As 5 afirmações mais equivocadas da história

As 5 afirmações mais equivocadas da história
Gema Sánchez Cuevas

Escrito e verificado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

Última atualização: 22 dezembro, 2017

A verdade, em muitos casos, não é absoluta, mas uma realidade dinâmica. O que é verdade hoje, amanhã pode não ser, especialmente no que diz respeito à ciência. Isso é algo que muitos esquecem e, portanto, várias pessoas se atreveram a fazer declarações categóricas que se transformaram em algumas das afirmações mais equivocadas da história.

Existem muitas “verdades absolutas” que foram destruídas antes da evolução dos conhecimentos ou da realidade. Na verdade, a humanidade condenou à fogueira ou aprisionou aqueles que fizeram algumas afirmações que foram consideradas falsas. Depois, demonstrou-se que eles estavam certos.

“A parte mais filosófica da história é mostrar os absurdos cometidos pelos homens”.
– Voltaire –

Em geral, são as figuras de grande autoridade intelectual ou política que se atrevem a ser categóricas em suas afirmações (outras provavelmente também se atrevem, o que acontece é que elas geralmente não aparecem na mídia). Em muitas ocasiões, quando o fazem (ou fazemos), esquecem que por mais inteligente que alguém seja, geralmente só captura uma parte da realidade. Uma parte do todo, sim, mas ao ser parcial pode gerar conclusões erradas.

É sempre bom lembrar que é melhor pensar duas vezes antes de fazer afirmações absolutas. Vale a pena deixar uma margem de dúvida sobre o que consideramos tão verdadeiro. Se não, deixe que nos contem aqueles que cometeram erros que se tornaram históricos. Neste artigo, falaremos sobre algumas das afirmações mais equivocadas da história.

A “impossibilidade” de voar, uma das afirmações mais equivocadas

“É impossível criar dispositivos que voam e que sejam mais pesados do que o ar”. Foi o que Lord Kelvin, presidente da Sociedade Real inglesa, disse em 1895. Ele acreditava que não estava especulando. Os estudos dessa época “demonstravam” isso.

No entanto, os irmãos Wright conheciam as bicicletas, mas ignoraram as afirmações eruditas de Lord Kelvin. É por isso que não tiveram nenhum problema em começar a experimentar, até que inventaram o avião.

Homem em um dos primeiros aviões

A “inutilidade” do rádio

“A caixa musical sem cabos não possui nenhum valor comercial. Quem pagaria por uma mensagem que não está sendo enviada a ninguém em particular? ” A frase é atribuída à empresa David Sarnoff & Associados, quando lhes propuseram investir no rádio durante os anos vinte.

Eles não sabiam o que aconteceria com a história graças a esse erro monumental. Certamente, é uma das declarações mais errôneas que foram feitas. Não se sabe o que eles pensaram mais tarde, quando o rádio se tornou uma grande revolução.

Os ingleses não precisam de telefone

“Os americanos precisam do telefone, mas nós não. Temos muitos mensageiros “. Foi assim que William Preece, engenheiro-chefe do serviço postal britânico, respondeu quando lhe contaram sobre o telefone em 1878. Ele estava convencido de que era uma invenção supérflua.

Isso acontece com muitos chefes: estão acostumados a controlar o seu meio ambiente e que o seu mundo seja como eles querem. Essa arrogância, sem dúvida, nos leva facilmente ao erro, como neste caso emblemático.

Telefone antigo

Quando a televisão não tinha futuro

Darryl Zanuck era um cineasta experiente dos Estados Unidos. Quando lhe falaram em 1946 sobre a televisão, ele assegurou que a invenção falharia. Uma das suas afirmações era que “as pessoas logo ficariam entediadas olhando para uma caixa de madeira todas as noites”.

É o que se chama pensar com desejo. O velho Zanuck certamente temia que a nova invenção roubasse os espectadores do cinema. Mas a sua profecia não se cumpriu. Também foi demonstrado que os seus medos não tinham base, já que o cinema está bem vivo.

O correio por foguete

Arthur Summerfield era um político americano. Ele também atuou como um dos executivos do serviço postal dos Estados Unidos. Ele era um homem curioso e otimista, que, no entanto, fez uma das afirmações mais estranhas da história.

Em 1959, ele disse: “Antes que o homem chegue à lua, o seu correio chegará em algumas horas de Nova York para a Califórnia, para a Inglaterra, para a Índia ou para a Austrália por mísseis de controle remoto… Estamos no limiar do correio por foguete”. Na verdade, Summerfield enviou uma carta anexada a um míssil subaquático. No entanto, o seu pequeno invento nunca se concretizou. Em vez disso, caiu na história por causa desse tremendo erro.

Homem sentado em foguete

Quanto mais sabemos, mais conscientes deveríamos estar de que ignoramos demais. O excesso de confiança na nossa razão ou nos nossos conhecimentos muitas vezes nos leva a incorrer em erros que podem beirar o absurdo. A verdade é algo evasivo e precisamos sempre lembrar que, na melhor das hipóteses, vislumbramos apenas uma pequena parte dela.

Você já conhecia alguma destas afirmações mais equivocadas da história?


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.