Filmes

Esta categoria reúne todos os artigos que relacionam a psicologia ao mundo do cinema. Estão resumidos os principais filmes que falam sobre alguns dos fenômenos importantes que ocorrem em nossa mente.

O Labirinto do Fauno: quando desobedecer é um dever

O Labirinto do Fauno (2006) é, para muitos, a obra-prima do diretor Guillermo del Toro, o filme que melhor representa o seu cinema, a sua paixão pela fantasia. O sucesso do longa foi indiscutível: obteve vários reconhecimentos, dentre os quais…

Matrix: questionando a realidade

O que é Matrix? Essa é a pergunta que circula pela cabeça do protagonista, Neo, e do espectador que vê o filme pela primeira vez. Hoje em dia a trilogia das irmãs Wachowski é uma grande conhecida do público, pois…

Meia-Noite em Paris: viver sonhando

Meia-Noite em Paris é um filme belamente produzido que cativou o coração de muitos espectadores. Dirigido pelo famoso Woody Allen, ganhou o Oscar de melhor roteiro e foi indicado a diversos prêmios. É uma oportunidade única para ver grandes atores reunidos. Desde…

Shrek e a solidão: uma decisão ou imposição?

O que aconteceria se alguém acreditasse que é forte o suficiente para se defender dos perigos iminentes? Essa pessoa não precisaria viver em comunidade? Não precisaria de amigos? Neste artigo estudaremos os efeitos da solidão a partir do ponto de…

O porquê da maldade de Voldemort

Voldemort, cuja verdadeiro nome era Tom Riddle, é o principal antagonista da saga Harry Potter. Um perfeito vilão que semeia o terror e a escuridão por onde passa. Ele é a antítese de Harry em relação a funções, mas se…

Meu Malvado Favorito: a redenção do vilão

Meu Malvado Favorito é um filme de animação norte-americano da Universal Pictures. Seu protagonista é Gru, o melhor vilão. Durante sua vida, tudo que Gru queria era ser aceito. Assim, para alcançar seu objetivo, decidiu se tornar um supervilão. Em…

Alabama Monroe: amor, luto e tinta

Alabama Monroe conta a história de amor de um amante do Bluegrass (o country mais puro) e uma mulher coberta de belas tatuagens, apaixonada e dotada de uma especial sensibilidade espiritual. Dois polos opostos que se amam à primeira vista,…

A psicologia do terror no cinema

Segundo a psicologia do terror, o medo não é um sentimento particularmente agradável. Pelo contrário, é a resposta natural e cultural que o ser humano tem para responder a situações percebidas como perigosas ou ameaçadoras. Portanto, é uma sensação que…

Bridget Jones, um diário sobre inseguranças

Bridget Jones foi, durante anos, um personagem de referência para o cenário do cinema da comédia romântica. Quando o filme estreou, sob o nome de O Diário de Bridget Jones, foi um sucesso absoluto de bilheteria. Era praticamente a primeira…

Os 6 melhores filmes sobre crescimento pessoal

O cinema é um excelente meio para contar todo tipo de história e transmitir mensagens ao público. Entre elas, podemos encontrar filmes sobre crescimento pessoal. São exemplos muito válidos para saber como desfrutar de um melhor crescimento pessoal, tanto a nível…

3 filmes com uma poderosa mensagem feminista

No dia 8 de março fizemos história. Nós mulheres, em uma explosão de coragem raramente vista, fizemos nossas as ruas pela primeira vez e nos ouviram gritar nossa mensagem feminista. Nada seria o mesmo a partir daquele dia. Cada uma com sua…

Relacionamentos de gêmeos no cinema

A convivência entre irmãos gêmeos pode se tornar muito particular e curiosa, razão pela qual este é um excelente material para criar filmes dramáticos e de comédia. A presença de gêmeos no cinema é tão reconhecida que tem seu próprio…

Coraline e o Mundo Secreto: a busca pela perfeição

Quando pensamos em filmes de animação, pensamos em crianças e histórias infantis. No entanto, há casos em que a animação vai mais longe e consegue cativar o público adulto. Coraline e o Mundo Secreto (2009) é um exemplo claro, pois…

Malévola: reescrevendo a história 

Malévola (2014) causou furor nas salas de cinema. Os espectadores aplaudiram a nova proposta de um personagem icônico da Disney. No entanto, a crítica não foi unânime. O filme foi marcado por excessos; pelas intermináveis cenas de guerra e pela…