4 estratégias para combater a procrastinação

4 estratégias para combater a procrastinação
Gema Sánchez Cuevas

Revisado e aprovado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

Parar de adiar tarefas é, em grande parte, uma questão de mudar o modo de pensar e de abordar a situação. Estas 4 estratégias para combater a procrastinação podem ser de grande ajuda se você costuma sofrer com este problema.

Afinal, como diz Kamal Ravikant: “As coisas que eu carrego são meus pensamentos. São meu único peso. Meus pensamentos determinam se eu sou livre e leve ou pesado e sobrecarregado”.

O ser humano tende a adiar a realização daquelas tarefas que considera tediosas, das quais não gosta, que causam estresse, ou até mesmo que acreditam não ser capazes de fazer. Esse comportamento é chamado de procrastinação, e todos o apresentamos em algum momento.

No entanto, o que ele realmente constitui é um ato de autossabotagem, já que além de adiar um ato que é inevitável, nos faz sentir mal com nós mesmos e nos impede de desfrutar plenamente de outras coisas que nos agradam mais. Por esse motivo, é conveniente mudar o modo de pensar e agir.

Por essa razão, a seguir compartilhamos algumas estratégias para combater a procrastinação.

“Somos formados por nossos pensamentos; nos tornamos o que pensamos”.
-Budha-

O cansaço diante do excesso de trabalho

Como combater a procrastinação

Substitua o pensamento da obrigação pelo de prazer

Podemos ter e nutrir a ideia de que o trabalho é uma obrigação chata e de que poderíamos estar fazendo algo muito mais divertido. Inclusive, esse pensamento pode se tornar tão grande que dá lugar à uma grande tortura mental.

Essa maneira de pensar nos leva a identificar o trabalho com uma experiência desagradável da qual queremos fugir.

O resultado é que estamos sempre adiando as tarefas porque não nos sentimos preparados e motivados para lidar com as mesmas. Isso gera ansiedade, nervosismo, frustração e prejudica a nossa autoestima.

Então, por que não ignorar o negativo da mesma maneira que ignoramos o positivo? Não é fácil, especialmente se o nosso olhar está distorcido há muito tempo. Trata-se de encontrar o que mais gostamos no nosso trabalho, reconhecer a importância dele, aprender novas formas de realizar as tarefas, etc.

Estruture com inteligência

O medo do fracasso, as dúvidas pessoais, a baixa autoestima, o medo, etc. são fatores psicológicos que nos fazem procrastinar. Por outro lado, se formos atingindo metas, a confiança em nós aumentará e nos sentiremos mais qualificados para enfrentar as tarefas mais difíceis.

Portanto, uma maneira eficaz de combater a procrastinação é estabelecer uma meta cujo cumprimento não exija muito esforço. Por exemplo, em vez de perder 10 quilos, é melhor mudar pouco a pouco os hábitos alimentares. Podemos começar aumentando o consumo de frutas e diminuindo a ingestão de doces.

Definir metas de forma progressiva e realista é fundamental para combater a procrastinação.

Crie um espaço no qual você se sinta bem

O lugar onde trabalhamos ou desenvolvemos as nossas tarefas tem um papel fundamental. Quanto melhor você se sentir nele, menos irá procrastinar.

Projete e mude seu ambiente para fazer aquelas tarefas que você não gosta muito em um lugar onde você quer estar, que favoreça a calma, a inspiração, a concentração, etc. Cores, plantas, móveis confortáveis, fotos, limpeza, boa iluminação e ventilação… Tudo ajuda.

Se você se sentir confortável, terá mais vontade de fazer as coisas. E, é claro, elimine as distrações que impedem a concentração. Internet, ruídos, telefone, redes sociais, etc. são fatores que irão afastá-lo da sua meta; deixe-os como recompensa para quando você terminar.

“O estresse provém da maneira como você se relaciona com os eventos ou situações”.
-Chris Prentiss-

Ambiente organizado para trabalhar

Cuide do seu corpo

Dormir a quantidade de horas necessárias, fazer exercício e ter uma alimentação saudável são três pilares sobre os quais boa parte da nossa saúde é baseada.

Cuidar deles fará com que tenhamos mais energia; nos sentiremos melhores, menos vulneráveis ao estresse, e teremos um equilíbrio emocional mais sólido, com mais pontos de apoio.

É possível mudar o pensamento com estas 4 estratégias para combater a procrastinação. Você se sentirá muito melhor e muito mais realizado. Experimente!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cerdan Lopez, C. A. (2022). Causas, consecuencias y estrategias para afrontar la procrastinación laboral: una revisión teórica. [Tesis de pregrado, Universidad Católica Santo Toribio de Mogrovejo]. https://tesis.usat.edu.pe/handle/20.500.12423/5753
  • Huang, H., Ding, Y., Liang, Y., Wan, X., Peng, Q., Zhang, Y., Kong, D., & Chen, C. (2023). The association between perfectionism and academic procrastination among undergraduate nursing students: The role of self-efficacy and resilience. Nursing Open, 1-11. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37464544/
  • Laureano, C. A., & Ampudia, L. G. (2019). Procrastinación: revisión teórica. Revista de Investigación en Psicología22(2), 363-378. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8162710
  • Svartdal, F., Dahl, T. I., Gamst-Klaussen, T., Koppenborg, M., & Klingsieck, K. B. (2020). How Study Environments Foster Academic Procrastination: Overview and Recommendations. Frontiers in psychology, 11, 1-13. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2020.540910/full
  • Tahir, M., Yasmin, R., Butt, M. W. U., Gul, S., Aamer, S., & Naeem, N. (2022). Exploring the level of academic procrastination and possible coping strategies among medical students. The Journal of the Pakistan Medical Association72(4), 629-633. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35614591/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.