Como se afirmar perante os outros?

Todos queremos ser respeitados, valorizados e reconhecidos na esfera social. Então, por que às vezes isso é tão difícil? Confira algumas respostas a seguir.
Como se afirmar perante os outros?
Elena Sanz

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 27 janeiro, 2023

As relações sociais têm uma grande influência no nosso bem-estar. Todos os dias interagimos com amigos, familiares, chefes, colegas de trabalho, estranhos… e todas essas interações influenciam o nosso humor. Como resultado, aqueles que têm dificuldade de se impor e se afirmar perante os outros outros podem sofrer danos à sua autoestima e receber mais sofrimento do que gratificação em seu relacionamento com os demais.

Idealmente, devemos todos ser respeitosos, empáticos e gentis com as pessoas ao nosso redor. Nenhuma pessoa merece ser desprezada, ignorada ou ferida emocionalmente. No entanto, não há dúvida de que a nossa atitude influencia o tratamento que recebemos dos outros. Portanto, é nossa responsabilidade nos proteger de comentários ou atos de terceiros que possam ser prejudiciais. Mas como podemos defender esses limites que ninguém deve cruzar?

Duas posturas erradas

Existem duas atitudes típicas que costumam ser usadas para se afirmar perante os outros, mas que não dão o resultado esperado. A primeira delas é adotar uma atitude agressiva e ofensiva, confundindo respeito com medo. Tratar as outras pessoas dessa forma pode impedir que elas tirem vantagem de você, mas acabará causando conflitos nos relacionamentos e desconforto para ambas as partes.

Por outro lado, existem aqueles que procuram aumentar seu valor aos olhos dos demais tentando satisfazer os desejos e solicitações dos outros. É verdade que pessoas altruístas e prestativas são avaliadas positivamente. No entanto, há uma diferença importante entre dar voluntariamente e dar para evitar ser rejeitado. No segundo caso, existe o risco de que os outros não o valorizem pelo que você é, mas pelo que você pode contribuir.

Dicas para se afirmar perante os outros

Se nenhuma dessas posturas está correta, como podemos nos afirmar perante os outros? Aqui estão algumas diretrizes.

Aumentar a confiança em si mesmo

É difícil ser capaz de se afirmar perante os outros se antes você não tiver consciência do seu valor. A baixa autoestima e a insegurança geralmente levam à aceitação de tratamentos abusivos ou à constante tentativa de agradar aos demais. Um aumento da autoconfiança permite ser firme nas interações, se refletindo também em uma linguagem não verbal mais adequada (por exemplo, uma postura mais ereta, um tom de voz mais elevado ou um melhor contato visual).

Estabelecer limites

Embora o ideal seja que todos nós sejamos tratados com respeito e gentileza, a realidade é que somos nós mesmos que mostramos aos outros como eles devem nos tratar. Assim, é fundamental estabelecer limites e garantir que eles sejam cumpridos.

Por exemplo, você pode decidir que é inaceitável que outra pessoa levante a voz para você ou faça comentários ofensivos ou zombeteiros sobre a sua pessoa. Nesse caso, você deve deixá-los cientes de forma assertiva e se afastar desse relacionamento, se necessário, a fim de não permitir esses comportamentos.

Dar valor a si mesmo

Se você deseja que outras pessoas o valorizem e respeitem, você deve começar a agir dessa forma. Isso implica priorizar, cuidar de si e se respeitar no seu dia a dia. Por exemplo, se você se considera valioso, tentará oferecer a si mesmo bons relacionamentos, bons hábitos e rotinas saudáveis, cuidará das informações que consome e das atividades nas quais investe o seu tempo.

Quando você se torna a sua prioridade, os outros conseguem perceber isso e seus relacionamentos têm uma maior probabilidade de se alinhar com a nova concepção que você tem de si mesmo. Dessa forma, apenas aqueles que o tratam com o mesmo respeito e consideração que você oferece a si mesmo permanecerão na sua vida.

A relação entre se afirmar e se sentir bem

A princípio, pode parecer que é o fato de os outros nos aceitarem e nos reconhecerem que pode nos trazer felicidade e bem-estar. No entanto, a relação funciona ao contrário. O valor sempre vem de dentro e, portanto, é refletido para o lado de fora: não o contrário.

Por isso, o principal é começar a se sentir bem consigo mesmo, capacitar-se e fortalecer o seu autoconceito. A partir daí, a atitude e os comportamentos serão modificados automaticamente, e são essas mudanças que vão gerar uma transformação das relações com os outros.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Grant, A. (2013). In the company of givers and takers. Harvard Business Review91(4), 90-97.
  • Pereira, M. L. N. (2008). Relaciones interpersonales adecuadas mediante una comunicación y conducta asertivas/Adequate human relationships through an assertive conducts and communication. Actualidades investigativas en educación8(1).

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.