Benefícios de caminhar que devemos conhecer - A Mente é Maravilhosa

5 benefícios de caminhar

junho 27, 2018 em Curiosidades 0 Compartilhados
Benefícios de caminhar

Hoje em dia, a importância do exercício físico para a nossa saúde é evidente. Neste artigo, queremos falar especificamente sobre os benefícios de caminhar.

Manter-se ativo é uma das chaves do nosso bem-estar, tanto físico quanto emocional. No entanto, para muitas pessoas, frequentar uma academia ou começar a praticar alguma modalidade esportiva requer muito tempo e esforço. 

Para quem procura uma atividade com essas características, caminhar pode se tornar uma das melhores alternativas. Devido aos seus inúmeros benefícios, este simples exercício físico é uma maneira muito eficiente de melhorar nossa saúde e bem-estar. No artigo de hoje você aprenderá por que a caminhada pode se tornar sua melhor aliada.

Quais são os benefícios de caminhar?

Embora uma caminhada não tenha tanta publicidade quanto outros tipos de exercícios, a verdade é que trata-se de uma opção válida para dar dinamismo ao corpo. Se fazer musculação não é o que você gosta, e se você já está cansado das aulas de ioga, mas quer incorporar os benefícios do exercício em sua vida, vai gostar de descobrir como o simples ato de fazer uma caminhada pode ajudá-lo.

Homem caminhando com mochila nas costas

1- É fácil de fazer

Um dos maiores benefícios de caminhar é, possivelmente, o quão fácil é fazer este exercício. Por não precisar de nenhum tipo de equipamento especializado para realizá-lo, a falta de dinheiro deixa de ser um obstáculo. Por outro lado, como uma caminhada pode se adequar a qualquer momento de nossa rotina, também é um exercício válido para as pessoas com tempo limitado.

Este aspecto faz com que seja muito fácil transformar a caminhada em um hábito saudável. A partir daqui, é muito mais provável que você se acostume a se exercitar e, até mesmo, ao começar a notar os resultados, se anime a experimentar outros tipos de atividades.

2- Ajuda a perder gordura

A maioria das pessoas associa a perda de peso com exercícios que envolvem batimentos cardíacos muito elevados, como correr, nadar ou andar de bicicleta. No entanto, de acordo com algumas pesquisas, caminhar pode ser muito mais eficaz para queimar gordura do que outros exercícios mais intensos.

Uma das principais razões disso é que, embora a caminhada não consuma tantas calorias quanto os outros exercícios, também gera menos sensação de fome. Portanto, um dos principais benefícios de caminhar é o fato de que permite perder gordura sem que seu corpo lhe peça que a reponha mais tarde.

3- É bom para o coração

Cuidar da nossa saúde cardiovascular é essencial para desfrutar de uma vida longa e sem problemas. Nas sociedades modernas, a maioria das mortes prematuras ocorre devido a doenças cardíacas. Portanto, devemos fazer todo o possível para cuidar dessa parte tão importante de nosso corpo.

Os estudos mais recentes parecem indicar que um dos principais benefícios de caminhar é que esta atividade reduz a pressão arterial e os triglicerídeos. Nesse sentido, as evidências sugerem que faz isso de forma mais eficaz do que outros exercícios, como correr ou malhar.

Casal idoso caminhando

4- É perfeito para pessoas em más condições físicas

Todos nós sabemos que cuidar de nós mesmos é fundamental para nos sentirmos bem a nível emocional. No entanto, às vezes nos descuidamos e nossa saúde se deteriora a tal ponto que pode ser difícil começar a se exercitar para resolver o problema.

Portanto, se algo o impede de praticar um esporte mais intenso (como o sobrepeso ou a dor nas articulações), caminhar pode proporcionar todos os benefícios do exercício. Isso tudo de uma maneira fácil e com pouco impacto articular.

5- Reduz a inflamação

Certamente você sabe que a saúde física tem um impacto direto em nosso bem-estar psicológico. No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem um dos piores inimigos da felicidade: a inflamação física.

A inflamação é um estado do nosso corpo que ocorre quando temos um contato constante com elementos que este considera prejudiciais. Por exemplo, o álcool, o tabaco ou certos tipos de alimentos podem nos levar a um estado de inflamação.

O principal problema deste fenômeno é que ele está intimamente relacionado à depressão e à infelicidade. Considera-se que uma das principais causas da epidemia de mal-estar emocional no mundo ocidental está precisamente relacionada à inflamação física.

Felizmente, um dos benefícios mais importantes de caminhar é que ajuda a reduzir significativamente esse problema. Isso, somado a todos os pontos anteriores, torna a caminhada um dos nossos melhores aliados quando se trata de se sentir mais feliz.

Recomendados para você