Por que estudar psicologia?

Por que estudar psicologia?
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 02 dezembro, 2021

Poderíamos lhe dar mil razões pelas quais vale a pena estudar psicologia. No entanto, há uma que resume tudo: a psicologia é apaixonante. Poucas disciplinas vão além do simples desempenho profissional para nos enriquecer como pessoas, para nos permitir crescer e ter uma visão muito mais ampla da nossa realidade. Apesar de não ser uma carreira fácil, é uma aventura que definitivamente vale a pena.

Quando alguém assiste à primeira aula na universidade e entra em contato com a ampla gama de assuntos que compõem a psicologia, geralmente se pergunta se acertou na escolha dessa profissão. Algumas pessoas experimentam um certo espanto quando se deparam com dezenas de livros, teorias e diferentes abordagens para compreender e diferenciar.

 “Você é o que você faz, não o que diz que fará”.
– C. G. Jung –

Algumas pessoas sentem uma tensão e até mesmo inquietação quando se deparam com o sempre complexo, mas interessante, mundo das estatísticas, dos projetos experimentais: um mundo no qual a matemática continua presente para o desespero daqueles que não guardam uma boa lembrança dela. No entanto, é o trabalho diário e o contato com cada um dos campos que compõem essa ciência que fazem com que a pessoa finalmente desperte para o seu universo fascinante e comece traçar o seu próprio caminho.

Por outro lado, pode-se dizer que o estudo da psicologia dificilmente nos tornará ricos ou nos garantirá um emprego logo após receber o diploma. A sociedade atual e as condições do mercado de trabalho são o que são e, às vezes, é preciso combinar o talento com a criatividade, a motivação com a oportunidade e a persistência com a paciência. No entanto, podemos dizer que os seus campos de atuação são múltiplos e que, com uma boa especialização, podemos construir um futuro profissional enriquecedor e excepcional.

Estudar psicologia para entender a mente humana

10 razões para estudar psicologia

Se estamos nesse momento decisivo da nossa vida em que precisamos escolher o nosso futuro profissional, ou se desejamos fazer uma mudança e procuramos algo diferente, estudar psicologia sempre será uma boa opção. É claro que cada um deve fazer a sua própria reflexão levando em conta dois pontos importantes: o que busca e o que gostaria de oferecer aos outros.

A psicologia é uma troca: nos permitimos crescer enquanto nos formamos, para oferecer o melhor de nós mesmos para o benefício dos outros. Vejamos agora quais vantagens a formação em psicologia pode nos oferecer.

1. A psicologia nos ajuda a entender melhor a nós mesmos

À medida que nos aprofundamos em todas as teorias acima mencionadas, nas diferentes abordagens da personalidade, do desenvolvimento humano ou da influência da cultura no nosso comportamento, flexibilizaremos vários aspectos de nós mesmos e dos outros.

Estudar psicologia nos levará quase que obrigatoriamente a nos fazermos muitas perguntas. Perguntas que nem sempre terão resposta, mas se tornarão um motivo de busca constante, uma aventura persistente onde nos conheceremos um pouco mais a cada dia e deixaremos para trás certos esquemas, atitudes e ideias que antes eram importantes.

2. Aprenderemos a valorizar os métodos científicos

A psicologia não é uma magia. Nós não somos mentalistas, não temos um radar nos nossos olhos que nos permite capturar em 5 segundos o trauma que a pessoa que está na nossa frente carrega, os seus medos ou quais são os seus pontos fortes. Provavelmente mais de uma vez os nossos amigos, conhecidos ou parentes nos dirão a clássica frase: “tenho certeza de que você já está me analisando”.

A psicologia acumula muitos mitos falsos que nos acompanharão em muitos contextos, queiramos ou não. No entanto, há um aspecto que devemos deixar claro a partir do minuto “zero”: a psicologia é uma ciência social baseada no método científico.

É necessário entender que, para chegar a certas conclusões, certos dados e apreciações, a psicologia “lança mão” de um trabalho científico, objetivo e paciente sempre baseado em uma série de métodos de pesquisa; é exatamente aí que reside o sucesso profissional. No lado oposto está a “psicologia pop” que as pessoas em geral tanto gostam e que vemos diariamente nas revistas ou nas redes sociais, e que tem pouco ou nada a ver com a realidade.

Estudar psicologia abre um mundo de possibilidades

3. Você desenvolverá o pensamento crítico

Grande parte do material, teorias, abordagens e áreas que compõem os estudos da psicologia nos ajudam a desenvolver o pensamento crítico. É um requisito essencial se realmente queremos ser bons profissionais, se desejamos ser úteis para as pessoas sem perder a integridade e a honra. Só assim diferenciaremos a árvore da floresta, a lucidez do engano, a realidade da manipulação.

“Nunca pense que você já sabe tudo. Por mais que você se valorize, tenha sempre a coragem de dizer a si mesmo: eu sou um ignorante”.
– Ivan Pavlov –

4. Maior compreensão das relações humanas

Estudar psicologia não nos transformará instantaneamente em pessoas psicologicamente mais saudáveis, bem-sucedidas ou mais felizes (pelo menos a maioria). Os psicólogos também sofrem de depressão, ansiedade, também falham como qualquer pessoa nos seus relacionamentos afetivos e têm, por que não, as suas fobias e limitações.

No entanto, com todo esse conhecimento, estão muito mais conscientes do que está acontecendo com eles próprios e ao seu redor. Aprenderam a entender melhor as dinâmicas relacionais, sabem qual é o melhor momento para pedir ajuda ou quais caminhos seguir para proporcionar a si mesmos ou aos outros um bem-estar maior.

5. Você apreciará o desenvolvimento humano em todas as fases da vida

Compreender como nos desenvolvemos, como mudamos as pessoas ao longo da nossa vida, não só nos traz conhecimentos, mas também nos torna mais sensíveis e abertos aos problemas dos outros e aos sofrimentos ou dúvidas que podem estar associados.

Por outro lado, e não menos importante, está o fato de que a psicologia revela determinadas particularidades associadas a algumas fases do nosso desenvolvimento, como a infância ou a velhice. Poderemos também encontrar a nossa paixão ou uma razão para nos dedicarmos a um grupo em especial.

6. Você desenvolverá uma nova percepção sobre as doenças mentais

Estudar psicologia permitirá que você destrua muitos dos mitos em que acreditamos sobre as doenças mentais. Você entenderá, por exemplo, as diferenças entre o que é uma síndrome, um transtorno e uma doença.

Perceberá que os medicamentos não curam determinadas doenças, eles apenas as “tratam”. Você sentirá na sua própria pele a complexidade de fazer um diagnóstico, as múltiplas nuances que há por trás de uma depressão, de um transtorno de ansiedade ou de uma esquizofrenia.

Mulher em consulta com psicólogo

7. Existe uma especialidade para cada paixão

Nem todos os psicólogos são psicanalistas ou seguem os princípios de Freud; existe um número muito maior daqueles que não os seguem do que daqueles que os seguem. Nem todos praticam a hipnose ou realizam o seu trabalho na área clínica. Estudar psicologia lhe oferecerá a oportunidade de mais tarde se especializar em uma ampla gama de especialidades, para que possa escolher de qual delas gosta mais. Sem dúvida, são muitas opções:

  • Psicologia clínica
  • Psicologia educacional
  • Psicologia esportiva
  • Psicologia forense
  • Psicologia da saúde
  • Psicologia organizacional
  • Psicologia infantojuvenil
  • Psicologia social ou comunitária…

8. A psicologia: um complemento perfeito para as outras disciplinas

Poucos estudos complementam as outras disciplinas como a psicologia. Podemos ter, por exemplo, um diploma em jornalismo, medicina, enfermagem, farmácia, filologia, antropologia, arte ou economia e decidir cursar psicologia para adquirir uma formação muito mais rica e completa e, ao mesmo tempo, fascinante.

“Mesmo quando não é totalmente alcançável, nos tornamos pessoas melhores quando tentamos atingir um objetivo maior”.
– Viktor Frankl –

Além de ter um currículo muito mais sólido, o estudo da psicologia nos enriquece através da compreensão dos comportamentos humanos: a interação social, a linguagem, a comunicação, a motivação, as emoções, a tomada de decisão… Esses processos são, muitas vezes, essenciais para termos uma visão mais completa sobre o restante das ciências.

9. Você aprenderá a se comunicar melhor

Este é um aspecto que nem sempre é falado. No entanto, o estudante de psicologia percebe no seu dia a dia que, ao adquirir habilidades no gerenciamento das emoções ou ao compreender a linguagem corporal e suas nuances, adquire também maior habilidade na sua comunicação interpessoal.

Nós não nos referimos apenas à oportunidade de melhorar a nossa capacidade de falar em público, mas de nos comunicarmos melhor com os nossos familiares e amigos, entender as pessoas através da sua comunicação não verbal, pelo seu tom de voz e expressões, para construir um diálogo mais empático e eficaz.

Por que estudar psicologia?

10. Estudar psicologia pode ser o primeiro passo para a melhor fase da sua vida

Já dissemos no início desse artigo, que poderíamos lhe dar mil razões para estudar psicologia, mas existe uma que transcende todas as outras: é uma ciência fascinante e pode nos proporcionar uma nova etapa na nossa vida. Nós sempre encontraremos algo, em um determinado momento, que nos atrairá de tal maneira que diremos: “isso é para mim”, quero me aprofundar nessa área, quero ser útil nesse tipo de disciplina, eu quero ajudar nessa área específica.

Pode ser a neurociência e seus mistérios, um certo tipo de terapia, o claro desejo de ajudar o mundo da infância ou se concentrar na área mais experimental onde são desenvolvidas determinadas pesquisas. O campo da psicologia é tão extenso que todos, em um determinado momento, encontrarão o seu lugar. E é nesse momento que tudo muda e adquire significado.

Portanto, se nesse momento você está considerando a possibilidade de estudar psicologia, o encorajamos a realizar essa viagem sensacional que não decepciona “quase” ninguém…


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.