Tech neck: por que acontece e como você pode evitá-lo?

O tech neck engloba uma série de sintomas, como dor cervical e rigidez decorrentes do fato de passar muitas horas olhando para o celular inclinando o pescoço. Como podemos evitar esse problema?
Tech neck: por que acontece e como você pode evitá-lo?

Última atualização: 29 março, 2021

O uso de novas tecnologias está cada vez mais estabelecido no nosso dia a dia. Praticamente todos nós usamos celulares, laptops e tablets diariamente, seja para o trabalho ou para o lazer e a diversão. No entanto, nem sempre fazemos um uso correto deles a nível fisiológico e postural. Como resultado, surgem as chamadas “doenças tecnológicas”, sendo uma delas o tech neck .

De acordo com um estudo divulgado pela CBS News, as pessoas passam em média de 2 a 4 horas com o pescoço dobrado devido ao uso desse tipo de aparelho eletrônico. Isso seria equivalente a 700-1.400 horas por ano, o que pode levar a síndromes como o tech neck. No entanto, em que consiste o tech neck e quais sintomas ele provoca? Por que aparece? Vamos revelar tudo a seguir.

Mulher com dor no pescoço

O que causa o tech neck?

tech neck, também chamado de síndrome do pescoço de texto, é considerado uma doença tecnológica causada pelo fato de inclinar o pescoço de forma contínua ao escrever mensagens de texto no celular. Essa postura inadequada, repetida várias vezes ao dia, pode nos causar um grande desconforto físico.

Essa síndrome também surge quando passamos muitas horas olhando o celular (não precisa estar escrevendo), por exemplo, consultando notícias, redes sociais, etc. Ou seja, essa enfermidade surge em decorrência da má postura e de hábitos inadequados no nosso dia a dia.

Sintomas do tech neck

Como podemos ver, o tech neck deriva daquela inclinação recorrente que fazemos com o pescoço quando consultamos o nosso celular (ou outro dispositivo semelhante). É uma prática que pode causar dores físicas reais. Os sintomas mais característicos do tech neck são dor e rigidez no pescoço, má postura, dores de cabeça e dor nas costas.

Também pode causar outras patologias, como tendinopatia ou tendinite (um distúrbio do tendão que causa dor que piora com o movimento, bem como inflamação e deterioração da sua função). Dessa forma, esse distúrbio pode levar a disfunções no sistema neuromusculoesquelético a nível cervical.

Se a coluna não funcionar bem, o alinhamento articular pode ser alterado, causando distúrbios como hérnia de disco, cervicoartrose, contraturas e outros dos sintomas citados.

Outras doenças relacionadas

Além do tech necko uso excessivo do polegar pode produzir estresse articular e gerar dois outros tipos de enfermidades: uma é chamada de tenossinovite de Quervain (um tipo de inflamação), e a outra, rizartrose do polegar, é uma osteoartrite frequente em mulheres que costuram.

Os fisioterapeutas alertam

Os fisioterapeutas alertaram para a grande onda de casos de tech neck que estão vendo ultimamente em consultas. Mónica Rodríguez, fisioterapeuta e vice-reitora do Colégio de Fisioterapeutas da Catalunha, explica que cada vez mais pessoas marcam consultas por este motivo (e por outras doenças tecnológicas derivadas do uso prolongado e inadequado de smartphones, tablets, laptops e computadores em geral).

Como evitar o tech neck?

Como podemos evitar o tech neck? Os especialistas recomendam algumas dicas para evitar o aparecimento desta e de outras doenças tecnológicas:

  • Coloque a tela do celular, tablet ou laptop em uma posição ligeiramente inferior à dos olhos: isso ajudará a cervical a ficar em uma posição neutra, não flexionada.
  • Mantenha uma postura reta sem forçar.
  • Ao enviar mensagens, priorize as mensagens de voz em vez das escritas.
  • Use as duas mãos para escrever, colocando o pulso em uma posição neutra.
  • Sente-se apropriadamente.
  • Reduza o tempo de uso deste tipo de dispositivo.
  • No caso dos computadores, posicione o teclado e o mouse de forma que o punho não se feche, ou seja, apoiando os antebraços e utilizando uma almofada sob o punho. De acordo com os especialistas, o ideal é que o teclado esteja localizado um nível abaixo dos cotovelos.
  • Se você trabalha no computador, descanse a cada trinta minutos.
  • Faça alongamentos ativos que permitam estender o pulso.
  • Faça alongamentos ativos para as costas.
Postura ao usar o celular

Cuide dos pequenos hábitos

A rotina e os hábitos diários condicionam em grande parte a nossa saúde. Como vimos, um ato tão “banal” como consultar o celular pode se tornar desaconselhável para a saúde corporal, mas também para a saúde mental, já que um dos sintomas do tech neck são as dores de cabeça, por exemplo.

Logicamente, se cuidarmos deste tipo de postura com algumas das dicas anteriores, e se reduzirmos o uso deste tipo de aparelho, seremos capazes de prevenir o tech neck e outras “doenças tecnológicas”.

Porém, se já tivermos desenvolvido a síndrome, o melhor é nos colocarmos nas mãos de um fisioterapeuta, que pode nos ajudar a recuperar nosso bem-estar físico e mental.

“A saúde do corpo e da mente é uma grande bênção, se formos capazes de suportá-la.”
-John Henry Newman-


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Haneen, M. (2018). Effects of texting on neck muscle activity and neck flexion in college students. Honors Theses. 669.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.