir uma promoção no trabalho do que aqueles que permanecem em seus escritórios.

Desconectar é necessário para nos renovarmos.

10. Aumenta a sua paciência

Com que frequência você se zanga porque o metrô está atrasado? Em geral, as esperas colocam a nossa psique à prova, mas administrar nossas reações nestes casos é um bom treinamento de resistência mental.

11. Ajuda a superar uma perda

Quando perdemos alguma coisa (um emprego, uma relação, ou uma pessoa querida), sentimos que perdemos uma parte de nós mesmos, uma parte de nossa alma.

Empreender uma viagem pode ajudar você a restaurar seu sentido do “Eu”, porque viajando não é possível ser apático e viver a vida no piloto automático.

12. Faz você se sentir vivo

Aquela sensação ao descer do avião sabendo que você vai experimentar coisas novas.

Respirar fundo o ar novo e pensar que a vida é tão impressionante e maravilhosa.

Então, o que você está esperando? É hora de partir!


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.