Stephen Hawking: 21 de suas reflexões sobre a vida

Stephen Hawking: 21 de suas reflexões sobre a vida
Raquel Aldana

Escrito e verificado por a psicóloga Raquel Aldana.

Última atualização: 14 dezembro, 2021

Conheça algumas reflexões de Stephen Hawking, o homem que nos aproximou das estrelas. O homem que teorizou com flashes, buracos negros e a origem do universo. O homem que descobriu as singularidades ou rupturas do espaço-tempo.

O homem que nos fez fantasiar sobre a possibilidade de viajar no tempo através de buracos negros. O homem que mudou a nossa visão sobre o universo. O homem que deixou a todos admiramos, mas sobre o qual sabemos tão pouco. O homem que recentemente nos deixou.

Foi um homem da ciência, um sábio de nosso tempo, uma pessoa com um caráter que emanava força e carisma. Começou a se destacar por sua mente brilhante desde muito jovem, vendo sua vida atormentada pelo diagnóstico de uma doença dolorosa, a esclerose lateral amiotrófica.

Contra todas as probabilidades, Stephen Hawking sobreviveu à esta doença, tornando-se uma exceção, um caso particular. Quando recebeu o diagnóstico aos 21 anos, durante seu período em Oxford, não acreditavam que ele fosse viver mais de dois anos. No entanto, para a nossa sorte e contra o esperado, seu corpo e sua mente brilhante seguiram nos iluminando por mais de 50 anos.

Sem dúvida, isso faz de Stephen Hawking uma figura ainda mais admirável, uma figura que deixa um legado para o mundo que vai além do conhecimento que gerou como físico teórico, astrofísico, cosmólogo e divulgador da ciência.

Reflexões de Stephen Hawking através de suas frases mais célebres

Pensando em Stephen Hawking, poderíamos nos fazer muitas perguntas. Uma das mais atrativas e curiosas é “Como seria pensar como ele?”. Evidentemente, a resposta para essa pergunta é impossível, mas em troca podemos investigar e nos aproximar de seus princípios morais, seus pensamentos sobre a vida, sobre o mundo e sobre o universo.

Para isso, fizemos uma compilação de suas frases mais célebres, pois acreditamos que conceder transcendência, singularidade e distinção aos pensamentos que ele compartilhou com o mundo nos ajudará a tê-lo sempre presente. Sem dúvida, essa é a melhor homenagem que podemos fazer a este pensador – e, por que não, estrela – que há pouco tempo nos deixou.

  • “A mensagem desta palestra é que os buracos negros não são tão negros quanto imaginamos. Não são prisões eternas como se pensava. As coisas podem sair de um buraco negro por ambos os lados e possivelmente em outro universo. Então, se você se sente em um buraco negro, não desista: há uma saída“. 
  • “Não seria um universo de verdade se não abrigasse as pessoas que você ama”.
  • “Não importa o quão difícil a vida possa parecer, você perde toda a esperança se não puder rir de si mesmo e da vida em geral”.
  • “Vivemos em um universo governado por leis racionais que podemos descobrir e entender. Olhemos para cima para as estrelas e não para baixo para os nossos pés. Tente entender o que você vê e pergunte a si mesmo o que faz com que o universo exista. Seja curioso”.
  • Não tenho medo da morte, mas não tenho pressa para morrer. Tenho tantas coisas que quero fazer antes”.
  • “Tenho notado que até mesmo as pessoas que dizem que tudo está predestinado e que não podemos fazer nada para mudar nosso destino continuam olhando para ambos os lados antes de atravessar a rua”.
  • “A inteligência é a habilidade de se adaptar às mudanças“.
  • “A humanidade possui uma margem de mil anos, antes de se autodestruir nas mãos de seus avanços científicos e tecnológicos”.
  • Para sobreviver como espécie, a longo prazo devemos viajar às estrelas, e hoje nos comprometemos com o próximo grande avanço do homem no cosmos”.
  • “Na próxima vez em que você falar com alguém que negar a existência da mudança climática, diga para fazer uma viagem à Vênus. Eu vou cuidar das despesas”.
  • “Einstein estava errado quando disse que ‘Deus não joga dados com o universo’. Considerando as hipóteses dos buracos negros, Deus não apenas joga dados com o universo: às vezes os joga onde não podemos vê-los”.
  • “A vida seria trágica… se não fosse engraçada”.
  • O pior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento”.
  • “A raça humana precisa de um desafio intelectual. Deve ser chato ser Deus e não ter nada para descobrir”.
  • “Somos apenas uma raça de primatas em um planeta menor do que uma estrela comum, mas podemos entender o universo. Isso nos torna muito especiais”.
  • “As pessoas tranquilas e silenciosas são as que têm a mente mais forte e barulhenta”.
  • “Aqueles que se gabam de seu QI são uns perdedores”.
  • “As pessoas não terão tempo para você se estiver sempre irritado e reclamando”.
  • “Embora houvesse uma novem sobre o meu futuro, descobri, para a minha surpresa, que apreciava a vida mais no presente do que jamais havia apreciado”.
  • “Obviamente, devido à minha deficiência, preciso de ajuda. Mas sempre tentei superar as limitações da minha condição e levar uma vida o mais completa possível. Viajei por todo o mundo, desde a Antártida até a gravidade zero.

Finalmente, queríamos destacar uma frase que Stephen disse uma vez: “Nada pode existir para sempre”. Talvez no sentido transcendental seja complicado acreditar que algo se perpetue eternamente, mas o que está claro é que seu legado, sua herança intelectual e vital, permanecerão no mundo durante muito tempo.

Nota ao leitor: Recomendamos aos leitores que assistam ao filme “A Teoria de Tudo“, que conta a vida de Stephen a partir de uma perspectiva diferente. Além disso, é interessante se aproximar de suas teorias através de livros como “O Universo Numa Casca de Noz“, “George e o Segredo do Universo“, “Uma Breve História do Tempo” ou qualquer outra de suas produções informativas, pois usam uma linguagem adaptada para pessoas que não têm grande conhecimento em astrofísica.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.