As 6 melhores frases de Goethe

As 6 melhores frases de Goethe
Sergio De Dios González

Escrito e verificado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Última atualização: 27 julho, 2019

Hoje queremos destacar as melhores frases de Goethe, um grande nome da literatura alemã. Este homem não era apenas um escritor, mas também um poeta, dramaturgo e cientista. Seu conhecimento variava da Medicina à Teologia, passando pela Física e pela Poesia.

Embora seu principal trabalho tenha sido Fausto, ele também foi o autor do polêmico romance Os Sofrimentos do Jovem Werther. Foi uma obra tão bem-sucedida que acabou desencadeando uma onda de suicídios juvenis, nomeando o chamado Efeito Werther.

Goethe, embora fosse um homem culto, nunca deixou de aprender e de se interessar pelo mundo até o dia da sua morte. Algumas de suas frases expressam de uma forma muito complexa seus próprios pensamentos e reflexões. Sua idiossincrasia é enquadrada no movimento Sturm und Drang, precursor do Romantismo literário.

O mal-estar do ser humano com a sociedade contemporânea, as alusões à bruxaria e ao diabo e a exaltação sentimental são características das frases de Goethe. Hoje podemos encontrá-las representadas em milhares de livros, fotos e filmes.

As 6 melhores frases de Goethe

As frases de Goethe estão cheias de sabedoria e inteligência. Este autor foi superdotado e acabou trabalhando como Secretário Real Secreto e Ministro para o príncipe herdeiro. Ele foi capaz de compartilhar algumas de suas reflexões mais precisas, o que o levou a ser uma das grandes figuras da história.

Para que dois se amem, basta separá-los

Esta é uma das frases mais perspicazes de Goethe. Com ela, ele nos instiga a nos perguntarmos sobre o nosso próprio egoísmo e infantilidade. Nós sempre queremos o que não podemos ter. Isso leva a uma idealização que às vezes termina em desgraça. O próprio Goethe foi inspirado por sua própria história: ele tinha se apaixonado pela namorada de um colega de profissão. Esse mesmo colega emprestou a pistola a um companheiro de ambos que acabou atirando nela por um amor não correspondido.

Graças a esta história, Goethe foi capaz de escrever Os Sofrimentos do Jovem Werther, o trabalho que o lançou para a fama. Claro, ele nunca viu sua amada novamente, embora tivesse encontros amorosos com outras jovens.

Os Sofrimentos do Jovem Werther

Se você quer viver feliz, não se preocupe com o passado

Para Goethe, o passado deve permanecer para trás. Não basta não pensar, temos de agir de acordo com esta filosofia de vida. Ele mesmo caiu em uma depressão terrível por causa da Revolução Francesa. Não compreendia que as novas camadas sociais mudariam, e muito menos que o sangue teria que ser derramado para isso.

Ficar estagnado no passado só cria problemas e não nos permite apreciar a felicidade de agora. Mais tempos cinzentos virão, mas enquanto isso, vamos aproveitar o que temos.

Todo mundo quer ser alguém; ninguém quer crescer

As melhores frases de Goethe nos explicam que todos queremos ser reconhecidos e admirados. Quando a fama e o dinheiro chegam, muitas pessoas não continuam educando e aperfeiçoando a si mesmas. Elas ficam estagnadas e esquecem seu crescimento pessoal, presas aos escombros de sua própria vaidade.

Se nos preocupássemos mais em crescer do que em ser, possivelmente o mundo seria um lugar melhor. Abandonar o seu potencial em prol da conformidade é um tremendo erro.

O talento é nutrido na solidão; o caráter é formado nas ondas tempestuosas do mundo

É irônico que um dos principais expoentes da Sturm und Drang tenha dito esta frase. Goethe teve uma personalidade impetuosa, criativa, curiosa e inquieta, e graças a isso conseguiu triunfar. Da mesma forma, ele considerava que a solidão e os momentos de isolamento eram necessários para qualquer pessoa com um mínimo de qualidade intelectual.

Todos nós precisamos de tempo de qualidade para nós mesmos. Para amadurecer intelectualmente, deve haver uma harmonia entre atividade e pausa. Sem isso, não conseguiremos tirar nenhum proveito.

Pintura de homem sentado ao ar livre

Se você tratar um indivíduo como se ele fosse o que deveria ser e o que poderia ser, ele vai se tornar o que deveria ser e o que poderia ser

Com esta frase, Goethe expressa em palavras o conteúdo do mito de Galateia e Pigmalião. Na lenda grega, este último (o rei de Chipre) constrói uma escultura baseada em sua mulher ideal. Ela a venera tanto que a deusa Afrodite, patrona de Chipre, tem pena dele e faz dela uma mulher de verdade.

Atualmente, este mito estabelece os fundamentos psicológicos do famoso Efeito Pigmaleão: trate uma pessoa como um fracasso, e mesmo que seja incrivelmente boa em seu trabalho, ela vai acabar falhando. Se, ao invés disso, você incentivá-la e permitir que ela acredite que pode, seu próprio comportamento vai levá-la ao triunfo.

O homem sempre acredita ser mais do que é, e estima ser menos do que vale

Mais uma vez, o escritor alemão bate no mesmo ponto. Os seres humanos sempre acreditam ser melhores do que os outros, mas na hora da verdade a nossa dignidade brilha pela sua ausência. Aprender a amar a nós mesmos é fundamental, desde que não caiamos na arrogância.

Não há nenhum gênio mais laureado e admirado do que aquele que é humilde e não precisa de aprovação contínua. Aqueles que impressionam por engano, exagero e louvor não merecem um mínimo de inveja.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.