12 frases de Marilyn Monroe e a construção de um mito
É bastante difícil que hoje em dia alguém não reconheça o rosto de Marilyn Monroe. Ele foi imortalizado em diversas ocasiões e estampa uma infinidade de objetos. É um rosto que sem sombra de dúvida tornou-se um símbolo do século XX, caracterizando um mitose nossa vida contemporânea. Mas o que há por trás dos cabelos dourados e do sorriso cativante que vemos? Algumas frases de Marilyn Monroe nos dão pistas sobre isso.
Norma Jean Baker nasceu no dia primeiro de junho de 1926 em Los Angeles, Califórnia. Seus pais se separaram antes mesmo de seu nascimento, o que a tornou filha de uma mãe solteira que tinha tempo e recursos esparsos, o suficiente apenas para se manter. Por isso, foi colocada para adoção.
“Se eu tivesse seguido todas as regras, nunca teria chegado a lugar nenhum”.
-Marilyn Monroe-
A infância de Norma Jean Baker não foi fácil. Ela voltou a morar com sua mãe em algum momento, mas foi marcada por uma mudança constante de famílias e lares. Esteve cercada de problemas durante toda a vida e inclusive sofreu abusos sexuais. Tudo isso criou na jovem Norma uma série de inseguranças que permaneceriam com ela ao longo de toda sua vida.
Já em idade adulta, começou a trabalhar em uma fábrica de munições. Lá, foi fotografada para uma revista e pouco depois começou a trabalhar como modelo. A partir desse momento, seria conhecida como Marilyn Monroe e mudou seus cabelos castanhos pela cor mítica que conhecemos hoje. Da moda ao cinema, o mito de Marilyn Monroe foi sendo construído.
As frases de Marilyn Monroe falam sobre o amor, o sucesso e a solidão. São um retrato de si mesma, cheia de reflexões.
Frases de Marilyn Monroe, um mito do século XX
Os mitos servem para explicar o mundo, explicar aquilo que escapa ao entendimento do homem. Desse modo, encontramos muitos mitos em culturas antigas que se prestam a explicar uma infinidade de fenômenos. Atualmente, o porquê da mitologia mudou. Hoje criamos mitos a partir dos meios de comunicação, dando novos significados e leituras para algumas imagens ou ícones.
Segundo Roland Barthes, o mito é um produto, uma prática cultural, e é um novo elemento da linguagem. O signo linguístico faz par com um significante e um significado, que são inseparáveis. O mito dá um passo além disso, adicionando mais um significante ao signo. Este é, desse modo, transformado e adquire um novo significado além do que seria o inicial.
- Leitura cínica: é uma leitura literal, que é feita por exemplo por jornalistas.
- Leitura do significante do mito: desfaz a camada externa do mito e descobre suas falhas.
- Leitura dinâmica: é a leitura que a maioria das pessoas faz, há uma aproximação do mito sem esforço de desmistificação.
1. “Hollywood é um lugar em que alguém paga 1000 dólares por um beijo e vende a alma por 50 centavos.”
2. “Uma carreira é uma coisa maravilhosa, mas não serve para te aconchegar em uma noite fria.”
3. “Às vezes, sinto que minha vida foi uma grande rejeição.”
4. “A felicidade está dentro de si, e não ao lado de alguém.”
5. “Os cachorros não mordem, mas os seres humanos sim.”
6. “Não me importo em viver em um mundo de homens se eu puder ser uma mulher nele.”
7. “A imperfeição é beleza, a loucura é genialidade, e é melhor ser absolutamente ridículo que absolutamente entediante.”
8. “O sucesso faz com que muita gente te odeie, eu gostaria que não fosse assim. Seria maravilhoso aproveitar o sucesso sem ser invejada pelos olhos que o rodeiam.”
9. “Em Hollywood, a virtude de uma menina importa muito menos que sua aparência.”
10. “As pessoas começaram a insinuar que eu era lésbica, eu apenas sorri. Não há sexo incorreto se há amor.”
11. “O amor não precisa ser perfeito, apenas verdadeiro.”
12. “Estou tentando me encontrar como pessoa, mas às vezes não é fácil. Milhões de pessoas vivem suas vidas sem se encontrarem.”
Por trás da imagem de mulher sedutora, feminina e glamurosa se escondia uma mulher de passado obscuro, que passou toda sua vida tentando se entender, que sofreu de depressões e ataques de pânico, sem abandonar em nenhum momento a sensação de estar à beira de um abismo, que todos já experimentamos alguma vez. Até hoje, sua morte segue envolvida em uma névoa de mistério, fazendo com que não só sua vida, mas também sua morte sigam alimentando diversas teorias e conspirações.
“Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, perco o controle e, às vezes, sou difícil de lidar. Mas se você não puder lidar comigo em meu pior momento, definitivamente não me merece no meu melhor.”
-Marilyn Monroe-