14 erros sobre a amizade

14 erros sobre a amizade

Última atualização: 15 Dezembro, 2021

Fala-se muito sobre os benefícios de fazer amigos e os efeitos positivos que a amizade tem nas pessoas. E é verdade.

Mas às vezes certas crenças equivocadas podem nos fazer esperar mais dos amigos do que eles podem nos oferecer. Ou pensamos que a ideia de amizade é universal e que concordando com as ideias de alguém já podemos estabelecer uma relação de amizade sólida e duradoura.

Muitas crenças errôneas estão presentes em nosso ambiente, se alimentando de belas palavras que nem sempre são comprovadas ou baseadas em experiências concretas. As palavras que exaltam o valor da amizade fazem crescer as expectativas sobre o que pode ser alcançado com ela.

Essas crenças sobre a amizade também podem provocar estados de ansiedade ou pressão exagerada nas pessoas que não encontram amigos que atendam a essas expectativas.

1. Amigos farão você feliz

Fotografia de verão de amigas.

A felicidade não é proporcionada por ninguém, pois é um sentimento interior, que está dentro de cada um e nos permite encontrar alegria em qualquer relação, inclusive na amizade, entre tantos outros.

Em todo caso, se isso fosse verdade não seria justo, já que um amigo não pode ser culpado pela infelicidade do outro, nem por sua tristeza. Além disso, nem todos os momentos que passamos com os nossos amigos são felizes, e isso não significa que a amizade não valha a pena.

Os amigos te ajudam a ser mais feliz, mas não são os únicos responsáveis pela sua felicidade. Por outro lado, o fato de não ter amigos não significa que você não possa ser feliz.

2. Quanto mais amigos você tiver, melhor

A qualidade da amizade não tem nada a ver com a quantidade. Por outro lado, administrar relações com um grande número de amigos fragiliza o relacionamento individual com cada um deles.

Além disso, pode ser provocada uma grande confusão, de não ser feita a distinção entre amigos e conhecidos (o que em alguns círculos é conhecido como “amigos de festa” para diferenciá-lo dos “amigos”). Por outro lado, os amizades não podem ser colecionadas nem são desculpa para que você seja o mais popular do bairro ou de qualquer outro lugar.

3. Amigos são para sempre

Amigos viajando no verão.

Seria ótimo, mas a realidade é que os amigos podem entrar e sair das nossas vidas. Você pode recuperar uma amizade perdida com a distância ou o tempo, mas quando as relações não são alimentadas não demora para que o distanciamento aconteça de novo, porque as pessoas também mudam.

Por outro lado, as amizades também podem terminar por vários motivos. De qualquer forma, a memória da amizade não é a amizade em si, e não podemos esperar que uma amizade perdida ou abandonada ressurja por si mesma como se nada tivesse acontecido. Você precisa dar tempo ao tempo.

4. É necessário ter um melhor amigo

Isso soa muito infantil, além do fato de que na vida prática é difícil encontrar melhores amigos. As pessoas que o têm são sortudas, e esse não é um requisito essencial para ter amizades e ser feliz. É possível ter vários bons amigos que nos satisfazem emocionalmente em vez de apenas um melhor amigo.

5. Os homens valorizam menos a amizade do que as mulheres

Este é um dos muitos erros sobre as diferenças de gênero. O fato de os homens administrarem seus relacionamentos de forma geral e suas amizades em particular de maneira diferente não significa que eles não valorizem a amizade.

6. Os amigos compartilham tudo

As amizades precisam de tempo para crescer. As pessoas precisam de tempo para se conhecerem, e isso acontece aos poucos, ao longo dos anos. Existem coisas que permanecem na esfera privada e que não necessariamente precisam ser compartilhadas.

Cada um tem o direito de guardar para si o que julgar apropriado, sem se sentir culpado. Mesmo que um amigo compartilhe muito da vida dele, isso não significa que você precisa fazer o mesmo. E isso não diminui a relação de amizade entre os dois.

7. Homens e mulheres não podem ser amigos

Não se engane, se você teve um relacionamento com alguém, não é fácil “continuar como amigos”. Muito provavelmente o novo relacionamento não terá sucesso. A amizade pode ser difícil quando existe um passado romântico ou quando você está interessado na pessoa. No entanto isso é possível, embora seja necessário ter paciência e não se deixar enganar (o que nem sempre é fácil ou possível).

De qualquer forma, o fato de você ser homem não significa que você tem segundas intenções com todas as mulheres e vice-versa, ou que não possa ter pontos em comum com pessoas do outro sexo sem a necessidade de uma centelha sexual emergir.

Amigas adultas felizes passeando.

8. Um bom amigo nunca vai te decepcionar

As pessoas não são perfeitas e, por mais amizade que exista, podem haver outros motivos que as levam a agir de determinada forma, sob o risco de decepcionar as outras.

Por outro lado, muitas vezes as pessoas agem por instinto, sem pensar muito nas consequências ou considerando apenas outras prioridades. Além disso, nem todas as pessoas têm o mesmo conceito de amizade, de forma que elas não entenderão a decepção da mesma maneira.

De qualquer forma, embora um bom amigo às vezes possa te decepcionar, o que importa é a intenção dele. “Amigos tóxicos” querem machucar, bons amigos não.

9. A amizade surge naturalmente entre as pessoas

Muitas pessoas acreditam erroneamente que as amizades surgem naturalmente no decorrer da vida cotidiana. Isso acontece apenas na infância, com colegas de escola ou a partir de atividades extracurriculares. Prova disso é o número de amigos que mantemos da nossa época de estudante.

De qualquer forma, é necessário que os adultos se esforcem para conhecer novas pessoas e criar conexões. Além disso, encontrar novos amigos ao mesmo tempo que cuida das relações que você tem com os de sempre, é uma forma de crescer continuamente como pessoa.

10. Ter muitos amigos evita a solidão

Amigos mais velhos preparando o jantar.

A solidão ocorre em muitas situações diferentes e também pode acontecer com pessoas que têm muitos amigos. Não é o número de pessoas ao seu redor que te ajudará a evitar a solidão, mas sim o fato de algumas delas saberem que você se sente sozinho e estarem dispostas a te ajudar a superar este momento.

Uma única pessoa pode te ajudar a se sentir menos sozinho. Mais uma vez, a qualidade vale mais que quantidade quando falamos de amigos.

11. Boas amizades não precisam ser trabalhadas

Se a amizade não for cultivada, aos poucos ela vai desaparecendo ou enfraquecendo. É preciso trabalhá-la, mesmo que seja de vez em quando. Isso não significa sair para se divertir e fazer coisas juntos. Ligar, se preocupar com o outro e lembrar de pequenos detalhes como o aniversário (dela ou dos filhos), faz com que a amizade continue a crescer.

12. Ter amizades de infância mostra que você é um bom amigo

Algumas pessoas se gabam de ter os mesmos amigos desde a mais tenra infância, mas isso não significa necessariamente que elas sejam boas amigas, que a amizade delas tem mais valor ou que elas sejam pessoas melhores de forma geral. Tampouco significa que a amizade seja melhor pelo fato de ser mantida por muitos anos.

Amigos se reunindo e brindando.

13. As pessoas que não têm amigos nãos os têm porque não estão bem

Muitas pessoas que têm dificuldade em fazer amigos se sentem realmente sobrecarregadas por essa crença, que questiona a capacidade delas de socializar e se comunicar. E isso não é verdade.

Há pessoas que passam por momentos em que têm menos ou nenhum amigo. Isso pode ser devido a uma mudança, um período de estresse ou depressão, uma grande transição na vida ou um relacionamento tóxico que a fez perder a confiança nos outros. Isso não significa que não possam ser criadas novas amizades posteriormente, ou que essa pessoa tem algum problema.

14. Ter muitos contatos no Facebook significa que você tem muitos amigos

A palavra amigos deixou de ter significado quando começou a ser usada pelo Facebook. O que você tem no Facebook são contatos, e muitas vezes eles servem apenas para dizer ao mundo o quão popular você é.

Mesmo que você tenha encontrado amigos e conhecidos do passado, isso não significa que retomará o relacionamento com eles. Além do mais, se você usa o Facebook certamente já se decepcionou. Muitas pessoas inclusive deixaram de usar essa rede social por este motivo.

Algumas curiosidades sobre amizade

Agora que você conhece algumas das crenças equivocadas sobre a amizade. Aqui estão alguns benefícios reais que um bom amigo pode te proporcionar:

Ajuda a reduzir os níveis de estresse e a ter uma atitude mais positiva

Embora um amigo não possa garantir a sua felicidade, é verdade que ele pode te ajudar a enfrentar situações estressantes e manter uma atitude mais positiva. De acordo com pesquisas, estar perto de amigos em momentos difíceis aumenta a produção de cortisol, um hormônio que ajuda a lidar com o estresse.

Promove uma boa atitude no trabalho

Ter amigos no trabalho aumenta a motivação e o desejo de trabalhar. Além disso, evita o burnout. De acordo com um estudo publicado na Personality and Social Psychology, pessoas que têm amigos no trabalho apresentam um desempenho melhor do que as pessoas solitárias.

Reduz o risco de pegar um resfriado

Embora pareça estranho isso faz todo o sentido, pois, como revela um estudo publicado no The Journal of the American Medical Association, as pessoas que estão em contato com amigos compartilham vírus pelo ar em suas conversas, o que aumenta a capacidade imunológica do corpo e a proteção dele contra infecções como o resfriado comum.

Pode interessar a você...
4 dicas para saber se uma amizade vale a pena
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
4 dicas para saber se uma amizade vale a pena

Como saber se a sua amizade com alguém é de fato positiva e benéfica, se realmente vale a pena? É sobre isso que vamos falar neste artigo.