Pessoas tímidas: 11 frases que serão úteis para você

A timidez em certos contextos é uma desvantagem real. Estamos falando de um traço que não é patológico, mas que afeta muitas pessoas no seu dia a dia. Se você é uma delas, este artigo vai lhe interessar.
Pessoas tímidas: 11 frases que serão úteis para você

Última atualização: 18 julho, 2022

A timidez não é uma patologia em si. Na verdade, todos nós já fomos tímidos em algum contexto. Agora, quando essa característica nos faz sofrer ou limita nossa vida cotidiana, é conveniente fazer algo a respeito. Por esse motivo, queremos oferecer algumas frases para superar a vergonha e a timidez que podem incentivá-lo a refletir.

Pessoas tímidas têm dificuldade em estabelecer novos relacionamentos e realizar determinadas tarefas que envolvam a exposição ao julgamento dos outros. Isso pode interferir em seu desempenho acadêmico ou profissional e até levá-los, às vezes, à solidão indesejada.

No entanto, uma mudança de perspectiva pode ser suficiente para nos encorajar a correr pequenos riscos que nos tiram dessa zona de conforto. Esperamos que as frases a seguir ajudem você a atingir esse objetivo.

Frases para superar a vergonha e a timidez

Médicos, escritores, filósofos, políticos e personalidades de diversas áreas têm refletido sobre a timidez, dando atenção especial à sua origem e suas consequências.

1. “A timidez é feita do desejo de agradar e do medo de não conseguir.” (Edme-Pierre Beauchêne)

Embora possam parecer frios, distantes ou desinteressados, via de regra, e como todo mundo, eles esperam agradar aqueles que os cercam. E é justamente o medo de não conseguir que muitas vezes os paralisa, os inibe e os leva a se esconder atrás dessa máscara de silêncio.

Mulher preocupada olhando pela janela
Pessoas tímidas muitas vezes se sentem muito inseguras.

2. “Muitas pessoas tendem a se fechar em si mesmas, mas elas se abrirão se você se importar com elas.” (Silva Plath)

Como resultado do exposto, vale ressaltar a mudança que podemos observar em uma pessoa tímida se lhe oferecermos um espaço seguro para se expressar. Se prestarmos atenção e interesse nela, se respeitarmos seu ritmo e a fizermos sentir segura, descobriremos uma personalidade sensível e rica, totalmente pronta para se abrir para nós.

3. “Aquele que pede timidamente convida à negação.” (Arthur Schopenhauer)

Essa é uma das principais consequências negativas da timidez: ela nos impede de nos expressarmos de forma assertiva o suficiente para afirmar nossos desejos e preferências. Uma pessoa insegura, hesitante e sem confiança é muito mais vulnerável a possíveis ataques de outra pessoa.

4. “A timidez tem um elemento estranho de narcisismo: a crença de que nossa aparência e comportamento são realmente importantes para outras pessoas.” (André Dubus)

Essa é outra frase interessante para superar a vergonha e a timidez, pois abre nossos olhos para um paradoxo. Embora possa parecer que a timidez esteja relacionada à humildade, a dar pouca importância a si mesmo, na realidade é bem o contrário.

A vergonha surge da ideia de que os outros têm seu foco em nós e que o que fazemos ou dizemos é realmente muito relevante.

5. “Você não se preocuparia tanto sobre o que pensam de você se você soubesse que poucos perdem tempo com isso.” (Eleanor Roosevelt)

Curiosamente, a maioria das pessoas está sempre tão focada em si mesma, em seus próprios problemas e preocupações que mal percebe os outros. Aquela avaliação com uma lupa a que os tímidos acreditam estar submetidos não acontece realmente; da mesma forma que os outros não são tão implacáveis em seus julgamentos nem tão severos. Portanto, o vergonhoso teme mais o que imagina do que o que realmente acontece.

6. “Para os tímidos e indecisos, tudo é impossível, porque eles mesmos acreditam nisso” (Walter Scott)

Em muitas ocasiões , a timidez e o constrangimento podem atuar como uma profecia autorrealizável. Tenho medo de me fazer de bobo, de gaguejar, de dizer algo inapropriado… Assim, sinto um nível de ansiedade tão alto que me paralisa, não me deixa ser eu mesmo e me leva a cometer erros.

A experiência acaba sendo desagradável e estou convencido de que, de fato, eu estava certo: não sou bom para falar em público ou fazer amigos. No entanto, se eu tivesse conseguido me livrar dessas limitações mentais, nada disso teria acontecido. O que eu acho difícil para mim é porque eu mesmo acredito ser assim.

7. “Você está sempre dizendo que as pessoas não gostam de você, mas as pessoas não podem gostar de algo que não está ali.” (Cath Crowley)

Se você é uma pessoa tímida, pode pensar que as pessoas não gostam de você, que tem dificuldade em se socializar e muitas vezes pode se sentir rejeitado. No entanto, é a sua própria timidez que o impede de se mostrar, o que impede os outros de conhecê-lo e apreciá-lo por quem você é. Você não pode se conectar com alguém sem ousar ser vulnerável.

8. “A maneira de superar a timidez é ficar tão envolvido em algo que você esqueça de ter medo.” (Claudia Joaninha Johnson)

Se você está procurando um método para superar a timidez, é este: pare de se concentrar em si mesmo e em seu desempenho social e envolva-se totalmente no que está acontecendo. Preste atenção nessa conversa, nessa pessoa na sua frente, envolva-se na conversa, no que você está contando e ouvindo. Quando você se retira do centro da equação e realmente se envolve na situação, essa vergonha desaparece.

9. “Sua timidez lhe trará mais perdas emocionais e materiais do que todos os seus outros atributos negativos.” (Amit Kalantri)

Uma pessoa tímida tende a se retrair e ficar em segundo plano na esperança de esconder seus defeitos dos olhos dos outros. Elas dizem a si mesmas “se eu me esconder, evitarei ser julgado por minhas falhas”. No entanto, essa atitude levará a muito mais sofrimento, isolamento ou rejeição do que ousar se mostrar ao mundo.

10. “Os rios profundos correm tranquilos.” (Haruki Murakami)

Nem tudo é negativo quando falamos de timidez. E é que, como comentamos antes, esse tipo de personalidade tem algumas qualidades muito positivas associadas a elas.

Pessoas tímidas tendem a ter um mundo interior rico e complexo, são sensíveis, leais e têm ótimas habilidades de escuta. Valorizar as próprias virtudes também é muito necessário.

Amigos conversando no escritório
Pessoas tímidas costumam ser ótimas ouvintes.

11. “Se você vai ser rejeitado, pelo menos que seja por ser autêntico.” (Walter Rizo)

Finalizamos esta seleção de frases para superar a vergonha e a timidez com uma contribuição do famoso doutor em psicologia Walter Riso. E é sempre preferível nos expormos à rejeição por nos permitirmos ser quem somos do que por nos escondermos atrás de uma máscara de insegurança.

Em suma, a vergonha e a timidez podem atrapalhar nosso desenvolvimento em diferentes áreas; e, o mais importante, podem nos causar grande sofrimento se estiverem excessivamente presentes. Esperamos que as frases anteriores tenham te ajudado a refletir sobre isso e tenham  te motivado a dar o primeiro passo para superar esse medo.

Pode interessar a você...
Olhar pela janela: um maravilhoso exercício de reflexão e introspecção
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
Olhar pela janela: um maravilhoso exercício de reflexão e introspecção

Olhar pela janela, deixar os olhos suspensos em um copo, não é sinônimo de perder tempo. O que ele procura é percorrer seu reflexo para navegar.



  • Cano Vindel, A., Pellejero, M., Ferrer, M. A., Iruarrizaga, I., & Zuano, A. (2006). Aspectos cognitivos, emocionales genéticos y diferenciales de la timidez. Revista Electrónica de Motivación y emoción, 3(4), 1.
  • Olivares, J., & Caballo, V. E. (2003). Un modelo tentativo sobre la génesis, desarrollo y mantenimiento de la fobia social. Psicología conductual11(3), 483-515. https://www.behavioralpsycho.com/wp-content/uploads/2020/04/05.Olivares-3_11-3oa-1.pdf
  • Ordóñez-Ortega, Alfonso, Espinosa-Fernández, Lourdes, García-López, Luis-Joaquín, & Muela-Martínez, José-Antonio. (2013). Behavioral Inhibition and Relationship with Childhood Anxiety Disorders. Terapia psicológica31(3), 355-362.