25 Frases do maravilhoso Mario Benedetti
A extensa e maravilhosa obra deixada pelo fantástico Mario Benedetti é uma escadaria aos nossos sonhos. Com suas palavras, o escritor uruguaio nos eleva a um mundo de compreensão e nostalgia que nos faz suspirar. Neste artigo, deixamos 25 frases espetaculares que são um prazer para os nossos sentidos:
1. Não me tentes, pois se nos tentarmos, não poderemos esquecer.
2. Mas, realmente, o que é O Nosso? Por enquanto, pelo menos, é uma espécie de cumplicidade com os outros, um segredo compartilhado, um pacto unilateral. Naturalmente, esta é uma aventura, nem um programa nem – menos ainda – um noivado. No entanto, é algo além de amizade. O pior (ou o melhor?) é que ela se encontra muito cômoda nessa definição. Diz-me com toda a confiança, com todo humor, acredito que até com carinho.
3. Quando pensávamos ter todas as respostas, de repente, mudaram todas as perguntas.
4. A borboleta sempre se lembrará de ter sido uma lagarta.
5. Depois de tudo, a morte é apenas um sintoma de que houve vida.
6. Na razão, só entrarão dúvidas que tenham a chave.
7. Dois perigos deve temer o homem novo: a direita quando é destra, a esquerda quando é sinistra.
8. Não acredite em tudo que te contam sobre o mundo (nem mesmo nisso que estou te contando), já te disse que o mundo é incontável.
9. Quem diria, os fracos realmente nunca se rendem.
10. Há poucas coisas tão ensurdecedoras como o silêncio.
11. Gostaria de olhar as coisas de longe, mas com você.
12. Não te rendas, por favor, não cedas, ainda que o frio queime, ainda que o medo morda, ainda que o sol se esconda, e o vento se cale, ainda existe fogo na tua alma, ainda existe vida nos teus sonhos. Porque a vida é tua e teu também o desejo, porque cada dia é um novo começo, porque esta é a hora e o melhor momento, porque não estás sozinho, porque eu te amo!
13. Gosto de gente que vibra, que não tem que ser empurrada, que não se tem que dizer que faça as coisas, que sabe o que tem que ser feito e o faz. De gente que cultiva seus sonhos, até que estes se apoderem de sua realidade.
14. Gosto de gente capaz de entender que o maior erro do ser humano é tentar tirar da cabeça aquilo que não sai do coração.
15. Renunciamos ao momento único e feliz. Preferimos perdê-lo, deixá-lo transcorrer sem sequer fazer uma razoável tentativa de agarrá-lo. Preferimos perder tudo, antes de admitir que se tratava da única possibilidade e que essa possibilidade é apenas um minuto e não uma larga e impecável existência.
16. Eu amo, tu amas, ele ama, nós amamos, vós amais, eles amam. Quem dera não fosse conjugação e sim realidade.
17. Cinco minutos bastam para sonhar toda uma vida, tão relativo é o tempo.
18. Nunca pensei que na felicidade houvesse tanta tristeza.
19. Que boa insônia, se me desvelo sobre seu corpo.
20. Minha estratégia é que um dia qualquer, não sei como nem com que pretexto, você precise de mim.
21. O glória não consiste em não cair nunca, mas em levantar-se quantas vezes forem necessárias.
22. O amor não é repetição. Cada ato de amor é um ciclo em si mesmo, uma órbita fechada em seu próprio ritual. É, como poderia explicar, um punho de vida.
23. A perfeição é uma polida coleção de erros.
24. Se o coração cansa de amar, para quê serve?
25. Se conhecêssemos o que temos com tanta clareza como conhecemos o que nos falta…