Como melhorar a sua relação com o seu corpo?

Você cuida bem do seu corpo? Você entende os seus sinais? Ou, pelo contrário, você o vê como um estranho ou um inimigo? Descubra como melhorar a sua relação com o seu corpo a seguir.
Como melhorar a sua relação com o seu corpo?
Elena Sanz

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 29 dezembro, 2022

Você acha que tem um bom relacionamento com o seu corpo? Muitas pessoas responderiam a essa pergunta com base na sua opinião sobre a sua própria aparência física. No entanto, essa questão vai muito além, visto que o corpo não é algo que possuímos, é o que somos. A maneira como você o olha, julga e trata é uma declaração de intenções para consigo mesmo. Portanto, para melhorar a sua relação com o seu corpo, você deve, antes de tudo, se reconectar consigo mesmo.

O modo de vida mudou nos últimos tempos; vivemos imersos em um contraste: rotina acelerada e vida sedentária. Isso nos leva a encarar nosso corpo como um estranho (não prestamos atenção nele nem o ouvimos) ou como um inimigo (o rejeitamos e queremos que ele mude). Esse é um fenômeno comum que afeta muitos de nós. Apesar disso, ainda há tempo para reverter essa situação.

Você precisa melhorar a sua relação com o seu corpo?

Você precisa melhorar a sua relação com o seu corpo?

Para identificar se você se relaciona com o seu corpo de uma maneira saudável, pergunte-se como você costuma falar com ele. Você critica a sua aparência? Rejeita algumas partes dele? Você o reprova por não atender às suas expectativas?

Quantas vezes você já se olhou no espelho e disse palavras desagradáveis ​​para o seu reflexo? Quantas vezes você já se queixou da sua baixa resistência física, de como você sempre se sente cansado ou de como seu pescoço dói?

Agora, tente se lembrar da última vez em que você se sentiu grato pelo seu corpo, por todas as funções que ele desempenha a cada segundo para mantê-lo vivo. Tente se lembrar de quando você elogiou a si mesmo, tomou um banho relaxante ou fez um passeio pela natureza.

Se o seu corpo pudesse falar com você, você acha que ele diria algumas das seguintes frases?

  • Você me alimenta apenas para sobreviver. Você limita a comida de que preciso para funcionar porque só se preocupa com a minha aparência.
  • Você me dá alimentos pouco saudáveis porque nunca tem tempo para preparar opções mais nutritivas.
  • Você não me permite me mover, alongar ou permanecer ativo. Passamos a maior parte do dia sentados em uma postura curvada que me machuca.
  • Você não deixa eu me recuperar. Nunca dormimos o suficiente.
  • Apesar de tudo isso, você pede que eu dê o melhor de mim e me repreende por todos os sinais que lhe envio para fazer você entender que preciso de ajuda.

Seu corpo fala com você. Ele grita tudo isso com você todos os dias, mas você não está acostumado a ouvi-lo.

Como melhorar a sua relação com o seu corpo

Melhorar a relação com o corpo exige tempo e perseverança. No entanto, algumas dicas podem ajudá-lo nisso.

Preste atenção ao estado do seu corpo e às suas sensações corporais.

Imersos na agitação do dia a dia, nos acostumamos a ignorar ou confundir os sinais que recebemos do nosso corpo. Comece, então, a ouvir o seu corpo e analisar o que você sente.

Procure identificar quando você sente fome e quando se sente satisfeito, tente distinguir se você realmente sente fome ou sede, ou talvez tédio, tristeza ou ansiedade. Além disso, familiarize-se com como você se sente quando está com sono e precisa dormir, ou quando fica na mesma posição por muito tempo e precisa se alongar.

Satisfaça suas necessidades e demandas

Após aprender a ouvir o seu corpo, comprometa-se a satisfazer as suas necessidades. Comece dando pequenos passos: beba água assim que sentir sede, vá dormir mais cedo, adote uma postura mais ereta e procure respirar para acalmar a ansiedade ao invés de recorrer à comida. A cada passo dado, o compromisso se tornará mais fácil de manter.

Mude seu diálogo interno

Critique-se de forma moderada. Você nunca diria a um amigo que ele é gordo, tem um cabelo feio ou uma aparência horrível. Então, por que você diz isso a si mesmo todos os dias? Você pode ver essas características em seu amigo, mas também vê muitas outras. Ele é seu amigo por vários motivos, um ser que você aprecia, respeita e trata com carinho.

Talvez seu corpo tenha muitos aspectos dos quais você não goste, detalhes que você gostaria de mudar. Mesmo assim, é um sistema perfeito, capaz de realizar muitos processos de forma ideal e involuntária.

Mulher se olhando no espelho

Melhorar a sua relação com o seu corpo irá ajudá-lo a viver melhor

Rejeitar o corpo é rejeitar a si mesmo; abandoná-lo e negligenciá-lo é fazer o mesmo consigo mesmo, e isso pode ser extremamente doloroso.

Aceitá-lo, cuidá-lo e valorizá-lo não apenas o ajudará a aumentar sua autoestima e a alcançar paz interior, mas também a se tornar mais saudável. Cada palavra e ação de amor dirigida ao seu corpo serão recompensadas. Reconcilie-se com ele, você não vai se arrepender.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Sólyom, A. (2020). Reconecta con tu cuerpo. RBA Libros.
  • Ramos, A. (2019). El Arte de Vivir Intuitivamente: Reconecta con tu cuerpo, libérate de la prisión de las dietas y siéntete bien por dentro y por fuera. Angie Ramos.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.