Psicologia

A psicologia é uma das ciências mais apaixonantes que existem. Esta disciplina enriquecedora que queremos colocar ao seu alcance nos permite entender dimensões como os motivos por trás dos nossos comportamentos, os mistérios da personalidade e da mente, os processos envolvidos na inteligência, a forma como nos desenvolvemos e até maneiras de melhorar nossas relações com os outros.

A depressão e as relações sexuais

Qual é a relação entre a depressão e as relações sexuais? A depressão, essa doença invisível coberta de preconceitos que se sustentam graças à ignorância, afeta todas as esferas da vida de uma pessoa: de trabalho ou acadêmica, familiar, social,…

A moralização, uma forma de violência

A moralização é uma forma de violência psicológica que costuma passar despercebida. Impor valores ou princípios, quando estes são compartilhados, em muitos casos é uma ação aplaudida. Assim, por vezes, atitudes agressivas e humilhantes podem chegar a ser admiradas e…

Pensamento polarizado, uma distorção cognitiva

Vamos dizer primeiro que o pensamento polarizado é uma distorção cognitiva. Isso significa que é um erro de raciocínio em que incorremos sem perceber. Processamos as informações fornecidas pela realidade de maneira equivocada, e isso nos leva a vivenciar algum…

O que é a psicofisiologia?

A psicofisiologia é o ramo da psicologia relacionado às bases fisiológicas dos processos psicológicos. É uma disciplina da psicobiologia e seu objeto de estudo é o ser humano. O objetivo da psicofisiologia é estudar o comportamento do ser humano e…

Benefícios psicológicos das tradições natalinas

O Natal geralmente evoca tranquilidade, paz e descanso. É uma época repleta de tradições que se repetem a cada ano. Quando, por várias razões, perdemos as comidas tradicionais ou não podemos participar da trocar de presentes, o Natal não é o…

Teste de associação de palavras de Jung

O teste de associação de palavras de Jung é um dos testes psicológicos mais interessantes. Baseia-se na ideia de que nosso inconsciente pode ser capaz de assumir o controle da vontade consciente. Desta forma, uma palavra pode evocar traumas do…

Qual é a relação entre classe social e desumanização?

Desumanizar consiste em negar a outras pessoas alguns traços humanos. Em outras palavras, desumanizar consiste em considerar alguém menos humano. Geralmente, a desumanização ocorre em relação a membros de grupos. Ou seja, consideramos menos humanas algumas pessoas só porque elas…

Os 12 arquétipos da personalidade de Jung

Carl Gustav Jung é, talvez, o mais célebre dos dissidentes da psicanálise clássica. Ele se afastou dos conceitos de Freud e explorou as raízes ancestrais e coletivas do inconsciente. Dessa aventura intelectual surgiram novas luzes; entre elas, os 12 arquétipos…

Wilhelm Stekel e sua perspectiva da psicanálise

O nome de Wilhelm Stekel não é um dos mais conhecidos da psicanálise. Embora tenha sido muito presente em suas origens e contribuído com conceitos essenciais, ele não conseguiu se destacar tanto quanto outros de seus contemporâneos. De fato, o…

A síndrome da mão alheia

A síndrome da mão alheia é um transtorno neurológico pouco comum, mas muito importante se levarmos em conta o grau de incapacidade que a condição pode chegar a causar na pessoa afetada e também no seu ambiente. Pensemos que a…

5 frases impactantes de Wisława Szymborska

As frases de Wisława Szymborska costumam se referir a aspectos cotidianos, ou que talvez devessem ser cotidianos, mas frequentemente são esquecidos. Essa escritora polonesa sempre teve uma sensibilidade impressionante. Isso lhe permitia ver e descrever o mundo rotineiro de uma…

Praticar mindfulness alivia a dor, segundo um estudo

O mindfulness, ou a meditação de atenção plena, pode ser uma maneira eficaz de aliviar a dor crônica, de acordo com uma pesquisa recente publicada na revista PAIN. Nesse sentido, várias pesquisas já haviam constatado que praticar mindfulness alivia a…

7 características das pessoas carentes de amor

As pessoas carentes de amor são aquelas que, provavelmente, cresceram privadas de afeto e proximidade emocional. Aquelas que esperavam o calor de alguns abraços, o apoio de algumas palavras carregadas de amor ou que, simplesmente, não se sentiram suficientemente envoltas…