Cinco pequenas mudanças para se aproximar da felicidade

Cinco pequenas mudanças para se aproximar da felicidade

Última atualização: 19 abril, 2022

“PERMA”? O que é “PERMA”? . Talvez, para você, isso não soe como algo relacionado à alegria. Porém, estas são as letras da sigla (em inglês) de uma corrente maravilhosa que tem como principal objetivo algo tão simples e, ao mesmo tempo, tão procurado: a felicidade.

E ela não só é útil para as pessoas individualmente, como também pode ser aplicada a grupos, famílias ou casais. O sistema PERMA foi criado por um professor da Universidade da Pensilvânia chamado Martin Seligman. Esta teoria do bem-estar é conhecida internacionalmente e é utilizada em muitos países, com resultados mais do que interessantes.

Sem dúvida, o ser humano está em constante busca pela felicidade, que pode residir em um novo amor, em um emprego melhor, na chegada de um filho, na casa própria, em umas férias no Caribe ou na companhia dos amigos.

Então, se começarmos a pensar em como cada ação ou objeto pode nos trazer felicidade (tendo em mente que aquilo que é material não deve nos dar essa sensação), sem dúvida, poderemos aplicar a teoria PERMA. Conforme o Dr. Seligman gosta de dizer, ela é uma descrição do que as pessoas deveriam fazer para ter uma vida mais feliz. Cada um deve olhar para a própria vida e determinar o que pesa mais na sua balança: amor, saúde, relacionamentos…

Assim, a PERMA consiste em cinco ações, hábitos ou formas de ver a vida, como você prefira chamar.

Em primeiro lugar, há a letra “P”, que deriva de “Positive Emotions”, ou seja, emoções positivas. Foi comprovado que as pessoas otimistas são aquelas que têm um melhor desempenho em seus trabalhos ou aproveitam melhor os relacionamentos amorosos, por exemplo. Estas pessoas se sentem bem consigo mesmas, o que também transmitem aos outros. Assim, aprenda a cultivar esses tipos de emoções positivas: alegria, serenidade, esperança, gratidão, admiração, amor, inspiração e recreação. Dessa forma, você poderá lidar com as coisas ruins e superar os obstáculos.

A segunda letra é o “E”, que vem de “Engagement”, isto é, compromisso. Porém, isso não se refere ao ato de se comprometer com outra pessoa para se casar, mas sim ao ato de se envolver mais com as coisas de que se gosta. Ao cultivar uma paixão, nós nos sentimos felizes. Ficamos tão plenos quando fazemos o que nos apaixona que podemos até mesmo nos esquecer dos problemas. Nunca nos sentimos cansados; conseguimos continuar a dar o nosso melhor, pois isso não é um fardo, mas sim uma benção. Por isso, descubra quais são as suas paixões para você possa encontrar a sua realização pessoal.

A terceira letra de PERMA é o “R”, que está relacionado a “Relationships”, ou seja, as relações. Estas sempre devem ser positivas e nos ajudar a sermos pessoas melhores. Não são úteis as que destroem, mas sim as que constroem. Por isso, conecte-se mais com quem está ao seu redor, mas sem medo de se afastar de quem não acrescenta nada de bom à sua vida e, assim, você verá que rapidamente você começará a ser feliz. Cultive as relações como se fossem uma planta ou gramado, que requerem certos cuidados para crescer.

Em quarto lugar, temos o “M”, de “Meaning and Purpose”, ou significado e propósito. Todos nós temos um (ou vários) objetivos em nossa vida. Esse é o puro sentido da existência humana. O que nos faz transcender, o que deixa um legado, um ensinamento, um aprendizado. Pode estar em qualquer âmbito: desde o familiar até o ambiental, passando pela medicina, religião, política ou questões sociais.

Por fim, o “A”, de “Accomplishment”, ou seja, sucesso e conquistas. As pessoas precisam sentir que são úteis para alguma coisa, que são competentes, que as suas ações não são em vão e que podem agir de forma autônoma. Para isso, estabeleça metas a curto, médio e longo prazo e desenvolva a disciplina e o autocontrole. Essas são as melhores maneiras de atingir as metas e se sentir realmente feliz. Dessa forma, você confiará mais em si mesmo a cada conquista e, como consequência, terá mais vontade de seguir adiante, melhorando a cada dia.

This might interest you...
Programar o dia: um hábito simples que nos aproxima da felicidade
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Programar o dia: um hábito simples que nos aproxima da felicidade

Programar o dia consiste em configurar a mente inconsciente para nos ajudar a atingir os objetivos daquele dia. Descubra como fazer isso!