Como os relacionamentos com pessoas tóxicas afetam você

· abril 20, 2016

Infelizmente, as pessoas tóxicas são um fenômeno comum na sociedade em que vivemos. Um mal absolutamente desnecessário, mas que se implantou com muita força entre nós.

Dado que existe gente tóxica em qualquer lugar, é muito difícil não se relacionar com elas, ou impedir que entrem em nossos círculos. Por isso é importante estar atento e saber identificá-las.

“É preciso procurar amigos como os bons livros. A felicidade não está em que sejam muitos, nem muito curiosos; e sim poucos, bons e bem conhecidos.”
-Mateo Alemán-

Nem sempre é fácil identificar as pessoas tóxicas. Contudo, existem formas que não costumam falhar. Dado que elas aprenderam a se camuflar muito bem entre as multidões, é preciso encontrar técnicas para afastá-las de nós e do nosso ambiente.

Como identificar as pessoas tóxicas?

A variedade de pessoas tóxicas que podemos encontrar hoje em dia no mundo é enorme. Portanto, não podemos identificar a todos do mesmo jeito se usarmos técnicas externas. No entanto, existem as técnicas internas que podem ser mais úteis.

manipulação

Como técnicas externas, podemos definir aquelas que usamos para observar os comportamentos habituais e inerentes das pessoas tóxicas. Contudo, o vírus que criam evolui e descobre novas formas de continuar prejudicando os outros para fortalecer a sua confiança, já que têm pouca segurança em si mesmos e precisam da dor alheia para sua autoafirmação.

Contudo, as técnicas internas são muito confiáveis, já que o seu uso reflete como essas pessoas tóxicas fazem com que nos sintamos. Você não deve procurar a solução nos outros, e sim no seu próprio interior.

Para fazer uso das técnicas internas, você precisa ter um nível de segurança em si mesmo bastante elevado, do contrário, poderá confundir sentimentos e reações. Se você é uma pessoa feliz e plena, não terá problema para identificar gente tóxica, pois logo perceberá, no fundo do seu próprio ser, que algo não está bem com a pessoa que tenta machucá-lo de forma oculta.

Como as pessoas tóxicas afetam você

Identificar as pessoas tóxicas pela maneira como elas afetam você com a sua atitude e ação é relativamente simples, sempre que você tenha uma psique equilibrada e uma existência feliz e plena. Lembre-se de que, diante da mais mínima suspeita de que alguém não se comporta como deveria, você deve colocar todos os seus sentidos em alerta. Também não se esqueça de estudar essa pessoa. Mesmo assim, ela tocará em você, nos seus sentimentos, reações e nas suas atitudes frente a esse ser.

Se você sente que o que uma pessoa faz afeta você de forma íntima, mesmo que seja muito sutil e quase imperceptível, comece a suspeitar, pois talvez esse suposto amigo ou conhecido não seja tão limpo e justo como quer se fazer ver.

No momento em que você sentir que você perde o seu equilíbrio mental, emocional e sentimental, estude com profundidade dentro do seu próprio ser o que há de errado, e por onde chegam esses efeitos que ameaçam a sua estabilidade.

O mais provável, se você for perfeitamente sincero consigo mesmo e olhar no fundo do seu coração, é que você descubra que os efeitos negativos sobre a sua vida chegam a partir do mesmo ponto de origem, uma pessoa tóxica que talvez esteja muito bem protegida sob o disfarce de alguém simpático, amável ou conciliador. Ou talvez não. Isso você mesmo descobrirá.

Contudo, é importante que, assim que você observar que algo estremece dentro de você, esteja atento para cortar pela raiz qualquer tipo de relacionamento que, ao se arraigar, acaba transformando o problema em uma grande bola de neve impossível de deter. Isto irá arrastar todo o seu trabalho e equilíbrio e destruirá o que você construiu para você e os seus, com esforço, cuidado e carinho.

“O infortúnio põe à prova os amigos e descobre os inimigos.”
-Epiceto de Frigia-

pessoas-tóxicas-fazendo-fofoca

O que as pessoas tóxicas fazem você sentir?

Se, de repente, mesmo estando em paz com você mesmo, você começa a sentir remorso, um sentimento de culpa muito profundo, uma espécie de menosprezo de pessoas que antes amavam você, um leve efeito depressivo ou uma responsabilidade desproporcional para com pessoas que não correspondem, é provavelmente o efeito de alguém tóxico que manipula você.

Os sentimentos que as pessoas tóxicas provocam nos outros são negativos e estão relacionados a diminuir a autoestima e exercer o controle e a manipulação do outro. Tudo depende de se a outra pessoa se deixa ou não influenciar por elas, se lhe outorga algum grau de credibilidade.

Estes sentimentos e estados emocionais são facilmente identificáveis por aqueles que estão seguros de si mesmos, têm seus sentimentos em paz e falam com seu coração e emoções com toda a franqueza.

Portanto, se você ainda não é sincero com você mesmo, procure começar esse diálogo com o seu coração e comece a conhecer a si mesmo. Você verá como será muito mais fácil ser feliz, identificar as pessoas tóxicas e se rodear unicamente daqueles que realmente amam você.