Psicologia

Nesta categoria estão todos os artigos relacionados ao nosso mundo mental: capacidades e processos. Ela reúne informações sobre como se relacionam nossos pensamentos, sentimentos, emoções e comportamentos para configurar o que somos e o nosso aprendizado.

O papel da psicologia no futebol infantil

A psicologia no futebol infantil é uma disciplina fundamental. Serve para analisar em profundidade o papel que todos os fatores que fazem parte do ambiente da criança que pratica esse esporte têm. O comportamento dos pais, os métodos dos treinadores…

Terapia Brainspotting: um avanço para a psicoterapia

A terapia Brainspotting foi descoberta em 2003 por David Grand. O mesmo a define como uma proposta psicoterapêutica que utiliza o campo visual para localizar “posições oculares relevantes”. Essas posições oculares (ou brainspots) estariam relacionadas com determinadas áreas do cérebro…

A amabilidade é uma língua que todo mundo entende

A amabilidade genuína outorga uma força enorme para quem a possui. Ela vai muito além dos bons modos e dos formalismos. Quando é autêntica, reflete uma verdadeira consideração e respeito pelos demais. Também é prova de um caráter cultivado e, sobretudo,…

O trauma do nascimento e os seus efeitos

O primeiro a falar sobre o trauma do nascimento foi o psicanalista austríaco Otto Rank. Sua ideia central é de que somente o fato de nascer já implica um trauma para o ser humano, o primeiro deles. Isso significa uma…

Os mais belos provérbios persas sobre o amor

Alguns dos provérbios persas datam de mais de 1000 anos. Não devemos ficar surpresos se lembrarmos que essa cultura estava localizada em uma região na qual muitos povos se encontravam. Cada um deles trouxe um pouco de sua cultura e…

Como manter o equilíbrio psicológico?

Manter o equilíbrio psicológico significa manter uma certa estabilidade em termos de humor, emoções e sentimentos. Envolve também reagir psicologicamente com moderação diante dos vários estímulos externos, de forma equilibrada e mantendo um certo autocontrole de impulsos e da vida…