Os adolescentes que se desconectam da voz da mãe

Seu filho adolescente não te obedece? Bem, o fato estaria muito relacionado com as mudanças que ele experimenta no aspecto cerebral. Neste artigo damos mais detalhes!
Os adolescentes que se desconectam da voz da mãe
Cristina Roda Rivera

Escrito e verificado por a psicóloga Cristina Roda Rivera.

Última atualização: 13 abril, 2023

Os adolescentes se desconectam da voz da mãe e, em parte, o fazem porque preferem ouvir outras pessoas. Embora a afirmação seja radical, esse é o resultado de um estudo que também está alinhado com evidências anteriores. Essa hipótese também explicaria por que muitas mães veem a relação com os filhos completamente transformada na adolescência.

Direta ou indiretamente, quase todos testemunhamos essa mudança no relacionamento que ocorre na adolescência no que diz respeito aos referentes da infância. Para muitas mães é um alívio. Para outras é o início de um processo de luto por aqueles anos que não voltarão mais.

Da mesma forma que uma mãe se prepara para o nascimento de seu filho, também é recomendável que o faça para certas mudanças evolutivas previsíveis. Dessa forma, poderá ser ativa e não simplesmente reativa e a sensação de estar perseguindo um trem que continua indo embora será diminuída.

O que o estudo central deste artigo nos diz é que os adolescentes não ignoram a mãe porque não querem obedecê-la ou porque colocaram um filtro consciente para rejeitar qualquer sugestão sua. A questão poderia ser bem mais biológica: eles não registram mais a voz materna da mesma forma que o faziam na infância.

adolescente preocupado
Os adolescentes se desconectam das vozes de suas mães porque sintonizam novas vozes.

Os adolescentes de 13 anos se desconectam da voz da mãe

Os cérebros adolescentes já não acham mais as vozes de suas mães tão gratificantes; uma sensação que pode ser parcialmente derivada de outras, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Neuroscience. No estudo, no qual participaram apenas mães, ressonâncias magnéticas funcionais (que permitem imagens de regiões ativas do cérebro) foram usadas para fornecer a primeira explicação neurobiológica detalhada de como os adolescentes começam a se separar de seus pais e mães.

A pesquisa contou com uma amostra de 46 meninos e meninas entre 7 e 16 anos. Os pesquisadores tiveram a oportunidade de testemunhar sua atividade cerebral enquanto ouviam gravações com a voz de suas mães, bem como de mulheres desconhecidas.

O estudo conseguiu fornecer uma explicação neurobiológica detalhada de como os adolescentes começam a se separar de seus genitores. “Assim como um bebê sabe sintonizar a voz de sua mãe, um adolescente sabe sintonizar novas vozes”, disse o autor principal do estudo, Daniel Abrams, PhD, professor clínico associado de Psiquiatria e Ciências Comportamentais.

Uma série de imagens cerebrais revelou isso.

Como indicamos, na adolescência surge uma mudança na orientação para objetivos sociais que não estão relacionados com a família. Os adolescentes querem se destacar de seus pares e isso se reflete evidentemente no tempo que passam com seus pais.

Pouco se sabia até agora sobre as assinaturas neurobiológicas dessas mudanças. No entanto, as imagens cerebrais funcionais foram muito reveladoras. O processamento da voz humana em crianças e adolescentes (de 7-16 anos) produziu assinaturas neurais distintas para a voz da mãe e para vozes desconhecidas. Esses sistemas de recompensa e de valoração social estão no núcleo accumbens e no córtex pré-frontal ventromedial.

Enquanto as crianças mais novas mostraram atividade aumentada nesses sistemas cerebrais para a voz da mãe em comparação com vozes desconhecidas, o efeito oposto foi identificado em adolescentes: uma maior atividade para a voz desconhecida em comparação com a voz da mãe.

A mudança em relação à voz da mãe é espetacular

Uma equipe de Stanford descobriu anteriormente que, no cérebro de crianças com menos de 12 anos, ouvir a voz da mãe desencadeava uma explosão de respostas únicas.

As mudanças são tão aparentes que os pesquisadores conseguiram adivinhar a idade de uma criança simplesmente com base em como seu cérebro respondia à voz de sua mãe.

Um estudo publicado em 2016 mostrou que as crianças podem identificar as vozes de suas mães com uma precisão muito alta. Seu som especial não apenas sinaliza as áreas de processamento auditivo do cérebro, mas também muitas áreas que não são ativadas por vozes desconhecidas. Por exemplo, são ativados centros de recompensa, regiões de processamento de emoções, centros de processamento visual e redes cerebrais que decidem qual informação recebida se destaca mais.

Cérebro de uma criança iluminada
As crianças são capazes de identificar as vozes de suas mães com muita precisão.

Os adolescentes estão cientes do que estão fazendo?

“Você me ouve?”. É uma pergunta que os pais costumam fazer aos filhos adolescentes distraídos, e a resposta provavelmente é “não”. Muitas mães ficam tristes quando se sentem ignoradas; uma emoção que se intensifica ao comparar o presente com aqueles anos em que foram o centro das atenções dos filhos.

Porém, por outro lado, é muito difícil para os adolescentes perceberem que estão mudando. Via de regra, a consciência geralmente ocorre quando a nova dinâmica já está estabelecida há algum tempo.

Eles simplesmente começam a se relacionar com as pessoas com quem compartilham mais tempo em suas vidas: eles têm amigos e novos companheiros e querem passar mais tempo com eles. Sua mente está cada vez mais sensível e se sente atraída por essas vozes desconhecidas. Os circuitos de recompensa e os centros cerebrais que priorizam estímulos importantes são mais ativados por essas vozes desconhecidas. Além disso, a ativação cerebral produzida por novas vozes é um fenômeno associado à maturação normal em nível biológico.

“Uma criança se torna independente em algum momento, e isso deve ser precipitado por um sinal biológico subjacente. É um sinal que ajuda os adolescentes a se envolverem com o mundo e a formar conexões que lhes permitam ser socialmente habilidosos fora de suas famílias”, assim disse o autor principal do estudo, Vinod Menon.


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  • Abrams, D. A., Chen, T., Odriozola, P., Cheng, K. M., Baker, A. E., Padmanabhan, A., … & Menon, V. (2016). Neural circuits underlying mother’s voice perception predict social communication abilities in children. Proceedings of the National Academy of Sciences113(22), 6295-6300.
  • Abrams, D. A., Mistry, P. K., Baker, A. E., Padmanabhan, A., & Menon, V. (2022). A Neurodevelopmental Shift in Reward Circuitry from Mother’s to Nonfamilial Voices in Adolescence. Journal of Neuroscience42(20), 4164-4173.

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