Frases de Osho para refletir - A Mente é Maravilhosa

As 10 melhores frases de Osho para refletir

dezembro 27, 2017 em Psicologia 0 Compartilhados
Frases de Osho para refletir

As frases de Osho falam do amor, da consciência e do crescimento pessoal. São um presente para todos aqueles que queiram refletir, se questionar e ir além.

Osho foi um filósofo espiritual, guru indiano e grande orador. Grande parte da sua vida foi dedicada a realizar discursos por toda a Índia. Passou também uma temporada nos Estados Unidos, onde fundou uma comunidade conhecida como Rajnishpuram. No entanto, alguns de seus atos não estiveram livres de críticas e polêmicas.

Quem o conheceu o define como um revolucionário. Uma pessoa capaz de enfrentar as crenças mais profundas de sua sociedade. Graças ao seu carisma e dom da palavra, foi capaz de chegar a milhares de seguidores e transmitir-lhes sua visão sobre a vida e a morte.

Escreveu um grande número de livros espirituais, entre os quais se destacam “O livro dos segredos”, “Amor, liberdade e solidão: uma nova visão das relações” e “Iluminação: a única revolução”. Sem dúvida, Osho deixou uma grande herança que hoje podemos recordar através de algumas de suas melhores frases:

Frases de Osho

O amor é apreciação

“Se você ama uma flor, não a colha. Porque se você o fizer ela morrerá e deixará de ser o que você ama. Então se você ama uma flor, deixe-a ser. O amor não se refere à posse. O amor se refere à apreciação”.
Compartilhar

Amar é dar asas, não colocar correntes. Esse é o conceito de amor de Osho. Se nós limitamos o nosso cônjuge, se somos exigentes e queremos mudá-lo, ele já não será mais quem amamos. Perderá toda a sua essência e se transformará em quem não é. Daí a importância de respeitar o outro e deixá-lo ser.

Amadurecer é aceitar a responsabilidade de ser você mesmo

“Seja a pessoa que você é. Nunca tente ser outra, assim você poderá amadurecer. O amadurecimento é aceitar a responsabilidade de ser você mesmo, a qualquer custo”.
Compartilhar

Esta é uma das frases de Osho que deveríamos lembrar todos os dias. Ser quem os outros querem que você seja não é amadurecer, senão agradar, procurar aprovação e, em último caso, se trair.

A pessoa madura se aceita e, acima de tudo, se responsabiliza por si mesma em todos os sentidos. Ela não desempenha o papel de vítima, mas de protagonista, e por isso age com responsabilidade. Não espera que as coisas aconteçam, mas busca o caminho para construir o seu destino. Também não ignora os seus erros, mas os vê como uma oportunidade para o aprendizado.

Mão segurando coração

O desfrute como prioridade nas frases de Osho

“Desfrute! Se você não consegue desfrutar com seu trabalho, mude. Não espere!”
Compartilhar

Osho considera que o desfrute é fundamental para ter uma vida plena. No entanto, ele não fala de um desfrute superficial e material, mas daquele que procede do interior, da consciência. Uma sensação que só se consegue com a apreciação dos pequenos detalhes e dos milagres que todos os dias nos rodeiam.

Além disso, ele aposta na mudança contra a apatia e o sofrimento. Isso nos incentiva a sair da zona de conforto com o objetivo de encontrar nosso lugar no mundo e poder encontrar a autorrealização.

Somos únicos

“Ninguém é superior, ninguém é inferior, mas ninguém é igual. As pessoas são únicas, incomparáveis. Você é você, eu sou eu. Eu tenho que contribuir para a minha vida potencial, você tem que contribuir para a sua vida potencial. Eu tenho que descobrir meu próprio ser; você tem que descobrir o seu próprio ser.”
Compartilhar

Outra das frases de Osho que vale a pena memorizar e assimilar como o princípio de uma reflexão. Não somos superiores nem inferiores e nem sequer iguais. Somos uma edição limitada. Por isso, as comparações raramente são justas… simplesmente porque não estamos em condição de igualdade.

Viver tendo como referência o que os outros fazem ou imaginamos que fariam é um erro. O objetivo é bem diferente, trata-se de explorar todo o nosso potencial tendo em consideração nosso perfil de habilidades; uma tarefa para a qual é imprescindível se conectar com nosso interior e oferecer o melhor que temos aos outros.

Mulher feliz

A arte de desaprender

“Você não está errado! O seu modelo, a maneira como você aprendeu a viver está errada. As motivações que aprendeu e aceitou como suas não são suas, não satisfazem o seu destino”.
Compartilhar

Este filósofo espiritual aposta em desaprender, derrubar os velhos obstáculos construídos que nos limitam e substituí-los por outros novos: flexíveis, para conseguir espaço caso seja necessário.

Osho aposta no empoderamento e na liberação da culpa. Ele nos mostra os problemas e erros de tal forma que estão livres de exigências e condenações. Com suas palavras, nos diz que não somos nós os errados, mas nossa forma de pensar e olhar o que nos ocorre por dentro e por fora. E para isso sempre existe uma solução: procurar outra perspectiva, outro ângulo, outro ponto de vista.

A coragem de se olhar por dentro

“Não conheço uma coragem maior do que a necessária para olhar para dentro de si mesmo”.
Compartilhar

Osho nos lembra que além de quebrar os esquemas, enfrentar aquilo que tememos ou nos arriscarmos, a coragem maior está na capacidade de olhar o nosso próprio interior.

Ter a coragem de descobrir medos, preencher vazios e iluminar nossas partes destruídas é fundamental para continuar crescendo. A melhor forma de olhar para dentro é com responsabilidade, aceitação e respeito.

A importância do agora

“Esse é o singelo segredo da felicidade. Faça o que fizer, não deixe que o passado interfira, não deixe que o futuro incomode. Porque o passado já não existe, e o futuro ainda não chegou. Viver de memórias, viver na imaginação, é viver na não existência”.
Compartilhar

O agora é uma temática central nas frases de Osho. Na verdade, isso está camuflado em muitas delas. O poder do presente e a consciência sobre ele nos presenteiam a experiência de viver intensamente.

Se nos acorrentamos ao passado ou ao vício das expectativas, a vida se evapora sem percebermos. Ser feliz não é uma questão de ontem nem do amanhã, mas de hoje, e parece que temos o mau hábito de esquecer isso.

Viver sem medo

“A vida começa onde termina o medo”.
Compartilhar

O medo limita, paralisa, captura e reduz. Ele nos rouba a vida. A questão é ser valente e enfrentar aquilo que tememos apesar de tudo. Do contrário, ficaremos nos “e se…”, “mas…” e expectativas.

Nós daremos um passo além do medo, cruzaremos a fronteira e veremos o que acontece. Com frequência, aquilo que imaginamos é um cenário muito mais catastrófico do que a própria realidade…

Apreciar a nossa companhia

“Se você não puder apreciar a sua própria companhia, quem mais vai apreciá-la?”
Compartilhar

Esta frase de Osho nos convida à reflexão para mostrar a importância do amor próprio, não só para nós mesmos, mas também em nossas relações.

Só mostramos o nosso verdadeiro eu quando realmente sentimos e acreditamos nele. Assim, se queremos uma relação saudável e baseada na confiança, antes nós temos que acreditar e confiar em nós mesmos.

Como vemos, as frases de Osho são uma valiosa herança, e isso ocorre tanto pelo que elas dizem quanto pelo que inspiram. Elas podem ser a semente que desencadeia um pensamento, mas também a primeira gota, de muitas outras que fomentam o diálogo. Palavras às quais apelar se queremos nos questionar e chegar a nos conhecer de verdade, para depois conhecermos os outros.

Recomendados para você