Frases de psicologia que nos convidam a uma refleão

Top 10 frases de psicologia

junho 27, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Frases de psicologia que nos convidam a refletir

Desde o surgimento da psicologia como uma disciplina científica, existiram muitos autores cujas contribuições foram fundamentais. É difícil sintetizar todas as idéias que contribuíram para o seu desenvolvimento, mas iremos destacar as mais famosas. Algumas dessas frases de psicologia serão conhecidas por você, enquanto outras são menos populares. Sem dúvida, todas vão fazê-lo pensar.

Nós queremos convidá-lo a dar um passeio pela história da psicologia, através das abstrações de seus principais autores. Todos eles, graças às suas descobertas, marcaram um antes e depois e continuam a servir como base para várias pesquisas atuais.

O enfrentamento positivo nas frases de psicologia

“Quando eu olho para o mundo eu sou pessimista, mas quando eu olho para as pessoas eu sou otimista.”
-Carl Rogers-

Carl Rogers foi uma das grandes referências da psicologia humanista e defendeu uma visão positiva do ser humano. Ele não negou a existência da hostilidade e os perigos que existem no mundo, bem como os problemas que as pessoas têm que enfrentar. No entanto, ele evidencia a importância de enfrentar todas essas dificuldades com um encorajamento positivo e uma perspectiva otimista. De acordo com o seu ponto de vista, todos podemos nos tornar o tipo de pessoas que queremos ser.
Mulher deitada na grama

Aprendizagem através de uma mentalidade flexível

“Eu acho que é tentador tratar tudo como um prego, se a única ferramenta que você tem é um martelo.”
-Abraham Maslow-

Se vivêssemos em um país muito pobre onde a água potável fosse uma utopia, pensar no próximo carro que iríamos comprar seria incoerente, certo? Então, esta é uma das melhores frases de psicologia.

Maslow nos convida a refletir sobre como o contexto modifica a forma como pensamos. Aprofunde-se em como nós adaptamos constantemente a maneira como vemos a realidade e como ela muda dependendo do ambiente, dos meios que nós temos e de nossos pensamentos.

A importância de solucionar os conflitos

“Quando os conflitos mais intensos são superados, eles deixam uma sensação de segurança e tranquilidade que não é facilmente perturbada. Estes conflitos intensos e a sua conflagração são necessários para produzir resultados valiosos e duradouros. ”
-Carl Gustav Jung-

Como discípulo de Freud, Jung foi um dos autores mais proeminentes a teorizar sobre a incidência da vida intrapsíquica das pessoas. Por isso, falou sobre a importância de solucionar os problemas e não reprimi-los, porque quando os escondemos, eles podem vir subitamente à tona. Seu livro “Conflitos da Alma Infantil” é considerado um dos mais importantes sobre a vida íntima das crianças.

Nem sempre o que é transmitido é entendido

“A mensagem enviada nem sempre é a mensagem recebida.”
-Virgina Satir-

Às vezes falamos como se a pessoa que temos diante de nós partilhasse das nossas ideias. Virginia Satir, uma das mais importantes psicólogas da história, nos incentiva a levar em conta as considerações dos outros.

Virginia nos convida a interagir com o outro abraçando seu ponto de vista e sua maneira de compreender a vida. Se tratarmos os nossos pontos de vista como os únicos corretos, estaremos enfraquecendo o nosso poder comunicativo.

Árvores em forma de cabeça

A tolerância é demonstrada por aquilo que não apreciamos

“Se não acreditamos na liberdade de expressão para as pessoas que desprezamos, não acreditamos em nada.”
-Noam Chomsky-

Chomsky é um dos mais influentes psicolinguistas e pensadores da atualidade. Esta reflexão refere-se à facilidade com que geralmente aceitamos as pessoas com quem compartilhamos opiniões e gostos, e à dificuldade que temos para aceitar aqueles que estão na antípoda de nossas ideias. É aqui, na controvérsia e na diferença, que nós mostramos nossa verdadeira tolerância.

A autorrealização vem com a satisfação dos valores

“Mesmo quando não é completamente realizável, nos tornamos melhores ao tentar alcançar um objetivo mais elevado.”
-Viktor Frankl-

Esta proposta antropológica de Frankl pretende ser motivadora por si mesma. Este autor reavalia a dimensão espiritual das pessoas e a aplica à consecução dos objetivos levantados. Porque somente através dela nós alcançaremos a autorrealização em linha com os nossos valores.

Viktor Frankl acredita que o sentido supremo da vida vai além do que somos capazes de compreender. Sem dúvida, esta é uma das frases da psicologia que vale a pena manter em mente no nosso dia a dia.

A grandeza de viver reside no amor

“Dar produz mais felicidade do que receber, não por ser uma privação, mas porque o ato de dar é a expressão da minha vitalidade.”
-Erich Fromm-

Esta é mais uma das melhores frases de psicologia. Podemos encontrá-lo no livro “A Arte de Amar”. Erich Fromm acredita que o amor pode superar as barreiras do isolamento e da solidão.

No amor está a bondade, a nobreza e a generosidade. Dar amor é a forma por meio da qual alcançar a verdadeira felicidade, a nossa e a das pessoas ao nosso redor.

Coração desenhado em vidro

A incerteza é uma constante na vida

“Nós temos que conviver com a incerteza.”
-Gerd Gigerenzer-

Este psicólogo francês estuda o uso limitado da razão e o uso inconsciente de atalhos mentais e heurísticas para tomar decisões. Portanto, considera que as pessoas têm que viver com os preconceitos cognitivos dos quais somos vítimas, entre elas, a incerteza. E, mais importante, aprender a aceitá-los e gerenciá-los.

Valorizando o presente diariamente

“Quando tiramos um tempo para perceber as coisas que estão indo bem para nós, isso significa que estamos recebendo pequenos prémios ao longo do dia.”
-Martin Seligman-

Seligman, como um pioneiro da psicologia positiva, acredita que a felicidade é intrínseca aos seres humanos. É por isso que às vezes é bom parar para pensar e apreciar tudo que temos ao nosso redor. Isso irá aumentar a nossa força interior e nos fará viver em constante harmonia, nos afastando de preocupações e tristezas.

Homem viajando sozinho

É possível aprender a pensar?

“Não há nenhuma razão pela qual um homem não possa ser ensinado a pensar.”
-Burhus Frederic Skinner-

Em face das teorias tradicionais, Skinner considerou que a motivação não mantém qualquer relação com as necessidades das pessoas. Em outras palavras, não é necessário levar em consideração os desejos e as razões que levam os indivíduos à ação. Com isso, ele considerou esta aprendizagem do pensar como um treinamento comportamental, que é parte de seu condicionamento instrumental.

Todas essas são algumas das melhores frases de psicologia de todos os tempos. Talvez elas não sejam as mais bonitas, mas são as únicas que mantêm a essência desta disciplina. Elas cobrem os principais campos de estudo e pesquisa. Além disso, nos permitem olhar com outra perspectiva para as aproximações mais aprofundadas em função dos aspectos da existência humana.

Recomendados para você