Chaves para criar um ambiente de trabalho saudável

Chaves para criar um ambiente de trabalho saudável
Gema Sánchez Cuevas

Revisado e aprovado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

Escrito por María Hoyos

Última atualização: 28 dezembro, 2022

Geralmente, passamos um grande número de horas semanais no trabalho, aproximadamente um terço do nosso tempo. Por esta razão, é essencial que, seja qual for o local, possamos contar com um ambiente de trabalho saudável.

Por outro lado, no nosso local de trabalho, compartilhamos informações, opiniões e até mesmo amizades que não queremos que sejam comprometidas por nenhum conflito. Por isso, é importante aprendermos a nos relacionarmos de maneira agradável com os outros.

Afinal, um bom ambiente de trabalho nos proporciona um espaço livre de estresse não relacionado às nossas tarefas de trabalho. Isso nos torna muito mais eficientes e nos permitirá ficar mais confortáveis durante o tempo que passarmos em nosso posto.

A necessidade de um ambiente de trabalho saudável

Segundo a OMS, um ambiente de trabalho saudável é importante por três razões:

  • Porque é o correto. Em termos de ética empresarial, é fundamental que os trabalhadores se sintam à vontade em sua posição. Hoje em dia, os direitos humanos representam um pilar da nossa sociedade. O ser humano deve ser respeitado em qualquer área de atuação, especialmente se houver dinheiro envolvido.
  • Porque é uma decisão inteligente. Qualquer empreendedor está ciente de que a felicidade dos seus funcionários se reflete na sua produtividade. Portanto, se queremos melhores resultados, o conforto no trabalho é essencial.
  • Porque é legal. Este ponto está diretamente relacionado ao primeiro, uma vez que os direitos humanos não são apenas um conceito moral e ético. Pelo contrário, eles se tornaram leis fundamentais. Respeitar o trabalhador e desenvolver um bom ambiente de trabalho é avançar na legalidade.
Colegas em ambiente de trabalho saudável

O que caracteriza um ambiente de trabalho saudável?

Em seu documento “Ambientes de trabalho saudáveis: um modelo para a ação”, a OMS define ambiente de trabalho saudável como “um lugar […] onde os trabalhadores e as chefias superiores colaboram para a implementação de um processo de melhoria contínua para proteger e promover a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores e a sustentabilidade do local de trabalho”.

Em outras palavras, é um ambiente em que todos trabalham pelo bem comum, para atingir o objetivo de suas atividades de trabalho e para o bem coletivo, o bem-estar de todos os membros da equipe. Além disso, falam sobre quatro níveis-chave que influenciam a criação de ambientes de trabalho saudáveis:

  • O ambiente físico do trabalho. Incluiria as características do edifício ou do local físico onde a atividade de trabalho ocorre. Por exemplo, a mobília, a qualidade do ar…
  • O ambiente psicossocial do trabalho. Incluiria as atitudes, as crenças e os comportamentos das pessoas no local de trabalho.
  • Recursos pessoais de saúde. São os recursos aos quais o trabalhador tem acesso para estar perfeitamente saudável.
  • A participação da empresa na comunidade. Implica o envolvimento da empresa na qual eles trabalham na sociedade que os rodeia.

Deixando de lado as questões externas, nós também podemos contribuir para criar um ambiente de trabalho saudável. As questões legais ou estruturais do lugar onde trabalhamos não estão ao nosso alcance. No entanto, podemos tomar pequenas iniciativas para melhorar o nosso humor e daqueles que nos rodeiam, como por exemplo:

  • Socializar com os colegas. Em um ambiente em que todos (ou quase todos) se conhecem, é normal que haja pequenas comemorações de aniversários, promoções, pequenas conquistas ou a discussão de problemas familiares. Assim, preocupar-se com a vida dos nossos colegas ajudará a melhorar o seu estado de espírito, assim como o nosso. Por exemplo, preocupar-se com uma colega que está doente ou perguntar sobre como seus filhos estão fará com que ela se sinta mais próxima de você.
  • Respeitar a privacidade dos outros. Em contraste com o ponto anterior, é necessário lembrar que não devemos exceder certas linhas de intimidade dos nossos colegas. Afinal, muitas pessoas entendem o trabalho como uma maneira de se afastar das suas vidas diárias.
  • Buscar momentos de desconexão no trabalho. Para combinar os conceitos de “desconexão” e “socialização”, nada melhor do que fazer pausas para um café ou comer com os colegas no horário do almoço. Estar mais horas seguidas no trabalho não significa que você seja mais produtivo. Pelo contrário, já foi comprovado que os países mais produtivos trabalham menos horas.
Ambiente de trabalho saudável

Um bom ambiente de trabalho é um espaço agradável, nada hostil e cheio de pessoas com quem compartilhar experiências, projetos e muito tempo. Temos que usar a vida profissional para nos sentirmos protegidos e, se não for esse o caso, perguntarmos a nós mesmos se seríamos felizes continuando nesse trabalho. Por mais difícil que pareça, há oportunidades além de uma empresa que não nos satisfaz.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.