7 coisas que meu cão me ensinou

7 coisas que meu cão me ensinou

Última atualização: 07 outubro, 2015

Viver com um cão pode mudar a sua vida. Ter um cão não é apenas uma grande responsabilidade, mas também uma fonte inesgotável de educação e bem-estar. Partilhar muito da minha vida com os animais me fez imensamente feliz e também me trouxe muitos benefícios. A seguir, compartilho com vocês as 7 coisas que meu cão me ensinou

Alguns anjos não têm asas; têm quatro patas, um corpo peludo, ouvidos atenciosos e um amor incondicional.

1- Amar incondicionalmente

Meu cachorro me ensinou o valor do compromisso e da reciprocidade. Graças ao meu cão eu aprendi o valor da lealdade, que é imenso. Conheci o amor incondicional, aquele que, aconteça o que acontecer, continuará sendo amor, “Quero você sempre do meu lado porque com você minha vida é infinitamente melhor”.

2- Ser paciente e a perdoar

Na verdade, todos os dias aprendo a não ficar com raiva. A vida não é cor de rosa e o meu cão sabe disso; no entanto, ele é capaz de perdoar qualquer erro ou qualquer explosão de raiva, porque há uma ligação muito maior que nos une para sempre.

Ele me entende e sabe o valor de não ter segundas intenções; o meu cão tem sempre absoluta bondade e pureza.

3- Viver intensamente cada momento

Ele aprecia uma simples caminhada ou uma brincadeira, e desfruta de uma refeição como se fosse a primeira, ou a última, de sua vida. Ele também tem suas ansiedades e preocupações, mas isso faz com que aproveite e viva intensamente. É algo como o “Carpe Diem canino”.

Além disso, todos os dias ele reserva um tempo para explorar novos locais e fazer exercícios; não passa um único dia sem fazê-lo, ainda que só um pouco. Para o passeio, não importa para ele onde ir, ele está feliz de estar comigo e sabe valorizar o nosso tempo juntos. Não há nada que me faça sorrir mais do que vê-lo feliz quando saímos para uma caminhada.

Coisas que meu cão me ensinou

4- Adorar o caos

Eu amo a sua bagunça organizada. No caos dos brinquedos e dos ossos entre as diferentes divisões da casa, ele sabe onde está o que quer.

Não há nenhuma razão para perder tempo organizando suas coisas ou estabelecer prioridades. Ele está feliz com o muito, ou pouco, que tem. Ele se lembra do que tem e sabe apreciar isso. Se eu começar a pegar seus brinquedos e a guardá-los, ele me persegue por toda a casa para certificar-se de que tudo está sob controle. E o mais incrível é que ele consegue.

Eu gostaria de ser capaz de viver a minha vida de forma tão organizada sem estar constantemente me preocupando com a ordem.

5- Desfrutar de pequenos prazeres da vida

Ouvir sua respiração tranquila, à noite, me dá uma paz indescritível. Tê-lo perto de mim faz com que me sinta seguro e amado. Por isso eu o amo tanto. Ouvi-lo é tão delicioso quanto sentir a brisa do mar ou ouvir o canto dos pássaros.

6- Comunicar-se com o seu corpo

Ele pode não entender o que estou dizendo, mas sei que os meus gestos, ou a maneira como eu posiciono meu corpo para ele, demonstram o meu estado emocional e o que eu quero dizer. Muitos deles tornaram-se hábeis em nos compreender e não há nada que possamos esconder deles. Os animais são detectores de nossas verdadeiras emoções.

É muito comum para aqueles que compartilham suas vidas com um animal terem a sensação de que eles realmente compreendem o que nós queremos dizer. É verdade, eles compreendem. Eu não sei o que dizer ou como dizer, mas a nossa capacidade de nos comunicar e trocar é surpreendente. Isso fez-me realmente ciente do que eu posso transmitir.

7- Sentir-se único e insubstituível

Um cão nos ensina uma centena de coisas. Dê a ele o que ele precisa e ele vai lhe acompanhar ao longo da vida. Mas o que um animal vai mesmo lhe ensinar é a amar e a aceitar o fato de você ser uma pessoa digna de amor.

Meu cão me fez uma pessoa melhor, e eu sei que ele vai continuar a fazê-lo todos os dias. Ele me ensinou que eu posso ser amado com grande intensidade e incondicionalmente. Mas ele também me ensinou a ter a coragem de dizer eu te amo todos os dias, e também a dizer isto sem palavras.

Imagens cortesia de Annette Shaff e Christin Lola.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.