Psicologia

A psicologia é uma das ciências mais apaixonantes que existem. Esta disciplina enriquecedora que queremos colocar ao seu alcance nos permite entender dimensões como os motivos por trás dos nossos comportamentos, os mistérios da personalidade e da mente, os processos envolvidos na inteligência, a forma como nos desenvolvemos e até maneiras de melhorar nossas relações com os outros.

A terapia focada em esquemas de Jeffrey Young

A terapia focada em esquemas de Jeffrey Young é muito eficaz em casos de transtornos psicológicos crônicos que não respondem a outras terapias. Esta interessante abordagem integra as teorias do apego, as correntes da Gestalt, o construtivismo, alguns elementos da…

A criança simétrica, um fenômeno preocupante

Estamos em um mundo em que as crianças se comportam cada vez mais como adultos e os adultos como crianças. É assim que poderia ser resumido coloquialmente o fenômeno da criança simétrica. Trata-se de uma teoria desenvolvida pela psicóloga argentina…

Quais são os principais tipos de delírios?

Os diferentes tipos de delírios geralmente ocorrem no contexto de uma doença mental ou neurológica. No entanto, eles são de particular importância no diagnóstico de transtornos psicóticos. O psiquiatra e filósofo Karl Jaspers foi o primeiro a definir três critérios…

Psicólogo esportivo: papéis e funções

A psicologia é uma ciência que tem diferentes áreas e cada uma delas aborda diferentes aspectos do indivíduo. Como o esporte é uma atividade com grande implicação psicológica, há muitas razões pelas quais qualquer atleta poderá se beneficiar da ajuda…

Como a culpa inconsciente se manifesta

A culpa é um sentimento complexo, influenciado por muitos fatores. É experimentado como remorso, autocensura, e um sentimento de indignidade pessoal. No entanto, ela nem sempre é consciente. Há experiências que levam à culpa inconsciente, isto é, a uma acusação…

Sintomas positivos e negativos da esquizofrenia

A esquizofrenia é uma das doenças mais devastadoras que existem. Estima-se que aproximadamente 20 milhões de pessoas no mundo sofram com ela. Para diagnosticar alguém com esquizofrenia, o DSM-5 diz que dois ou mais sintomas característicos devem estar presentes; cada…

A sexualidade dura a vida toda

Costuma-se dizer que a sexualidade é “coisa de adultos”. Embora esteja presente na vida adulta, não se adere exclusivamente a esse estágio vital, mas está presente em todos. Talvez isso possa ser melhor compreendido se definirmos e descrevermos o que…

A desestigmatização da doença mental

O bem-estar psicológico está associado a uma grande diversidade de mitos negativos. Combater essa tendência passa pela desestigmatização da doença mental. Assim, eliminados os estigmas e possíveis mitos associados, teremos outro ponto de vista mais saudável e mais compreensivo, livre…

As etapas do desenvolvimento psicossocial de Erikson

As etapas do desenvolvimento psicossocial de Erikson respondem a uma teoria psicanalítica integral que identifica uma série de etapas pelas quais um indivíduo saudável passa ao longo de sua história de vida. Cada etapa seria caracterizada por uma crise psicossocial…

Como explicamos o comportamento dos outros?

Embora seja difícil acreditarmos nisso ou identificá-la nos outros e não em nós, existe uma tendência natural de aplicar um duplo padrão para explicar o próprio comportamento e o dos outros. Os seres humanos tendem a destacar a influência da…