O método SCORE para definir bem os seus objetivos

O método SCORE é um modelo desenhado para nos ajudar a analisar uma situação problemática, para que possamos encontrar uma saída viável, a partir da qual definimos metas realistas a serem alcançadas.
O método SCORE para definir bem os seus objetivos

Última atualização: 24 Abril, 2021

Todos nós já enfrentamos dilemas ou dificuldades para os quais não vemos saída. Quanto mais pensamos neles, menos soluções encontramos. O método SCORE é uma ferramenta projetada precisamente para situações como essa. Serve tanto para visualizar possíveis soluções para problemas quanto para definir objetivos com mais clareza.

Muitas vezes, essas decisões envolvem um alto risco. Não é apenas o medo de estar errado, pois as consequências podem ser muito graves. Mesmo as pessoas mais autoconfiantes podem hesitar, especialmente quando qualquer uma das alternativas envolve perdas potencialmente significativas.

O método SCORE é um modelo que permite organizar suas ideias. Primeiro, analisa a situação, visualiza as alternativas e estabelece soluções. É comumente aplicado a assuntos profissionais, mas também funciona perfeitamente para situações pessoais. Vejamos do que se trata.

“A linguagem é um dos componentes fundamentais a partir dos quais construímos os nossos modelos mentais do mundo, e pode ter uma influência tremenda na maneira como percebemos e respondemos à realidade".
– Robert Dilts –

Homem pensando nas suas metas

A origem do método SCORE

Podemos dizer que o método SCORE foi desenvolvido por Robert Dilts, um psicólogo americano especialista em neurolinguística. Na verdade, ele foi um dos pioneiros da chamada Programação Neurolinguística, ao lado de Richard Bandler e John Grinder.

É denominado método SCORE porque esta última palavra corresponde às iniciais das ações propostas pelo modelo. Em inglês, o idioma original, SCORE significa: Symptom Clause Outcome Resourc Effect. Em português, as iniciais desta sigla foram traduzidas da seguinte forma:

  • S: Estado ou sintoma atual.
  • C: Causa.
  • O: Objetivo.
  • R: Recurso.
  • E: Efeito esperado.

O significado de cada elemento

Antes de mostrar como o método SCORE deve ser aplicado, veremos com mais detalhes o que cada um de seus componentes significa. É importante, em qualquer caso, ressaltar que é aconselhável fazer a análise na ordem proposta, e não de outra forma. Então, vejamos do que trata cada elemento:

  • S (estado atual ou sintoma). Corresponde à definição do problema, levando em conta os seus sintomas. Por exemplo: não tenho como pagar minhas contas no final do mês.
  • C (causa). Tem a ver com os fatos OBJETIVOS que geram este problema. O ideal é definir a causa imediata (presente) e a causa mediata (passado). Por exemplo: gastei o dinheiro do mês em outras coisas; sou desorganizado com as minhas contas.
  • O (estado ou objetivo desejado). Aqui você define o que QUER fazer, não o que deveria ou seria aconselhável. Por exemplo: quero ter dinheiro suficiente.
  • R (recurso). Ele responde à pergunta: com o que posso contar para atingir o meu objetivo? Pode ser algo externo ou interno. Por exemplo: tenho um carro que posso vender para saldar dívidas. Ou: tenho a oportunidade de solicitar uma promoção em breve.
  • E (efeito esperado). Responde às perguntas: O que eu conseguiria se atingisse o meu objetivo? Como isso afetaria a mim e as pessoas ao meu redor? Por exemplo: você teria que gastar mais com transporte. Ou: eu teria menos tempo para a minha família em um novo cargo.
O método SCORE para definir os seus objetivos

A aplicação do método SCORE

Às vezes, refletir sobre cada um dos pontos anteriores é suficiente para chegar à possível resolução de um problema ou à definição de um objetivo. Em outras ocasiões, mesmo fazendo essa análise, ainda ficam dúvidas. Nestes casos, é preciso realizar um passo adicional para aplicar corretamente o método SCORE.

Aqueles que trabalham com este método aconselham torná-lo muito gráfico. Ou seja, ao invés de fazer o exercício em um caderno ou bloco de anotações, é melhor usar cartolinas coladas na parede, uma para cada letra do SCORE. Os programadores neurolinguísticos afirmam que essa disposição dos objetos contribui para ampliar a perspectiva.

Você também pode aplicar este método usando cartões no chão. Faça uma placa que diz META e fique sobre ela. Na sua frente, você terá cartões com cada uma das letras e, simplesmente, dará um passo e ficará sobre a letra que deseja a cada vez. Neste caso, você não precisa seguir a ordem estabelecida e pode voltar a cada letra quantas vezes forem necessárias.

O objetivo final do método SCORE é definir o que você deseja fazer de forma realista. Quando você sabe o que realmente quer, as ideias e propostas fluem. Muitas vezes ficamos confusos simplesmente porque não temos certeza do que queremos.

Pode interessar a você...
Quando as prioridades são claras, as decisões são mais fáceis
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
Quando as prioridades são claras, as decisões são mais fáceis

Quando uma pessoa define claramente quais são as suas prioridades, as decisões que toma são muito mais fáceis. Vamos refletir um pouco sobre isso?



  • Dilts, R., & DeLozier, J. (2016). PNL II: Programación neurolingüística, la siguiente generación. El Grano de Mostaza Ediciones.