Livros

A escrita é um meio muito útil para reunir ideias e conceitos psicológicos. Nesta categoria estão reunidos os artigos que relacionam a psicologia a histórias ou ensaios que aparecem nas páginas de livros de grande interesse.

Amigas Para Sempre

Quão grande e bela é a literatura. Um mundo paralelo, assim como qualquer arte. Muitas vezes tão próxima da realidade. Tão espelho sem moderação no que narra, no que conta, nos despindo, sem censura. No fundo, os batimentos do autor.…

O diário dos 5 minutos para se sentir mais pleno 

Escrever um diário emocional ou simplesmente um caderninho com os nossos pensamentos é uma ferramenta poderosa para estar em contato consigo mesmo. Existem outros métodos, como o diário dos 5 minutos, que também podem nos ajudar. De fato, este último tem…

Fernão Capelo Gaivota: uma aposta em si mesmo

Amanhecia, e o novo sol pintava de ouro as ondas de um mar tranquilo. Assim começa Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach. Começa assim, como começa a vida. Porque o sol, juntamente com o canto do galo e algum despertador irritante, anuncia o…

7 benefícios da leitura diária

Hoje mais do que nunca, os livros são objetos acessíveis e até baratos. Contamos com diferentes formatos (capa dura, capa de papel, de bolso, formatos digitais) que tornam cada vez mais fácil que qualquer pessoa tenha acesso à leitura. É…

A comovente história do sábio e do pássaro

Esta é a história do sábio e do pássaro. Dizem que há muito tempo um homem com longos cabelos brancos chegou a uma aldeia distante. O homem andava sempre acompanhado por um pássaro. Era um par estranho, já que esses…

As 10 melhores frases de Virginia Woolf

As frases de Virginia Woolf revelam uma alma atormentada que aparentemente nunca teve paz. Elas expressam claramente um grande talento, mas também um enorme ceticismo. Não é para menos, se você levar em conta que ela testemunhou os horrores da Primeira e Segunda…

O Lobo da Estepe, uma obra para refletir

Falar de Hermann Hesse é falar de um dos mais importantes escritores do século XX. Falar de Hesse é, naturalmente, falar de ‘Sidarta’, ‘Demian’ e, é claro, de ‘O Lobo da Estepe’.  É importante salientar que além de romancista, Hermann…

O apanhador no campo de centeio: um livro amaldiçoado

O Apanhador no Campo de Centeio é uma das obras mais lidas e conhecidas da literatura americana do século XX. JD Salinger, o autor, conseguiu capturar neste romance a essência da adolescência. Embora a crítica não tenha recebido bem o trabalho a princípio,…

5 frases de livros para refletir

A literatura sempre foi utilizada como veículo para expressar as emoções do autor. Desde as severas críticas na Roma de Plauto e Terêncio, passando pelas tragédias de Shakespeare, os moinhos de vento de Cervantes ou o desespero de Goethe. Deles…

Ucronias, a possibilidade de mudar o passado

“Em 1933, o presidente norte-americano Roosevelt foi assassinado e o país não se recuperou da Grande Depressão. Por esse motivo, os Estados Unidos mantiveram uma política isolacionista e não intervieram na Segunda Guerra Mundial. Sem a intervenção americana, a Alemanha…

As 7 melhores frases de José Ortega y Gasset

As frases de José Ortega y Gasset são um convite à reflexão e ao questionamento. São um presente para quem quiser se aprofundar através de metáforas e sentenças engenhosas. Ortega y Gasset (1883 – 1955) foi um filósofo e escritor…

George Orwell e a psicologia em 1984

O romance 1984,  juntamente com o livro Revolução dos bichos, são as obras mais famosas do escritor George Orwell. Esse escritor nos apresenta uma literatura política com nuances psicológicas extremamente interessantes. Orwell é famoso por ter uma ideologia baseada no socialismo democrático (não confundir com a social-democracia)…

10 frases inesquecíveis de Milan Kundera

Todas as frases de Milan Kundera são obras de arte. A maioria delas faz parte de sua extensa e maravilhosa obra literária. Seus romances não são apenas o desenrolar de belas tramas, mas uma profunda reflexão sobre o mundo e…

7 chaves para aprender a pensar como Sherlock Holmes

Para aprender a pensar como Sherlock Holmes, nada melhor do que mergulhar na sua mente, uma das mais lúcidas da história da literatura. Conan Doyle dotou o seu personagem de um método de pensamento que requer muita atenção e disciplina,…

7 frases do livro “Mulheres que correm com os lobos”

As frases do livro ‘Mulheres que correm com os lobos’ nos trazem diversos segredos do instinto feminino primordial que muitas de nós tememos ter esquecido ou relegado. Estamos diante de um maravilhoso ensaio que nos leva a reinterpretar a experiência…