A beleza é uma questão de atitude

A beleza é uma questão de atitude

4, março 2016 em Psicologia 1666 Compartilhados
Lobo representando a beleza

A beleza atrai e fascina. Nós gostamos de rostos harmônicos, corpos bem torneados e sorrisos sedutores.

A atração física é poderosa e isso é algo que ninguém pode negar. Mas a beleza sem carisma é oca, vazia e frívola, porque na verdade, o que realmente conquista é a atitude de uma pessoa em relação à vida.

A verdadeira beleza começa com a aceitação de nós mesmos, de forma íntegra e plena. É a autenticidade que nos dá um verdadeiro poder de sedução, porque agimos com segurança e credibilidade; nada é supérfluo e nada nos falta.
Compartilhar

Vivemos em uma sociedade onde tudo é descartável e onde o consumismo nos faz viver mais rápido do que deveríamos. Zygmunt Bauman define essa modernidade como uma sociedade baseada na fragilidade das relações humanas.

Tudo flui muito rápido e escapa das nossas mãos, porque não nos esforçamos para contê-lo. O belo e o novo são valorizados como um reflexo do consumismo puro; é algo etéreo que é adorado e mais tarde descartado.

As pessoas obcecadas com esse tipo de relacionamento interpessoal baseado apenas na aparência impecável estão condenadas a ficar sozinhas.

Seu relacionamento será breve, durará o tempo que dure sua juventude. No entanto, o verdadeiro problema está nesse vazio interior, na baixa autoestima e na dependência absoluta das opiniões alheias.

Esses relacionamentos que não duram muito tempo procuram somente o prazer momentâneo. A beleza dever ser muito mais do que o aspecto físico; deve ser uma atitude diante da vida.

Mulher com borboletas representando a beleza

A beleza das pessoas autênticas

Existem pessoas que guardam um segredo inexplicável. Talvez seja o tom da sua voz, calmo e amigável, como quem não tem pressa para nada, ou talvez seja a sua aparência, atenciosa e sábia, capaz de ler pensamentos e gestos.

Algumas pessoas são tão atraentes que não conseguimos perceber de onde vem esse poder. Seus rostos podem não ser tão bonitos e seus corpos não são tão atléticos… No entanto, são extremamente atraentes.
Compartilhar

A que se deve tudo isso? Às vezes, a verdadeira atração é a personalidade vibrante da pessoa. Ela se conhece profundamente, conseguiu resolver todas as suas inseguranças e deficiências, não hesita e vive a vida plenamente.

Transmite serenidade e calma, que cativa e seduz a todos ao seu redor. Ela é uma pessoa verdadeira, que é onde reside a verdadeira beleza.

No entanto, essa pessoa talvez não chame a nossa atenção se a encontrarmos na rua, não aparece nas revistas e não é especialmente fotogênica. No entanto, existe algo diferente que não passa despercebido, assim que a conhecemos.

Ser bonito ou bonita é algo que herdamos da genética, você pode gostar ou não. Mas essa essência que perdura e cativa o coração é algo que aprendemos ao longo dos anos.

E você? O que acha?  Vamos pensar um pouco sobre isso?

Mulher tomando um banho da beleza e relaxando

O poder da beleza interior

Todos nós temos um pequeno espaço interior onde escondemos todas as nossas fragilidades. Alguns se sentem inseguros pelos quilos a mais, pelas rugas que teimam em aparecer no rosto ou pelo nariz que não é tão perfeito como dos seus irmãos.

Esses defeitos adquirem poder e importância quando são fortalecidos de “dentro para fora”. Não se limite e nem se envergonhe. Aceite-se exatamente como é e viva a vida com coragem e alegria.
Compartilhar

Algumas pessoas se assustam com os comentários ou o desprezo que algumas pessoas lhe causaram em algum momento da sua vida. Por exemplo, algum tipo de assédio na infância pode causar muitas feridas emocionais difíceis de superar.

Nesses casos, não devemos guardar rancor ou ódio. A solução é soltar essa dor, liberar todas as tensões para entrar em contato consigo mesmo e se curar. Perdoe os amigos ou familiares que em algum momento lhes causaram tanto mal-estar.

Você é muito mais do que as palavras, do que cada comentário maldoso, cada ataque ou desprezo. Você é a sua atitude, a sua força e a sua capacidade de ser feliz. Conecte-se com a sua segurança interior e isso lhe trará autoconfiança e equilíbrio para seguir em frente.

A beleza aumenta com o passar dos anos, porque ela é um reflexo desse conhecimento interior.
Compartilhar