Quanto menos sabemos, mais inteligentes pensamos que somos! (O efeito Dunning-Kruger)

Quanto menos sabemos, mais inteligentes pensamos que somos! (O efeito Dunning-Kruger)

Última atualização: 06 dezembro, 2021

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento”

( Confúcio )

Você já parou para pensar por que pessoas com menos habilidades e capacidades tendem a superestimar sua inteligência e pessoas com mais habilidades se subestimam?

Em 1995, um ladrão de Pittsburgh chamado McArthur Wheeler roubou dois bancos em plena luz do dia. Ao ser preso pela polícia e ver as imagens das câmeras de segurança, ele se surpreendeu ao saber que o suco de limão não o tornava invisível como ele achava. Este ato mostra como às vezes pensamos que somos mais inteligentes quanto menos sabemos e quanto menos habilidades temos.

O fenômeno que faz com que pessoas com menos habilidades pensem que são mais inteligentes é chamado de “efeito Dunning-Kruger” e foi descrito pelos cientistas da Universidade Cornell (Nova York, EUA), Justin Krugger e David Dunning, que realizaram um estudo para demonstrar como as pessoas com pouco conhecimento tendem sistematicamente a pensar que sabem muito mais do que sabem e a se considerar mais inteligentes do que outras pessoas mais preparadas.

Capturar

Para realizar o estudo, eles se voltaram para alunos da Cornell University e avaliaram diversos aspectos como humor, raciocínio lógico e gramática. Inicialmente foi pedido aos comediantes profissionais que avaliassem a graça de trinta piadas e depois foi pedido a um grupo de estudantes que fizesse a mesma avaliação. Como era de se esperar, a maioria pensava que suas habilidades para julgar o que era engraçado estavam acima da média.

Após o estudo do humor, foi realizado um estudo de lógica e gramática e os resultados foram os mesmos: as pessoas que obtiveram os piores resultados foram aquelas que pensaram ter o melhor conceito de si mesmas e se consideraram as mais inteligentes.

O estudo foi publicado em dezembro de 1999 no The Journal of Personality and Social Psychology.

Seus resultados foram os seguintes:

1. Indivíduos incompetentes tendem a superestimar sua própria capacidade.
2. Indivíduos incompetentes são incapazes de reconhecer a habilidade dos outros.
3. Os indivíduos incompetentes são incapazes de reconhecer sua extrema incompetência.
4. Se eles puderem ser treinados para melhorar substancialmente seu próprio nível de habilidade, esses indivíduos podem reconhecer e aceitar sua falta de habilidade anterior.

Efeito Dunning-Kruger: Por que ele ocorre?

Este fenômeno ocorre devido a uma percepção irrealista, porque as habilidades necessárias para fazer algo bem são precisamente as habilidades necessárias para saber como estou fazendo isso. Por exemplo, se meu nível de ortografia for muito baixo, a única maneira de descobrir é conhecendo as regras de ortografia.

Assim, com o passar do tempo e o estudo da ortografia, é possível conhecer os erros. Nestes casos também há um déficit duplo, pois não não só sou incompetente com a ortografia, mas também não tenho as habilidades e conhecimentos necessários sobre ortografia.

Portanto, diante de tudo o que foi exposto, vale a pena perguntar: Como posso saber se não possuo habilidades em um determinado assunto?

Em geral, devemos comparar o que sabemos com as regras sobre um determinado assunto e tentar ser objetivos. Por exemplo, se eu quiser testar meus conhecimentos de matemática, terei que estudar as regras da matemática e assim poderei avaliar minhas habilidades nesta área.

Como podemos superar nossa falta de habilidades?

Acima de tudo , devemos ser autocríticos e receptivos às críticas e opiniões dos outros. Muitas vezes supervalorizamos nosso conhecimento e não damos ouvidos a outras pessoas que podem ter diferentes opiniões e habilidades que podem nos enriquecer e com as quais podemos aprender.

inteligência

Por outro lado, devemos estar atentos à nossa forma de tomar decisões. Em que baseio minha decisão? Na minha intuição, no conhecimento que não tenho, nas minhas opiniões? Precisamos estar conscientes disso porque podemos estar supervalorizando nossos conhecimentos e habilidades.

“Grande parte das dificuldades que o mundo atravessa se deve ao fato de os ignorantes estarem completamente seguros e os inteligentes cheios de dúvidas”

(Bertrand Russell)

Em qualquer caso, o efeito Dunning-Kruger nada mais é do que uma afirmação da famosa frase de Charles Darwin “A ignorância gera mais confiança do que conhecimento.”

Portanto, precisamos fazer uma reflexão: Ignoramos nossa própria ignorância?

Pode interessar a você...
O efeito Dunning-Kruger: inferioridade e superioridade fictícias
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
O efeito Dunning-Kruger: inferioridade e superioridade fictícias

O efeito Dunning-Kruger é uma distorção do pensamento em que as pessoas ignorantes acham que sabem muito, e quem sabe muito acha que é ignorante.