Como cultivar o OTIMISMO

Como cultivar o OTIMISMO
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 05 janeiro, 2023

Alcançar nossos objetivos, enfrentar qualquer desafio e superar fracassos depende muito do otimismo com que vivemos nossas vidas. Embora nem todos vejamos a vida da mesma maneira, sempre podemos treinar nossas mentes para gerar ou manter o otimismo.

Nosso cérebro é um órgão que devemos treinar. Assim como nos exercitamos para manter um coração ou pulmões saudáveis, nosso cérebro requer certas mudanças para explorar todo o seu potencial. Tendemos a prestar mais atenção ou reter mais informações negativas. Isso não é ruim, pois adquirimos as habilidades para encontrar melhores soluções no futuro. Mas se essas ideias concentram toda a nossa atenção, recaímos no pessimismo e nas ideias negativas.

Aumente seu otimismo conscientemente

Focamos os aspectos negativos inconscientemente e é importante trabalharmos para mudar isso de forma consciente e deliberada. As três dicas a seguir irão ajudá-lo a mudar sua perspectiva :

1. Mude os pensamentos negativos

Toda vez que você tiver um pensamento negativo, combata-o com um positivo. Nossas mentes absorvem memórias negativas e as tornam maiores e mais significativas do que realmente são. Para minimizá-los, precisamos analisá-los e visualizá-los de forma mais objetiva. O próximo passo é minimizá-los comparando-os com memórias relacionadas ou semelhantes que são mais agradáveis. Desta forma, damos-lhes uma mudança radical e selecionamos nossos novos pensamentos. Isso requer um processo de aprendizado que levará algum tempo de pratica, mas com paciência alcançaremos os resultados desejados.

2. Expresse gratidão

Eventos negativos são compostos por nossas mentes, a menos que os equilibremos conscientemente. Quando você enfrenta um desafio, é aconselhável fazer um balanço do que está indo bem. Ao reservar um tempo para fazer isso, nos permitimos registrar os aspectos positivos que experimentamos.

Para ajudar o cérebro a armazenar esses eventos positivos, devemos dedicar um tempo a cada semana para analisar pelo que devemos ser gratos. O próximo passo é escrever ou deixar nossos entes queridos saberem que os amamos e que somos gratos com eles.

3. Repita afirmações positivas

Um elemento chave são as afirmações positivas. As mensagens que repetimos para nós mesmos com mais regularidade são aquelas em que acreditamos e determinam nossa visão de vida. Essas repetições devem ser repetidas com verdadeira convicção e ser uma constante em sua vida diária.

Você pode começar com uma ou duas afirmações que representam os valores que você quer viver e os objetivos que quer alcançar, por exemplo: “cada dia eu sou melhor” ou “este é o meu melhor momento”. A repetição de frases semelhantes a essas permitirá que sua mente interprete os eventos negativos de maneira diferente, o fortalecerá diante deles e você manterá o otimismo.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.