5 exercícios de pilates para iniciantes

5 exercícios de pilates para iniciantes
Sergio De Dios González

Escrito e verificado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Última atualização: 03 maio, 2018

Em um mundo estressante e tão apressado como o que vivemos, a atividade física é algo fundamental. Ela nos ajuda a relaxar, é um meio de conhecer outras pessoas e gera adrenalina no nosso corpo. Os exercícios de pilates para iniciantes são muito recomendados para isso, porque conseguem trazer benefícios para o nosso corpo mesmo dentro da nossa própria casa e sem a necessidade de nada além de você mesmo e uma superfície plana!

Esse sistema nasceu no começo do século XX graças a Joseph Hubertus Pilates, um treinador alemão. Logo no começo, ele chamou seu método de Contrologia e o definiu como “a ciência e a arte de desenvolver a coordenação entre o corpo, a mente e o espírito através de movimentos naturais perante um controle rígido da consciência”. Para esse treinador, o uso da mente para controlar o corpo é algo fundamental.

Seus múltiplos benefícios só são comparáveis aos do yoga, ainda que o superem quando pensamos unicamente nos aspectos físicos. O pilates ajuda a coordenar de forma perfeita nossa respiração, promovendo assim o relaxamento de nosso corpo e nossa mente.

Se você nunca praticou, não se desespere. Os exercícios de pilates para iniciantes são muito simples e lhe permitirão entrar nesse mundo rapidamente. É só praticar alguns dias e você já se dará conta de que sente falta deles quando não os faz. Bem vindo a uma experiência incrível:

5 exercícios de pilates para iniciantes

A seguir, explicaremos quais são os exercícios mais recomendados para iniciantes.

A serra

É um exercício perfeito para fortalecer a área da cintura. Você deve se sentar no chão, ou em uma almofada se for mais confortável, com as pernas e os braços abertos. Uma vez nessa posição, inspire enquanto gira o tronco para tentar tocar com o braço direito no pé esquerdo, Repita o processo para a direção contrária.

Faça isso 4 ou 5 vezes e depois descanse. Procure deixar sua coluna reta, mas não a force demais. É melhor ter bastante atenção e cuidado para não se lesionar.

Alongamento

Roll up

O roll up é um dos exercícios de pilates para iniciantes mais simples. Você só tem que se sentar no tapetinho com as pernas esticadas e tentar tocar os tornozelos com as mãos. Deve manter a tensão durante 10 ou 15 segundos, e depois relaxar.

Da mesma forma que na posição anterior, não force demais. Se você notar que algo dói ou sentir alguma câimbra, respire fundo e tente de novo depois.

“A mudança acontece através do movimento, e o movimento é a cura”.
-Joseph Pilates-

A tesoura

Vire de barriga para cima e deite de forma reta. Estique as pernas o máximo que puder para cima, até que estejam em um ângulo de 90 graus com o seu corpo. Leve uma das pernas em sua direção e a abrace, repita depois o mesmo com a outra perna. Alterne ambas as extremidades e repita a posição 10 ou 15 vezes.

Dessa forma, estará tonificando as pernas e a coluna. Procure fazer esse exercício em uma superfície lisa para não ter problemas na lombar.

Aula de pilates no chão

Rolling back

O rolling back consiste em balançar de costas sobre o tapete abraçando as próprias pernas. Devemos balançar suavemente, como quando éramos pequenos e brincávamos de balançar. Esse exercício envolve a necessidade de controlar muito bem a respiração, inspirando e expirando quando for o momento certo.

Isto é, inspirar quando as costas tocam o chão, e expirar quando voltamos para a posição original. Podemos praticar esse exercício em vários lugares, e não só na academia. Na sua casa, no parques ou na praia, todos são bons lugares para fazê-lo!

Nadando

Esse é um dos exercícios de pilates para iniciantes focados no equilíbrio. Ao contrário dos anteriores, aqui devemos ficar de barriga para baixo, com os braços e as pernas estendidos. Devemos manter as pernas em um ângulo de 90 graus com nosso abdômen e nos equilibrar sobre os ossos do quadril.

Pilates na academia

A cabeça deve estar alinhada com o peito e as expirações devem ser feitas quando nosso corpo está erguido. Uma vez mais, temos que ter cuidado com nossa coluna e nossas articulações.

Um dos elementos mais importantes do pilates é a respiração. É basicamente ela o diferencial desse esporte quando o comparamos com outros mais ou menos parecidos. Sem a respiração, os exercícios não funcionariam e seriam simplesmente tipos de alongamento.

O pilates se baseia em 7 princípios fundamentais.

  • A precisão
  • A fluidez
  • O controle
  • A respiração
  • A centralização
  • O alinhamento
  • A concentração

Para alcançar bons resultados, devemos ter todos esses aspectos em mente. Se um falha, também falharão os demais. Por isso, é muito recomendável que você inicie a prática do pilates com algum professor, pois eles saberão exatamente como guiá-lo.

Uma vez que você consiga fazer os exercícios sozinho e já esteja por dentro desse mundo maravilhoso, não precisará mais de ajuda externa. O pilates não é só um exercício, é um modo de vida. Suas raízes ancestrais são a busca da nossa paz, saúde e serenidade.

Dê uma oportunidade para essa disciplina tão completa e bonita, ela só trará benefícios para você. Seja mais um no enorme grupo dos amantes do pilates!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Hernández-García, R., Rodríguez-Díaz, L., Molina-Torres, G., & Torres-Luque, G. (2018). Efectos de un programa de actividad física con el método pilates sobre la funcionalidad de mujeres embarazadas. Estudio piloto. Revista Iberoamericana de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte7(2), 40-52.
  • Vaquero-Cristóbal, R., Alacid, F., Esparza-Ros, F., Muyor, J. M., & López-Miñarro, P. Á. (2015). Efectos de un programa de 16 semanas de Pilates mat sobre las variables antropométricas y la composición corporal en mujeres adultas activas tras un corto proceso de desentrenamiento. Nutrición Hospitalaria31(4), 1738-1747.
  • Vilella, S. B., Zarceño, E. L., & Rosa, M. Á. S. (2017). Salud psicosocial en trabajadores que practican Pilates: un estudio descriptivo-comparativo. Cultura, Ciencia y Deporte12(34), 27-37.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.