Teste de Rorschach, a técnica projetiva para avaliar a personalidade

O teste de Rorschach tem quase cem anos. No entanto, até hoje (apesar das controvérsias quanto à sua validade), continua sendo uma das técnicas de psicodiagnóstico mais interessantes.
Teste de Rorschach, a técnica projetiva para avaliar a personalidade
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 15 novembro, 2021

O teste de Rorschach é uma das mais conhecidas técnicas de psicodiagnóstico projetivo. Para alguns, é pouco mais do que uma ferramenta pseudocientífica. No entanto, outros psicólogos acreditam que, apesar de ter quase cem anos, esse recurso ainda é muito interessante quando se trata de avaliar certos distúrbios do pensamento e da personalidade.

Falar deste instrumento é se referir quase a um ícone da nossa cultura. É comum vê-lo em uma infinidade de filmes, inspirou alguns quadrinhos, e até Andy Warhol ficou fascinado por aquele baralho de cartas com pontos evocativos e misteriosos. Porém, além dessa trilha de popularidade, deve-se destacar que poucas técnicas no campo da psicologia têm suscitado tanta polêmica e interesse.

Psicólogos como Pieter Drenth, especialista em psicodiagnóstico, lamentam, por exemplo, que o teste de Rorschach ainda esteja presente em muitos de nossos contextos sociais (vamos pensar que é o segundo teste forense mais usado depois do MMPI-2, o Inventário Multifásico de Personalidade de Minnesota).

Por outro lado, deve-se destacar que, de 1999 até a presente data, essa técnica foi revisada e analisada diversas vezes. Em 2013, por exemplo, foi realizado um estudo aprofundado pela psicóloga Joni Mihura, da Universidade de Toledo (EUA), que concluiu que o teste de Rorschach tem alguns pontos fortes e válidos.

No entanto, deve ser aplicado de forma adequada, levando em consideração, por exemplo, que nunca pode ser uma técnica primária para fazer qualquer tipo de diagnóstico. É essencialmente um teste projetivo simples que deve ser usado de forma complementar a outras (e mais válidas) estratégias de coleta de informações psicológicas.

Hermann Rorschach

Quem criou o teste de Rorschach?

Hermann Rorschach foi um jovem psicólogo suíço que entrou em contato com a psicanálise na Clínica da Universidade de Zurique, dirigido por Eugen Bleuler. Seu pai era pintor, então ele sempre teve um contato próximo com o mundo da arte e, segundo ele, este recurso também poderia servir para se aprofundar na psique humana.

Assim, após conhecer o psiquiatra Szymon Hens em 1917 e descobrir seu trabalho a respeito de como as manchas de tinta poderiam servir para explorar a personalidade, Rorschach partiu dessa teoria para desenvolver outra técnica que revolucionaria o mundo clínico.

Ele a chamou de Psychodiagnostik (Psicodiagnóstico), e era um procedimento baseado em desenhos onde a diversidade de figuras percebidas favorecia a ativação de processos inconscientes nos quais, acima de tudo, a personalidade patológica poderia ser explorada. Rorschach estava procurando, principalmente, um teste para detectar a esquizofrenia.

Agora, deve-se notar que Hermann Rorschach não foi capaz de melhorar esta técnica ou ver o efeito que seu teste teria. Ele morreu 9 meses após apresentar seu interessante instrumento de diagnóstico.

“A mente é como um iceberg, ela flutua um sétimo de seu volume na água.”
-Sigmund Freud-

O que é o teste de Rorschach?

Existem vários aspectos que devemos saber sobre o teste de Rorschach. Em primeiro lugar, apesar de ter quase 100 anos, continua a ser usado. Ele foi revisado (e transformado) inúmeras vezes. Na década de 1960, por exemplo, o psicólogo John Exner desenvolveu uma metodologia rigorosa para padronizar o teste e seus resultados. Até hoje, o teste de Rorschach é caracterizado da seguinte forma.

O teste criado por Hermann Rorschach

Descrição

O teste Rorschach consiste em 10 imagens de manchas de tinta. Algumas são em preto e branco, algumas são em branco e cinza e algumas são coloridas.

  • O teste deve ser realizado por um psicólogo ou psiquiatra especializado neste exame.
  • O profissional treinado mostra cada cartão um a um. A pessoa é solicitada a descrever o que vê.
  • A pessoa pode pegar o cartão e visualizá-lo na posição e orientação desejadas.
  • Os pacientes são livres para fazer a interpretação que quiserem. É explicado a eles que não existem respostas certas ou erradas. Trata-se apenas de verbalizar o que a imagem parece, com total liberdade.
  • Eles podem dizer que veem uma coisa, várias coisas diferentes, ou até mesmo nada.
  • Além disso, uma vez que a pessoa deu sua explicação, o profissional pode (e deve) fazer perguntas adicionais. O objetivo é tentar detalhar um pouco mais essas impressões que o entrevistado passou.

Interpretação do teste de Rorschach

Vamos lembrar que Hermann Rorschach projetou este teste para detectar a esquizofrenia. No entanto, foi a partir de 1939 que esse objetivo mudou para se adaptar ao que é agora: um teste de personalidade projetiva, uma espécie de teste psicológico que analisa emoções, motivações e certos pensamentos.

Há, portanto, um aspecto sobre o qual devemos ter clareza. Muito além do que vemos nessas manchas, importa a avaliação feita pelo psicólogo e psiquiatra. Não só o que se viu é analisado. Observam-se as reações, a forma de comunicar, responder, evocar… É um conjunto complexo de estímulos e fatores que o profissional especializado deve analisar.

As formas

  • O mais comum é ver formas de borboletas, mariposas e figuras humanas.
  • A terceira carta finge ser duas figuras humanas entrelaçadas. Aqui a pessoa pode evocar descrições como “pessoas que se amam”, “pessoas que se odeiam”… Tudo depende do seu foco singular.
  • Existem cartões em que as manchas de tinta são vermelhas. Nestes casos, geralmente se manifestam a raiva reprimida, o medo, etc.

Fatores que acompanham a administração do teste

O profissional deve observar e analisar, como mencionamos, múltiplos fatores que acompanham a aplicação dessa técnica. São os seguintes:

  • Tempos de resposta.
  • Comentários não relacionados ao teste.
  • Originalidade ou não das respostas dadas.
  • Comportamento, atitude, disposição.
Mulher sendo avaliada

Quão válido é o teste de Rorschach?

O estudo da Dra. Joni Mihura mencionado no início nos mostra algo importante. O teste de Rorschach não é válido para diagnosticar transtornos de personalidade. Além disso, em 1999, a comunidade clínica pediu que uma moratória fosse aplicada a ele. Foi recomendado que não fosse usado como técnica diagnóstica até que dados mais exaustivos sobre sua validade fossem obtidos.

Até o momento, só mostrou eficácia em um aspecto, que é seu ponto forte: avaliar a psicose. Além desse detalhe, muitas vezes é considerado uma relíquia da psicologia. Agora, para concluir, apenas um aspecto deve ser destacado. Este é mais um teste projetivo. Portanto, apesar de não ser uma ferramenta perfeita, pode ser usada em combinação com outras para coletar informações sobre um paciente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Lilienfeld, SO, Wood, JM, & Garb, HN (2000). El estatus científico de las técnicas proyectivas. La ciencia psicológica en el interés público , 1 (2), 27–66. https://doi.org/10.1111/1529-1006.002
  • Wood, JM, Lilienfeld, SO, Garb, HN y Nezworski, MT (2000). La prueba de Rorschach en el diagnóstico clínico: una revisión crítica, con una mirada hacia atrás en Garfield (1947). Journal of Clinical Psychology , 56 (3), 395–430. https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4679(200003)56:3<395::AID-JCLP15>3.0.CO;2-O

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.