Filmeterapia: os benefícios da fábrica de sonhos
Azorín dizia que “o cinema deve produzir paz”. Não sabemos se os psicólogos Hodgson e Burque levaram essa frase em conta, mas não há dúvida de que os precursores da filmeterapia e o romancista espanhol estavam em sintonia.
É evidente que um filme provoca em nós emoções de todos os tipos. Podemos rir, chorar, sofrer e até mesmo encontrar a força que precisamos para enfrentar os problemas. Por que não canalizar todo esse material na forma de terapia?
O que é filmeterapia?
Os psicólogos promotores da psicoterapia contaram com a colaboração de todos os tipos de treinadores, colegas e experts em cinema para desenvolver uma terapia baseadas em séries e filmes, utilizando os seus benefícios na psicologia. O nome? Filmeterapia, logicamente.
No entanto, a filmeterapia não reduz os seus benefícios somente ao fato de assistir a um filme. Esta terapia implementou uma série de ferramentas como citações, comentários, pôsteres, análise de diferentes obras visuais, etc.
Hodgson e Burque focaram a psicoterapia em direção a implantação de treinamento e na psicologia positiva para melhorar as capacidades e habilidades das pessoas que desejam conhecer a fábrica cinematográfica de sonhos a partir de um ponto de vista diferente.
O cinema como ferramenta psicológica
A filmeterapia usa o cinema como ferramenta psicológica por razões diferentes, que consideram um filme como um complemento terapêutico muito eficaz graças aos seguintes fatores:
- A intensidade. As histórias, personagens e cenários são assimilados em um curto espaço de tempo.
- A duração. Um filme equivale a uma sessão de terapia longa.
- A aprendizagem. Os filmes são histórias como os contos e as fábulas. Podemos aproveitar o efeito cognitivo para formular teorias sobre a aprendizagem, a criatividade, e promover as inteligências múltiplas.
- A identificação. Muitas vezes nos identificamos com os personagens dos filmes. Esta situação pode ser transferida para uma sessão terapêutica.
- A atenção. O impacto visual promove a concentração nas imagens.
- O caráter social. Compartilhar e discutir um filme multiplica o seu valor e serve como uma ferramenta de integração na terapia.
Os benefícios da filmeterapia
Os criadores da filmeterapia acreditam que estas técnicas oferecem uma série de benefícios para as pessoas que se submetem a essa terapia singular.
- Um bom filme pode ser revigorante, serve para descontrair, relaxar e passar um tempo agradável.
- A filmeterapia usa cenas ou filmes completos para tratar medos e apreensões, permitindo que tomemos consciência deles para trabalhar a sua extinção.
- Abordagens de problemas. Muitos filmes, pelo seu conteúdo, nos permitem tomar consciência dos nossos problemas que vemos refletidos na tela devido à identificação e empatia.
- O filme tem uma função libertadora, você pode experimentar verdadeiras paixões sem sofrer os seus efeitos.
- Produz relaxamento. A exibição de um filme direciona a nossa atenção para outra atividade e é excelente para reduzir a ansiedade.
- Motivação. Graças à visualização de um filme, podemos conhecer personagens que nos ajudem a encontrar energia e coragem para seguir em frente na nossa vida real.
- Muita diversão. O filme também é riso e alegrias. O poder do riso e da alegria são excelentes para a nossa saúde física e mental.
- Solta a lágrima reprimida. Um filme triste e angustiante aflora as nossas emoções mais escondidas.
- Reformulamos as atitudes negativas. Graças ao filme, podemos encontrar novas perspectivas que nos servem de reflexão para mudar as nossas atitudes.
- Desenvolve a criatividade. Não há dúvida de que os diferentes pontos de vista de um fato que observamos no cinema servem para mudar a nossa mentalidade e nos permitem ser mais criativos, flexíveis e inovadores.
- Melhora os relacionamentos pessoais. Ver e discutir um filme com a família e os amigos tem um enorme valor emocional e social.
“Eu nunca vou ver filmes onde o peito do herói é maior que o da heroína”.
-Groucho Marx-
- É uma arte reflexiva. Um bom filme nos faz refletir sobre questões existenciais, vitais, espirituais e até mesmo reais.
- Ajuda a enfrentar as perdas. Um coração partido ou uma perda podem ser suavizados através de um filme.
- Um filme eleva, comove, inspira e encanta. Graças à sétima arte podemos nos tornar pessoas melhores.
- Melhora o nossos pontos fortes. Através dos bons personagens dos filmes podemos nos tornar mais fortes.
“O fascinante no cinema é colocar o espectador em posições morais nas quais ele nunca esteve”.
-Alex de la Iglesia-
Você pode comprovar que o cinema é mais do que uma arte. A filmeterapia elevou os filmes para a categoria de ferramentas psicológicas de muita utilidade. Não há dúvida de que eles podem nos tornar mais felizes e realizados.