Sense8, uma canção à liberdade e ao amor - A Mente é Maravilhosa

Sense8, uma canção à liberdade e ao amor

Abril 16, 2018 em Filmes 66 Compartilhados
Sense8

Dos criadores de Matrix, chega esta intensa série em que oito pessoas experimentam telepaticamente a vida dos outros. Sense8 é uma série criada e dirigida pelas irmãs Wachowski, e assim como no resto de suas obras, o que a define é a palavra “diferente”.

Sense8 é uma série muito diferente das que estamos acostumados a ver, com toques desconcertantes que são uma canção à liberdade e ao amor. Conta a história de oito desconhecidos conectados psicológica e emocionalmente apesar de suas diferenças raciais, de sexo, gênero, religião, etc. Como ponto de partida, cada personagem vive em uma extremidade do mundo.

Estas diferenças não impediram que se conectassem em níveis mais profundos, trabalhassem e colaborassem juntos; aproveitando os pontos fortes de cada um para sobreviver e lutar contra o antagonista com o mesmo poder telepático, mas com alguns objetivos muito diferentes. Sense8 reflete como os valores são o elo de união entre culturas, interconectando civilizações através da conexão de seus oito protagonistas.

“Deveríamos ter medo de ser iguais, não de ser diferentes”.
-Anônimo-

A história de Sense8

Sense8 conta a história de oito desconhecidos (Will, Riley, Capheus, Sun, Lito, Kala, Wolfgang e Nomi) de diferentes culturas, raças e orientações sexuais que, depois de experimentarem a morte trágica de uma mulher, Angélica, através de visões ou sonhos, se encontram mental e emocionalmente conectados. Esta conexão lhes permite se comunicar, sentir e compartilhar seus conhecimentos, idiomas e habilidades.

Cena de Sense8

Durante a primeira temporada, pudermos conhecer cada um dos oito protagonistas enfrentando suas próprias vidas, já que apesar de sua conexão, eles não se conhecem fisicamente. Esta temporada explora como descobrem e aceitam que eles têm poderes telepáticos que os tornam «sensíveis» (senseight).

Enquanto eles tentam descobrir porque estão conectados e o que significa sua conexão, recebem ajuda de outro sensitivo chamado Jonas. Como toda boa série, há um antagonista, um homem conhecido como Whispers, que tenta capturá-los invadindo seus pensamentos e emoções.

Na segunda temporada a conexão foi aperfeiçoada de forma notável; eles entendem e desfrutam de sua conexão, colaborando para serem melhores juntos. Valorizam mais o que os une do que aquilo que os separa, e veem as diferenças com possibilidades de enriquecimento mútuo.

Alguns personagens chegarão a se conhecer fisicamente e idealizarão um plano para derrotar Whispers. Capítulo por capítulo, teremos a oportunidade de descobrir como cada um dos personagens evolui e cresce individualmente, dando valor ao grupo e aperfeiçoando a conexão que existe entre eles. Tanto é assim que esta conexão vai nos revelar que todos eles são, na realidade, um.

Os 8 protagonistas

Uma das qualidades mais notáveis da série é falar abertamente de temas como o gênero, sexualidade, feminismo ou fé, através dos diferentes personagens. São oito protagonistas, mas estes protagonistas precisarão da existência de outros personagens, que serão essenciais. Eles representarão o amor, a amizade, a família, o mistério ou medo … Personagens como Angélica, Jonas, o próprio Whispers e outros de especial interesse para cada um dos protagonistas.

Os oito protagonistas são personagens muito bem desenhados, com características marcantes e essenciais para fazer parte do grupo. Há uma grande diferença entre eles e uma única conexão inicial: eles compartilham o mesmo dia de nascimento, o dia 8 de agosto, e no começo da série todos têm 27 anos.

Will Gorski

Um policial de Chicago que sofre de enxaqueca e tem visões porque testemunhou um assassinato que nunca foi resolvido quando era apenas uma criança. Como um bom policial, Will é leal e protetor, entre outras qualidades que todo bom líder tem.

Cena de Sense8

Riley Blue

Nascida como Riley Gunnarsdottir, uma DJ islandesa; com um passado difícil, cheio de perdas, que a fez fugir para Londres. Riley nos mostrará o grande poder da música para despertar e conectar nossas almas.

“A morte não deixa você dizer adeus. Simplesmente forma buracos em sua vida, em seu futuro, em seu coração “.
-Riley, 1×09 Death Doesn’t Let You Say Goodbye-

Capheus Onyango “Van Damme”

Um motorista compassivo de Matatu (micro-ônibus) em Nairobi com um grande senso de justiça. Seguidor dos filmes de Jean Claude Van Damme, que é sua inspiração. Seu melhor amigo e sua mãe serão seus grandes apoios. Suas habilidades como motorista serão essenciais nesta aventura.

Sun Bak

Uma empresária de Seul e estrela em ascensão no kickboxing subterrâneo. Tem uma história familiar complicada que a levará para a cadeia. O seu conhecimento em artes marciais e o apoio do seu professor serão muito úteis para enfrentar todos os tipos de dificuldades.

“Nós existimos por causa do sexo. Não é algo para se temer. É algo para honrar, desfrutar”.
-Sun, 2×01 A Christmas Special-

Cena de Sense8

Lito Rodríguez

Um famoso ator de filmes de ação e novelas que vive na Cidade do México. Sua sensibilidade e suas grandes habilidades para interpretação serão necessárias em várias ocasiões. Seu poder de mentir e persuadir tirará os protagonistas de mais de uma confusão. A amizade de Daniela e o amor incondicional de Hernando lhe darão forças diante do maior dos problemas.

Kala Dandekar

Uma química farmacêutica e dedicada hinduísta de Mumbai, que está comprometida com um homem que não ama. Seus conhecimentos químicos e médicos serão muito úteis em diversas situações.

Max Riemelt Wolfgang Bogdanow

Um ladrão de carros-fortes de Berlim que tem assuntos inacabados com o pai e faz parte do crime organizado. Em toda boa equipe deve haver uma mente capaz de fazer o que deve ser feito, sem pensar muito nas conseqüências. Felizmente, ele tem o apoio incondicional de seu melhor amigo Félix.

Nomi Marks

Uma mulher transexual de São Francisco, blogueira política e hacker. Seu conhecimento de informática e seus contatos terão um grande papel na série. Graças à ajuda de seus amigos hackers e ao apoio incondicional de seu grande amor, Amanita, ela se tornará uma das personagens mais importantes desta história.

“Sua vida pode ser definida pelo sistema ou pela forma como você desafia o sistema.”
-Nomi, 2×04 Polyphony-

Cena de Sense8

Quem sou?

‘Quem sou?’ é o título de um dos episódios do Sense8. Um dos muitos episódios que estão gravados em nossa memória por ser impactante a nível emocional. ‘Quem sou?’ é uma pergunta difícil de responder para todos nós, sobre a qual os protagonistas refletem.

O que ou quem pode definir nossa identidade? De onde eu sou, o que faço, o que fiz, o que farei, o que tenho, o que vou ser, quem amo ou a quem amei, o que perdi … É uma pergunta que gera muitas outras perguntas. Uma questão difícil, já que a construção de uma identidade é algo muito complexo que acontece dia após dia, ano a ano, experiência após experiência, decisão após decisão, pessoa após pessoa que atravessa o nosso caminho.

Eles nos fazem pensar sobre o perigo da rotulagem. Rotular é o oposto de entender. É reduzir as pessoas a papéis, a papéis marcados por sua cor de pele, raça, religião ou condição sexual, entre outros. Aspectos da nossa vida que, na maioria das vezes, não poderíamos escolher. Papéis esses que são parte de quem somos, mas que por si só não nos definem.

“Quem sou eu? Eu acho que quem sou é o mesmo que você. Não melhor. Nem pior. Porque ninguém foi ou jamais será exatamente o mesmo que eu ou você”.
-Capheus y Lito, 2×01 A Christmas Special-

E finalmente chega a última conclusão: os seres humanos são iguais, apesar das diferenças. Ninguém é melhor que ninguém ou pior que ninguém. Não existem duas pessoas exatamente iguais. Todas as pessoas são únicas, e ser únicos é o que nos torna iguais; igualmente importantes.

Sense8, uma canção à liberdade e ao amor

No ano passado, a Netflix tomou a difícil decisão de cancelar a série depois de duas temporadas realmente impressionantes, cheias de momentos emocionantes. A insistência dos inúmeros fãs fez Sense8 ter um final com um episódio especial de duas horas. No momento, não se sabe a data em que este capítulo tão esperado será lançado.

“O amor não é algo que se dá corda. Nós não o programamos nem controlamos. O amor é como a arte: uma força que entra em nossas vidas sem regras, expectativas ou limitações, o amor, como arte, deve sempre ser livre “.
-Hernando, 1×09 Death Doesn’t Let You Say Goodbye-

Esta série é uma canção à liberdade e ao amor. O amor no sentido amplo da palavra: desde o amor por si mesmo ao amor pelos outros e, é claro, o amor para com a vida. Durante o decorrer da série fala-se sobre a importância de amar e ser amado com liberdade. Amar a própria vida, valorizar a própria existência, a dos entes queridos e de toda a humanidade.

“A vida e a morte estão sempre misturadas; da mesma forma que alguns inícios são finais e alguns finais se tornam o início”.
-Capheus, 1×09 Death Doesn’t Let You Say Goodbye-

Muitos são os momentos inesquecíveis de Sense8, por diferentes razões: a sua originalidade, a sua grande sensibilidade, o grande senso de humor que aflora, a ação. A música, a fotografia e as palavras cuidadosamente escolhidas nos mostram o que somos capazes do que quisermos.

Recomendados para você