Os 7 melhores filmes sobre o amor a dois

O amor a dois talvez tenha sido um dos principais temas dos filmes de Hollywood. Dentro da longa lista de filmes sobre o assunto, encontramos algo para todos os gostos e sensibilidades. Hoje queremos relembrar alguns realmente bons.
Os 7 melhores filmes sobre o amor a dois
Cristina Roda Rivera

Escrito e verificado por a psicóloga Cristina Roda Rivera.

Última atualização: 13 janeiro, 2024

Se há algo que alimentou o cinema e a música, são as histórias de amor. Os melhores filmes de amor a dois que sugerimos neste artigo visam refletir a diversidade com que o assunto tem sido tratado na grande tela.

Filmes que ousaram contar relacionamentos homossexuais, divórcios e também casais que terminam na mais absoluta autodestruição. Histórias de amor intensas e únicas, mas que não puderam se concretizar devido a diversas circunstâncias alheias ao amor.

Neste artigo, faremos uma seleção dos melhores filmes sobre o amor a dois, levando em conta toda a enorme e vasta produção cinematográfica. Tentaremos expor, pelo menos, alguns dos mais originais e carismáticos.

Os melhores filmes sobre amor a dois

Então, vamos ver uma seleção dos melhores filmes sobre o amor a dois que triunfaram tanto na recepção do público quanto da crítica.

Antes do amanhecer (1995)

Uma estudante francesa (Julie Delpy) e um jovem americano (Ethan Hawke) se encontram em um trem e vagam pelas ruas de Viena até que suas obrigações furem a bolha de paixão e química que criaram em apenas uma noite.

O diretor Richard Linklater realiza um feito notável com este filme informal: todo o relacionamento se desenrola enquanto os dois personagens principais caminham pela cidade europeia apenas conversando.

Antes do amanhecer demonstra que os grandes romances não precisam ser épicos, mas sim íntimos. O filme gerou duas sequências, Antes do pôr do sol e Antes do anoitecer, que seguem Jesse e Celine ao longo dos anos.

Cinema Paradiso (1988)

Se fizermos uma lista dos melhores filmes de amor do cinema, Cinema Paradiso aparece quase de maneira metarreferencial. Esse filme celebra o romance entre duas pessoas e o amor pelo cinema. É a história da amizade do menino Salvatore Di Vita com o projetor de filmes Alfredo, juntamente com o amor de ambos pelo cinema.

Quando adolescente, ele tem um romance de verão com Elena, uma garota que sai da cidade antes que ele pudesse ganhar a aprovação de seu pai. Ele nunca poderá apagar Elena de sua mente, de onde as imagens retornam como se fossem tiradas de filme.

Salvatore, já um famoso diretor de cinema, retorna à sua cidade natal na Sicília após a morte de seu mentor. Enquanto está lá, ele faz um tour nostálgico pelos recantos de sua cidade. No cinema onde foi feliz quando criança, receberá um filme de Alfredo em que se compilam os beijos da paixão que foram censurados no passado.

Guerra Fria (2018)

O amor nunca é preto e branco, mas a história de amor impossível de Pawel Pawlikowski é. Uma história de amantes que se passa no contexto da Guerra Fria na Polônia dos anos 1950. Em um país marcado pelas feridas sofridas na Segunda Guerra Mundial, as novas autoridades comunistas vão promover a criação de um grupo de músicos.

Através do folclore local, ele tentará trazer alguma alegria aos camaradas poloneses e, no processo, transmitir mensagens de elogio ao camarada Stalin. Wiktor (Tomasz Kot) é um pianista que faz parte desse grupo coral. Será então quando Wiktor se apaixonará por Zula (Joana Kulig).

Guerra Fria teve 3 indicações ao Oscar (Melhor Diretor, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia) e 4 Prêmios do Cinema Europeu (Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia) além do prêmio de Melhor Diretor conquistado no Festival de Cannes.

Alabama Monroe (2012)

Elise e Didier fazem música juntos, especificamente eles tocam bluegrass, a origem da música country. O romance à primeira vista quebra a barreira do preconceito, compartilhando paixão, tatuagens, música e liberdade.

A princípio, a gravidez inesperada de Elise parece não agradar Didier, que acaba preparando tudo o que é necessário para a casa, além de uma mudança em seu estilo de vida.

Com o nascimento da pequena Maybelle, tudo é felicidade e seu relacionamento é totalmente completo. No entanto, seu amor é testado quando sua filha adoece de câncer.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Alabama Monroe é um grande drama com canções inesquecíveis que elevou Felix van Groeningen como uma das principais referências do cinema europeu.

O Segredo de Brokeback Mountain (2006)

Em 1963, o vaqueiro Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e o peão de rancho Ennis Del Mar (Heath Ledger) são contratados pelo fazendeiro Joe Aguirre (Randy Quaid) como pastores de ovelhas. Uma noite em Brokeback Mountain, Jack se insinua para o tímido Ennis e é surpreendentemente correspondido.

Embora Ennis se case com sua namorada de longa data Alma (Michelle Williams) e Jack se case com uma colega de rodeio (Anne Hathaway), os dois homens continuam seu relacionamento torturado e esporádico de 20 anos. Ang Lee narra um romance trágico e comovente que marcou um antes e um depois na narrativa de histórias de amor homossexuais no cinema.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Paris é a cidade do amor e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é uma ode a todas as histórias de amor que acontecem nela. Amélie (Audrey Tatou) é uma comédia rara sobre uma garçonete tímida que discretamente orquestra a vida das pessoas ao seu redor, criando um mundo em que apenas os elementos que ela moldou têm lugar.

Filmado em mais de 80 locações parisienses, o aclamado diretor Jean-Pierre Jeunet usa seu estilo incomparável para capturar o charme e o mistério da Paris moderna através dos olhos de uma sonhadora que finalmente conhecerá alguém que a ajuda a sair para o mundo real.

Carta de uma Desconhecida (1948)

Os melhores filmes sobre o amor também o relatam quando nenhuma das partes o manifestam. Esta joia do cinema clássico conta como pode ser grande e ao mesmo tempo amargo o amor quando não é correspondido e é quase um relacionamento platônico.

Em Viena no início do século 20, Stefan Brand (Louis Jourdan) está prestes a deixar a cidade porque está enfrentando um duelo do qual não quer participar.

No entanto, antes que ele possa fazê-lo, recebe uma carta de amor anônima que muda sua vida. Embora Stefan fique comovido com o que lê, não se dá conta que foi escrito por Lisa Berndle (Joan Fontaine), uma jovem que ele conheceu, mas ignorou durante a maior parte de sua vida. Quando ele finalmente descobre quem é sua admiradora, pode ser tarde demais para evitar uma tragédia.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.