O método Williams: o sucesso de uma família por trás da raquete

"O método Williams" conta-nos sobre o nascimento de duas estrelas do esporte e da sua carreira como o sonho de um pai que nunca deixou de acreditar no seu potencial para conquistar os mais altos níveis do ténis mundial.
O método Williams: o sucesso de uma família por trás da raquete
Cristina Roda Rivera

Escrito e verificado por a psicóloga Cristina Roda Rivera.

Última atualização: 13 janeiro, 2024

O método Williams é o filme biográfico sobre a vida da família Williams e seu papel no sucesso esportivo de Venus e Serena Williams.

A primeira hora de filmagem se concentra na figura paterna, Richard Williams, interpretado por Will Smith. Esse pai, traumatizado por suas experiências familiares, nas quais a pobreza e o racismo estiveram muito presentes, lutará ao longo do filme para realizar seu sonho de transcender a história. Ele vai tentar através de suas filhas.

Junto com sua esposa Brandy (Aunjanue Ellis), ele conseguirá formar a equipe e o sonho afroamericano que nunca se tornou realidade para ele. Poderia ter sido a história de dois brinquedos quebrados por pressão excessiva, mas não foi. Não apenas uma, mas duas de suas filhas se tornaram as melhores tenistas da história.

O método Williams: se você duvidar, perde

O método de Williams expressa toda a sabedoria que alguém que se considera um fracasso pode ter: a de insistir, repetidas vezes, nos aspectos que teriam tornado seu sonho louvável. Richard Williams é o tipo de pai que quer para suas filhas o que nunca teve.

“Você vai ter a casa que você quer. Beverly Hills, Hollywood Hills, em qualquer um desses lugares. Porque você tem um plano e vai segui-lo. Quando eu era criança, minha mãe me disse: “Filho, a criatura mais forte, mais poderosa e mais perigosa deste mundo é uma mulher que sabe pensar. Não há nada que ela não possa fazer Vocês sabem pensar?

Muitas figuras do esporte e da arte desenvolvem uma carreira apenas por interesse ou desejo de superar os sucessos de seus progenitores. No entanto, aqui é provável que os pais não sejam tão exigentes. Eles já alcançaram o sucesso e não precisam mostrar o seu valor por meio de seus filhos.

No entanto, pais com sonhos frustrados tendem a ser mais constantes e exigentes. Algo que em muitas ocasiões se transforma diretamente em crueldade e hostilidade, mas isso não acontece neste filme.

De alguma forma, defende-se a ideia de que não é mau levar os filhos à excelência desde que tenham um talento natural. A esperança de uma vida melhor para a próxima geração também é apontada.

No filme, Richard Williams não deixa nada ao acaso quando se trata de trabalho e mérito. Para fazer isso, usa uma pista cheia de lixo, se necessário. Ele é um pai insistente, mas o filme mostra algo que às vezes acontece: se você luta, você consegue. Além disso, se sua família souber como apoiá-lo, a probabilidade de que isso aconteça aumenta.

Um discurso incessante que a família internalizou

Embora o filme não nos deixe dúvidas sobre a garra e a inteligência de Williams, ele não se detém em descrever seu ego arrogante, conversas ininterruptas e otimismo cansativo.

Às vezes, ele pode ser tão insuportável que nos faz pensar como suas filhas, e especificamente suas carreiras, sobreviveram. Mas, por outro lado, se não fosse assim, nos perguntamos: quem teria lutado tanto se não fosse ele?

O filme não fala da esposa e dos filhos que ele teria abandonado antes de se casar com Brandy, mãe de suas cinco filhas, incluindo Venus e Serena. Também não há menção de seu divórcio e seu casamento com uma mulher apenas um ano mais velha que Vênus.

Lacunas que dificilmente podem se tornar reprovações, já que esses eventos acontecem fora da linha do tempo do filme. Em vez disso, o filme se concentra na ascensão à glória de uma família afroamericana com apenas um sonho.

Durante a narrativa, a fala do pai parece ser a de toda a família. Só ele aparece como o mais envolvido. A família segue unida na ascensão das tenistas, se preocupando com a formação delas além do treino com a raquete.

Os pais, em busca de um futuro para suas filhas, não apostam tudo em uma única carta, mas sabem o que é necessário para vencer o jogo. A infância e a adolescência de suas filhas devem ser protegidas.

O espírito para alcançá-lo é que a família esteja acima de tudo. Com seus sonhos, suas brincadeiras e saber cuidar de cada filha em particular com seus defeitos e virtudes.

Pai conversando com suas filhas

Duas irmãs que jogam, mas não competem entre si

O método Williams também mostra a evolução de Venus Williams. É a história de sua ascensão à glória, com o crescimento de Serena Williams em segundo plano.

Esse último é o que dá origem ao momento mais intenso do drama do filme e aquele que surge através de uma simples conversa que prevê o sucesso posterior de Serena. Ela será a melhor de todos os tempos, como seu pai prevê nessa conversa.

Os tempos para ambas as tenistas serão pausados, cada uma terá seu momento. No filme vemos apenas o início da carreira de Venus Williams (Saniyya Sidney). Durante suas carreiras, ambas as irmãs estarão envolvidas em diferentes controvérsias, mas nenhuma delas romperá sua união.

As irmãs Williams não cumprem apenas o desejo do pai, mas de toda a família e de milhões de meninas negras. Além disso, nos lembra que as irmãs podem ter entre si a melhor amizade e companhia para toda a vida.

O método Williams é um filme de luta em todos os sentidos, mas com um conteúdo fresco e divertido, perfeito para terminar um dia difícil em que você também se encontra lutando por seus sonhos.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.