A idade enruga a pele e a falta de entusiasmo envelhece a alma

A idade enruga a pele e a falta de entusiasmo envelhece a alma

Última atualização: 29 setembro, 2016

O entusiasmo é a energia que nos leva em direção à felicidade, é a paixão por fazer o que realmente nos motiva e o que amamos. Viver plenamente esta poderosa energia supõe manter uma atitude de expectativa e abertura perante o que a vida nos apresenta.

No nosso dia a dia vamos nos acomodando, adaptando à rotina, criando uma certa monotonia. Isto faz com que as motivações cômodas se imponham, deixando para trás aquelas que emanam uma energia mais poderosa e nos dão recompensas que de alguma forma nos reconciliam com a vida.

Quando somos crianças temos essa capacidade natural de dar valor ao que queremos, em vez de nos protegermos daquilo que tememos. Exploramos, nos surpreendemos e nos entusiasmamos com naturalidade, através de coisas simples. Conforme avançamos na idade, vamos apagando essa capacidade, mas felizmente, nem tudo está perdido!

Viver com entusiasmo

Viver com entusiasmo não é algo que venha na nossa forma de ser ou que está determinado geneticamente, pelo contrário, é uma atitude! E, como tal, supõe uma aprendizagem. Os modelos de conduta que tivemos na nossa infância têm uma grande influência, um peso importante em relação a como vemos o mundo.

entusiasmo-de-menina-com-baloes

Já observou como os seus pais se relacionam com o mundo? É possível que você tenha tido a possibilidade de se desvincular da forma como eles se posicionam perante a realidade, no entanto, é inevitável que eles o tenham influenciado. Quando nos tornamos adultos, temos mais consciência sobre as decisões que tomamos para enfrentar as coisas de uma forma ou  de outra.

Viver com entusiasmo significa escolher explorar, manter a expectativa, abrir-se às emoções e à capacidade de experimentar. Você se considera uma pessoa entusiasta? Se é esse o seu caso, certamente vê tudo ao seu redor de uma forma especial, observa os detalhes e para para desfrutar e sentir as pequenas coisas da vida.

Rompendo com o ceticismo

A atitude de entusiasmo nos permite acabar com as lamentações, o negativismo e o ceticismo. Ao nos situarmos em uma visão mais esperançosa, vemos o mundo repleto de possibilidades, com mais perspetivas. Inevitavelmente acreditamos que somos capazes de alcançar aquilo a que nos propomos.

Acreditar  em nós mesmos nos faz utilizar os recursos necessários para enfrentar qualquer adversidade. Isto está em concordância com a teoria de Bandura sobre a autoeficácia, que faz referência à percepção que alguém tem sobre si mesmo para acreditar que pode conseguir algo.

A motivação parte destas crenças, das expectativas que temos sobre o que somos capazes de conseguir com o nosso esforço. Também significa se situar na realidade, colocar os pés no chão, de forma a contemplar os diferentes pontos de vista e avaliar a situação conforme os recursos que dispomos.

Aprendendo o entusiasmo

Como salientamos anteriormente, o entusiasmo é uma forma de ver a vida, uma atitude que ajuda a nos motivarmos e a enfrentarmos as situações que aparecem. É possível aprender a ser entusiasta, mesmo sendo algo que também está fortemente enraizado em nossa personalidade. 

entusiasmo-de-mulher-feliz-apaixonada

Ao considerarmos toda a experiência e aprendizagem como algo que serve para nos desenvolver e fazer crescer, podemos adotar uma atitude de entusiasmo perante o que nos rodeia. Uma visão mais positiva em relação às adversidades e às dificuldades, para assim nos relacionarmos com motivação.

O entusiasmo também tem muito a ver com a capacidade de amar, já que supõe imergir na beleza que há por trás de tudo o que nos sucede. As grandes conquistas que a humanidade conseguiu foram graças ao entusiasmo, à vontade e à força que nos move para descobrir e para nos deixarmos ser deslumbrados.

Vamos aprender com as crianças, aprender a experimentar o entusiasmo e o desejo da descoberta.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.