5 benefícios da masturbação feminina

fevereiro 17, 2019

Dar prazer a si mesma continua sendo um assunto tabu em muitos lugares. No entanto, trata-se de uma parte completamente natural e muito saudável da sexualidade humana. Neste artigo, vamos falar sobre os principais benefícios da masturbação feminina.

Apesar da ideia dos homens se masturbarem ser muito mais aceita socialmente, o mesmo não acontece de uma forma tão aberta com as mulheres. No entanto, apesar desse assunto não ser muito compartilhado, o que as estatísticas mostram é que as mulheres também se masturbam. Podemos encontrar alguns dados, por exemplo, em um estudo realizado pela National Survey of Sexual Health and Behavior (NSSHB), da Universidade de Indiana (EUA).

Portanto, já que estamos abordando uma prática sem efeitos colaterais negativos, neste artigo queremos ajudá-la a ser mais consciente de todos os aspectos positivos da masturbação feminina.

Se você for homem, isso vai ajudá-lo a entender melhor a sua companheira, e se você é mulher, vai ver a masturbação com mais clareza, sem todos os mitos e tabus que acompanharam o pensamento social durante vários séculos e em muitas sociedades.

Benefícios da masturbação feminina

A masturbação, apesar de despertar curiosidade, em muitos casos continua sendo um assunto sobre o qual há muitas hipóteses e poucas certezas. No entanto, algumas pesquisas indicam que há uma associação entre essa prática e a saúde física, mental e sexual. Mais especificamente, certos aspectos físicos e psicológicos parecem melhorar bastante nas mulheres quando elas mergulham no auto-erotismo.

A seguir, vamos ver quais são os benefícios mais importantes:

O orgasmo feminino

1. Aumento do bem-estar

O benefício mais relevante da masturbação é, também, o mais evidente: quando nos tocamos, isso faz com que nos sintamos bem. Mas, por que isso acontece? Do mesmo modo que ocorre durante o sexo, os orgasmos que temos liberam alguns neurotransmissores no cérebro. Eles são capazes de alterar o nosso humor e, inclusive, os aspectos da nossa saúde física.

Desse modo, um dos benefícios mais conhecidos é a liberação da dopamina. Essa substância é a encarregada da nossa sensação de prazer e os seus efeitos podem ser muito poderosos. Por isso, um dos maiores benefícios da masturbação feminina é o aumento da sensação de bem-estar.

2. Ajuda a apreciar mais o sexo

Algumas mulheres são incapazes de ter orgasmos quando estão com seus companheiros. Há muitas causas diferentes pelas quais isso acontece, mas existe uma relação direta entre se masturbar regularmente e tirar mais proveito dos encontros sexuais.

Isso pode parecer contraintuitivo mas, na verdade, não é. A masturbação feminina permite que as mulheres que a praticam entendam melhor o seu corpo e saibam do que realmente gostam. Por isso, quando elas estão com seus companheiros, são capazes de guiá-los de uma forma mais efetiva, para que as suas carícias sejam mais prazerosas.

3. Redução dos níveis de estresse

Um dos benefícios da masturbação feminina que mais influi no bem-estar psicológico é o seu efeito relaxante. Diversos estudos mostraram que, graças às substâncias liberadas no cérebro, as mulheres que se masturbam conseguem reduzir os seus níveis de estresse de maneira notável.

Isso é mais importante do que pode parecer em um primeiro momento. O estresse tem sido relacionado a vários tipos de problemas, como a depressão, a ansiedade, o câncer ou os ataques cardíacos. Por isso, qualquer atividade que ajude a reduzi-lo deveria ter mais espaço em nosso dia a dia.

4. Ajuda a aliviar as dores menstruais

Para muitas mulheres, as dores menstruais são um verdadeiro problema. Uma vez ao mês, elas têm que sofrer diferentes tipos de incômodos que, às vezes, nem os analgésicos conseguem eliminar. No entanto, o que aconteceria se houvesse uma forma de reduzi-las de uma maneira mais prazerosa?

É isso que as pesquisas parecem indicar. Diversos estudos sobre os benefícios da masturbação feminina defendem que essa prática ajuda a diminuir ou, inclusive, a eliminar as dores menstruais. Portanto, você já sabe: na próxima vez em que se sentir incomodada com a menstruação, em vez de tomar um remédio, dedique um pouco mais de tempo a si mesma.

Mulher sentindo prazer

5. Melhoria na saúde

O último dos benefícios para a saúde das mulheres que se masturbam de maneira regular é, talvez, o mais surpreendente. Como mostram as pesquisas mais recentes, os orgasmos obtidos de maneira solitária podem reduzir a probabilidade de sofrer de várias doenças, como a diabetes ou o câncer.

Durante o orgasmo, não são só liberadas as endorfinas, mas também são geradas substâncias que têm um papel muito importante na manutenção da saúde física.

Logicamente, esses não são os únicos benefícios da masturbação feminina. No entanto, as cinco razões já comentadas são suficientes para querer se dedicar mais a esta prática, não? Perca o medo do seu corpo e aproveite!