O que é o sonambulismo sexual?

A sexônia aparece entre as idades de 20 e 45 anos. Manifesta-se com masturbações, orgasmos espontâneos ou até mesmo iniciando brincadeiras sexuais com o parceiro sem saber o que está fazendo...
O que é o sonambulismo sexual?
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 15 novembro, 2021

O sonambulismo sexual ou sexônia é um tipo de parassonia em que a pessoa pode apresentar comportamentos sexuais enquanto dorme. Mais tarde, eles não se lembrarão de nada do que aconteceu naquela fase do sono. Sem dúvida, estamos diante de uma condição rara. Na verdade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que são poucos os casos descritos.

Apesar disso, o quadro pode ser problemático para aqueles que sofrem com ele. Às vezes, a pessoa pode fazer sexo com outra sem estar ciente do que está acontecendo. Porém, deve-se destacar que essa realidade clínica nada tem a ver com a sonofilia, ou seja, com a preferência por se relacionar com pessoas que estão em estado de inconsciência.

Como curiosidade, também é preciso observar algo interessante. Até o momento, temos pouco mais de 150 casos publicados; no entanto, os especialistas nos dizem que pode haver muito mais pessoas do que pensamos sofrendo desse distúrbio do sono. Nem todo mundo se atreve ou até mesmo vê a necessidade de procurar ajuda médica diante desse tipo de comportamento noturno.

Mulher dormindo

Sonambulismo sexual: definição, sintomas e tratamento

A classificação internacional de distúrbios do sono agrupa as parassonias como distúrbios do sono REM. Entre eles, além do sonambulismo sexual, estão os pesadelos, terrores noturnos, paralisia do sono, despertares confusos, etc. Agora, quando se trata de sexônia, deve-se notar que estamos lidando com uma condição que foi descrita apenas algumas décadas atrás, especificamente em 1986.

Isso significa basicamente que ainda não sabemos tudo sobre essa realidade. Estudos como os realizadas na Universidade Federal de São Paulo, por exemplo, mostram que a sexônia ou sleepsex  não só tem implicações clínicas, mas também podem ter repercussões legais. Ou seja, pode haver situações complicadas em que uma pessoa tenha comportamentos sexuais não consensuais com seu parceiro ou com qualquer pessoa que durma perto dela.

Quais são os sintomas da sexônia?

Esse tipo de parassonia se manifesta de várias maneiras. O mais notável é que, às vezes, é acompanhada pelos comportamentos clássicos de um sonâmbulo, ou seja, levantar da cama, caminhar ou realizar tarefas de forma totalmente inconsciente.

No entanto, neste caso, a particularidade adicionada é que junto com essas características podem surgir comportamentos sexuais. Vamos ver como isso se manifesta:

  • Acariciar as partes íntimas ou do parceiro(a).
  • Masturbar-se.
  • Manifestar impulso pélvico.
  • Gemer e suar.
  • Manter relações com outras pessoas sem estar ciente em nenhum momento.
  • Apresentar comportamentos violentos.
  • Não responder ao entorno.
  • Falar e expressar palavras isoladas e frases incoerentes
  • Nunca se lembrar do que aconteceu durante esses episódios de sonambulismo sexual.

Qual é a causa do sonambulismo sexual?

Atualmente, muitas informações sobre esse distúrbio do sono ainda são desconhecidas. Sabemos que, como acontece com o resto das parassonias, como o sonambulismo, o sonambulismo sexual surge de uma alteração dos ciclos do sono e, especificamente, aquele que ocorre na fase REM. Mas o que o origina?

Vários fatores são levados em consideração a este respeito:

  • Estados de ansiedade podem estar por trás da sexônia.
  • Trabalhar em turnos e ter os ciclos normais de sono perturbados também podem ser um gatilho.
  • Pode surgir em estados de grande exaustão ou privação de sono.
  • O consumo de drogas e álcool é outro fator.
  • Além disso, deve-se lembrar que o sonambulismo quase sempre tem uma origem genética. Portanto, pode ser que esse comportamento noturno tenha sido herdado.

Por outro lado, algo importante deve ser observado: esse tipo de sonambulismo não tem origem em nenhuma alteração sexual, doença psiquiátrica ou psicológica. Também não é decorrente de qualquer trauma. É apenas mais uma parassonia.

Homem dormindo

Qual é o tratamento para esse problema?

O mais impressionante a respeito do sonambulismo sexual é que a pessoa que o sofre não o percebe. É uma situação bastante desconcertante para a pessoa que dorme com quem apresenta este quadro. É comum se encontrar no meio de experiências inesperadas e surpreendentes com as quais você não sabe lidar.

Na verdade, o mais problemático é que o paciente não se lembra de nada do que aconteceu durante a noite, e muitas vezes esse é o motivo de desentendimentos e discussões. Nem todo mundo sabe que a pessoa tem esse tipo de comportamento sexual noturno, a menos que outra testemunhe para contar. Da mesma forma, existem casos bem conhecidos na literatura clínica e judicial sobre sonambulismo sexual.

Um deles é o de Stephen Lee Davis, um britânico que abusou de uma adolescente que dormia em sua casa como hóspede. No julgamento, foi comprovado que ele sofria de sexônia e ele foi exonerado pelo júri. Também conhecemos a história descrita pelo especialista em distúrbios do sono Peter Buchanan, que tratou de uma mulher que costumava sair de casa como sonâmbula para fazer sexo com estranhos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Andersen ML, Poyares D, Alves RS, Skomro R, Tufik S. Sexsomnia: abnormal sexual behavior during sleep. Brain Res Rev. 2007 Dec;56(2):271-82. doi: 10.1016/j.brainresrev.2007.06.005. Epub 2007 Jul 13. PMID: 17706786.
  • Ebrahim, Irshaad. (2006). Somnambulistic sexual behavior (sexomnia). Journal of clinical forensic medicine. 13. 219-24. 10.1016/j.jcfm.2006.02.001.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.