3 alimentos ricos em triptofano
O estado químico do nosso cérebro, determinado em grande parte pela liberação de neurotransmissores, influencia diretamente o nosso humor. Estas substâncias são as responsáveis diretas por manter o correto funcionamento da nossa mente, e podem ser o segredo para melhorar as nossas sensações, atitudes e, inclusive, combater doenças como a depressão e a ansiedade. Por isso, apresentamos a seguir uma lista de alimentos ricos em triptofano que podem nos ajudar neste sentido.
O triptofano é um dos aminoácidos mais importantes. Ele se encarrega de controlar as funções de apoio, como o sono, e além disso, é o percursor de neurotransmissores como a serotonina e a melatonina. Por isso, vamos ver como podemos regulá-lo em nosso organismo.
O corpo humano precisa de oito aminoácidos essenciais para funcionar de maneira correta. São substâncias que não podem ser produzidas pelo nosso organismo, e por isso têm que ser obtidas por meio da dieta alimentar. Desses oito aminoácidos, o triptofano é o mais difícil de conseguir.
O problema é que ele também é um dos mais importantes. Além de regular as funções mencionadas anteriormente, também sabemos que o triptofano tem efeitos bastante benéficos sobre o desejo de comer alimentos pouco saudáveis. Por outro lado, acredita-se que ele seja capaz de nos proteger contra alguns tipos de câncer e problemas cardíacos.
Alimentos ricos em triptofano
Incorporar alguns alimentos ricos em triptofano a uma dieta alimentar saudável pode melhorar a qualidade de vida de maneira significativa. Neste artigo, mencionaremos os seguintes alimentos:
- Ovos.
- Carne e peixe.
- Leite e derivados.
Vejamos cada um deles.
1. Ovos
Os ovos são um dos alimentos mais criticados, sem razão, dentre todos os que existem. Durante décadas, foram detonados pela publicidade devido à crença de provocarem altos níveis de colesterol. No entanto, recentemente a ciência absolveu os ovos e seu consumo não só deixou de ser ruim, mas tem um impacto muito positivo sobre a saúde.
Um dos principais motivos deste efeito positivo é que os ovos contêm diversos componentes benéficos para o nosso corpo. Por isso, se só pudermos escolher um dos alimentos ricos em triptofano desta lista, ele será uma das melhores escolhas.
Uma advertência: a maior concentração de triptofano está na gema, por isso, consumir apenas a clara não é útil para aumentar os níveis deste neurotransmissor no corpo.
2. Carne e peixe
Ultimamente existe muita polêmica em relação aos efeitos nocivos da carne sobre a nossa saúde, devido a um relatório publicado pela OMS em 2014 sobre a relação entre este alimento e certos tipos de câncer. No entanto, estes resultados requerem uma análise muito mais profunda, e eles só se referem a alguns alimentos de origem animal.
Por exemplo, apesar das carnes vermelhas (como a de vaca ou de porco, em grandes quantidades) poderem ser as responsáveis por causar alguns problemas em nossa saúde, as carnes brancas (como as de frango e peru) e o peixe (especialmente os “peixes gordurosos”) têm efeitos predominantemente positivos para a maioria das pessoas. Entre esses efeitos está o aumento do triptofano no cérebro, mas existem muitos outros.
Portanto, o consumo regular de carnes brancas e de peixes vai nos ajudar a manter o peso ideal, a perder gordura e a construir músculos, além de regular tanto o humor quanto a vontade de consumir comida processada. Por isso, incluir mais carnes deste tipo na dieta alimentar é uma das melhores escolhas que podemos fazer.
3. Leite e derivados
O último dos alimentos ricos em triptofano que vamos ver são os derivados do leite. Apesar de algumas pessoas não os tolerarem muito bem, aqueles que podem consumi-los sem consequências negativas irão descobrir que eles têm muitos benefícios para a saúde.
Além disso, até na cultura popular encontramos uma relação entre o leite e o triptofano: não é à toa que é um dos alimentos recomendados para dormir melhor. Isto está relacionado aos efeitos que este aminoácido tem para combater a insônia.
Apesar da importância de consumir estes alimentos, é necessário entender que somente o fato de consumi-los não garante um bom nível de triptofano. É fundamental que eles sejam consumidos como parte de uma dieta alimentar equilibrada, já que a produção dos diferentes neurotransmissores depende de muitos fatores. Neste caso, por exemplo, o corpo precisa também da presença do magnésio e da vitamina B6.
No entanto, consumir os alimentos desta lista, apesar de os mesmos não serem milagrosos, vai nos ajudar a aumentar o bem-estar e a qualidade de vida.