O abuso verbal na infância deixa marcas

O abuso verbal na infância deixa marcas
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Última atualização: 29 dezembro, 2022

O abuso verbal na infância afeta diretamente a autoestima das crianças. No entanto, não somos conscientes de tudo que isso envolve. Isso ocorre porque, às vezes, podemos confundi-lo com o uso de palavrões. No entanto, vai muito além disso.

O abuso verbal é um ataque direto ao sentimento de valia da pessoa que o recebe, neste caso as crianças. Além disso, maltratar através das palavras também envolve maltratar a nível psicológico. De fato, de acordo com dados da National Child Traumatic Stress Network (NCTSN), o abuso psicológico é a forma mais frequente de violência.

É muito importante que, se somos pais, tenhamos cuidado com o que dizemos aos nossos filhos. Portanto, verificar nossa comunicação com eles e, especialmente, como apontamos seus erros é fundamental.

Por que o abuso verbal deixa marcas na infância?

A razão pela qual o abuso verbal na infância deixa uma marca importante é que a infância é um momento muito crítico da etapa evolutiva. O sistema nervoso e o cérebro são muito vulneráveis ​​a qualquer estímulo do ambiente, portanto, tudo o que acontece no exterior influencia a criança de uma forma ou de outra.

Além disso, de acordo com J. Pinel, o processo de neurodesenvolvimento ocorre desde a concepção até o período fetal, continua no período pós-natal e não para até atingir a idade adulta. Portanto, é natural que as crianças estejam em um estágio suscetível a danos a nível neuropsicológico.

Menino triste

Por outro lado, uma publicação intitulada Revisión de la neuropsicología del maltrato infantil: la neurobiología y el perfil neuropsicológico de las víctimas de abusos en la infancia (Revisão da neuropsicologia do abuso infantil: a neurobiologia e o perfil neuropsicológico das vítimas de abusos na infância) fala sobre como o abuso verbal pode provocar problemas de atenção e de memória, dificuldades com a linguagem e desenvolvimento intelectual e fracasso escolar.

“Alterações cerebrais de tipo funcional e estrutural parecem explicar o funcionamento neuropsicológico futuro em pessoas vítimas de abuso na infância”.

-Neuropsychology of child maltreatment and implications for school psychologists (Neuropsicologia de maus-tratos infantis e implicações para os psicólogos escolares), AS Davis, Le Moss, M. Nogin, N. Webb-

No entanto, de que maneira favorecemos que o abuso verbal na infância seja algo mais presente do que deveria ser? Como o encobrimos para que, às vezes, em vez de chamá-lo pelo nome, o justifiquemos apontando que estamos “ensinando” ou “educando” como achamos melhor?

O castigo é o culpado

Muitos pais não sabem educar seus filhos de outra maneira que não seja incidindo sempre no que fazem de errado. Por outro lado, se fazem algo de bom, não valorizam porque consideram que é assim que deveria ser; portanto, se uma criança protesta, afirmam categoricamente “é o que você tem que fazer”.

No entanto, numa fase tão delicada como a infância, concentrar a atenção apenas nos aspectos negativos tem sérias consequências. Na verdade, na maioria das vezes, não apenas é enfatizado o que a criança faz de errado, mas até a leva a se sentir culpada por ter irritado seus pais. Para isso, devemos adicionar a má escolha de palavras para expressar essas mensagens.

Comparar uma criança à outra ou dizer “você é burra” pode parecer inocente, e alguém pode até justificar que o pai ficou tão zangado que perdeu a paciência. No entanto, tudo isso pode deixar uma marca irreparável na mente de qualquer criança, especialmente se for feito de forma recorrente.

Por exemplo, se quando ela tenta resolver um problema de matemática a chamamos de “burra” por não fazer certo da primeira vez, enquanto enfatizamos que seu amigo sempre acerta, a criança considerará que não leva jeito na matéria. Além disso, também acreditará que é um aluno pior que seu amigo.

Imediatamente, acreditará que não há nada que possa fazer fazer para resolver este problema, o que propiciará que rejeite a matemática no futuro. Isso também pode fazer com que sinta um certo medo de fracassar e, na mínima tentativa falha em qualquer área, jogará a toalha porque será rotulada como “incapaz”.

Pai brigando com sua filha

Conclusão sobre o abuso verbal na infância

Que autoimagem pretendemos que a criança forme com esse tipo de comportamento? Por que esquecemos que durante a infância ela está construindo sua identidade? Uma identidade repleta de “eu não tenho valor”, “é minha culpa meus pais ficarem com raiva”, “não faço nada certo”, “sou burro”, “sou um desastre” e “mereço o pior” impedirá que se construa uma autoestima sólida.

“[…] atos prejudiciais, especialmente verbais, dizendo constantemente à criança que ela é odiosa, feia, burra, fazem com que ele veja que é um fardo indesejável. Pode nem mesmo chamá-la pelo nome, mas a trata simplesmente como “você”, ou “idiota” ou de outra maneira insultante.

Niños maltratados (Crianças maltratadas em espanhol), Kempe y Kempe (1979)-

Como podemos ver, o abuso verbal na infância afeta as crianças de maneira importante. Também deve ser dito que, às vezes, os pais não percebem que sua frustração no trabalho, os altos níveis de estresse, os problemas do casal ou o peso de múltiplas responsabilidades se projetam em seus filhos através de sua linguagem. Este é um aspecto que devem considerar se quiserem que seus filhos sejam felizes.

Gerenciar adequadamente as emoções, ter empatia e, acima de tudo, aprender a se comunicar de forma positiva com as crianças, levando em conta sua autoestima, é essencial. Afinal de contas, não queremos transformá-los em adultos inseguros, tristes, que se acham incapazes e que eventualmente estabelecerão limites que, na realidade, não têm.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.