9 hábitos das pessoas positivas

· dezembro 1, 2017

Você sabe quais são os hábitos das pessoas positivas? Se você ainda não é uma pessoa positiva, se transformar em uma pode parecer algo simples. Mas muitas vezes não é tão fácil quanto se pensa. Optar por uma maneira positiva de pensar se torna especialmente importante quando estamos de acordo com a ideia de que somos o que pensamos. Assim, se pensarmos positivamente, se adotarmos uma atitude otimista, teremos muito mais vantagens do que se, pelo contrário, cairmos na tentação do pessimismo e do derrotismo.

Por que é tão importante pensar positivamente? Quais são os benefícios de ser otimista? Além disso, o que é preciso fazer para mudar o chip e começar a ver as coisas de maneira mais positiva? Podemos mesmo mudar a nossa maneira de pensar e nos transformarmos em alguém positivo?

“Qualquer coisa positiva é melhor do que um nada negativo.”
-Elbert Hubbard-

Uma mente positiva é uma mente poderosa

A verdade é que uma atitude positiva pode nos levar a alcançar determinadas alturas que de outra maneira não seria possível escalar. Nesse sentido, adquirir uma nova forma de pensar pode ser o que vai marcar a diferença entre a pessoa que somos e aquela que desejamos ser.

Em muitas situações tendemos a culpar os outros pelos nossos fracassos e pelas nossas adversidades. Nós achamos que contribuíram com as nossas quedas. Mas nem sempre é assim. Da próxima vez que um projeto não evoluir ou que você tiver algum problema, faça uma avaliação pessoal e um exame minucioso da situação. Pense que, em muitos casos, a mente controla o que fazemos e como reagimos em relação às pessoas e às circunstâncias.

Uma pessoa positiva pode fazer muitas coisas que proporcionam bem-estar. Então, o que obtemos quando escolhemos pensar positivamente em vez de cair na tentação do pessimismo? Cada pensamento individual e cada decisão que tomamos tem um impacto nas nossas vidas.

“O maior descobrimento de todos os tempos é que uma pessoa pode mudar o seu futuro simplesmente mudando a sua atitude.”
-Oprah Winfrey-

Hábitos das pessoas positivas

Mudar de hábitos para ser uma pessoa positiva

O otimismo é uma característica que se aprende. Então, isso não significa que não podemos reprogramar a nossa maneira de pensar, de enxergar e de olhar. Felizmente, como demonstram as pesquisas, podemos ensinar a nós mesmos a ver o mundo de uma maneira mais positiva.

Para fazer isso, um dos segredos é mudar de hábitos. Os hábitos podem nos ajudar a alcançar o sucesso ou podem ser um obstáculo e nos arrastar na direção do fracasso. Os hábitos, sejam eles bons ou ruins, são inevitáveis e fazem parte das nossas vidas. Em última instância, podem ter o poder de dar forma ao nosso habitat, moldando grande parte do que somos.

Estabelecer bons hábitos não é uma tarefa fácil, nem mesmo para quem tem muito sucesso. Quando se trata de encontrar formas de fazer com que os bons hábitos se tornem parte da nossa rotina, a luta é real. Por isso, ser proativo e se esforçar para construir bons hábitos é um desafio para qualquer pessoa.

Tentar ser proativo, em vez de reativo, vai aumentar as chances de criar bons hábitos e de se transformar em uma pessoa positiva. Para começar, é preciso ter em mente que é melhor estabelecer objetivos para os hábitos positivos, em vez de tentar eliminar as rotinas com maus hábitos.

Hábitos das pessoas positivas

A seguir, vamos mostrar alguns dos hábitos das pessoas positivas que você pode incluir na sua vida para estimular o otimismo e se transformar em uma pessoa positiva.

  1. Encontre o ponto de vista otimista em uma situação negativa. Uma das maneiras mais simples, mas mais efetivas, de criar uma perspectiva positiva é se fazer mais perguntas úteis sempre que for possível. O objetivo é tentar tirar algo bom da situação: transformar a circunstância em oportunidade.
  2. Cultivar e viver em um ambiente positivo. Escolha com cuidado com quem você passa seu tempo e o que você faz no seu dia a dia. As pessoas com quem você fica, o que você vê, o que escuta, o que lê… Para poder manter uma atitude positiva, é essencial ter influências na sua vida que apoiem e levantem você em vez de te levar para baixo.
  3. Vá com calma. Quando vamos muito rápido, o caminho costuma dar errado. Pensamos rápido, falamos rápido, nos movimentamos rápido… Tudo entra em uma espiral que dá lugar a uma vida estressante e superficial. Adquirir hábitos de pensamento positivo exige ir mais devagar.
  4. Pare – Respire – Foque. Não faça uma tempestade num copo d’água. É muito fácil perder o foco, principalmente se você estiver estressado e for muito rápido. Quando você sentir que o pensamento negativo te absorve, pare, respire e reorganize seus pensamentos.
  5. Traga positividade ao seu redor. Você dá o que você recebe. Se você somar otimismo e positividade às pessoas a sua volta, vai receber o mesmo. A maneira como você trata os outros e como você pensa sobre eles também tende a exercer grande efeito em como você trata e pensa sobre si mesmo. Comece por ajudar, escutar e sorrir.
  6. Tenha um estilo de vida saudável. Faça exercícios regularmente. Coma e durma bem. Isso vai manter o seu corpo saudável e a sua mente livre. Você terá energia para controlar os seus pensamentos e para perceber qualquer faísca de negatividade.Mulher que pratica exercícios regularmente
  7. Aprenda a responder às críticas de maneira saudável. A crítica é quase inevitável, tanto as que você mesmo faz quanto as que os outros fazem. O segredo está em aprender a lidar com elas de uma maneira saudável, começando por deixar claro o que existe de verdadeiro e objetivo na crítica e o que é uma percepção pessoal ou uma opinião. Em qualquer caso, não se pode encarar as críticas como algo pessoal e deixá-las ir embora. Afinal de contas, uma crítica não é uma verdade universal. E se você puder aprender alguma coisa com elas, pode melhorar de verdade. Então, aproveite!
  8. Comece o dia de maneira positiva. A forma como você começa sua manhã costuma dar o tom para o resto do dia. Assim, tenha cuidado com a maneira como você passa as suas manhãs.
  9. Sorria! As pessoas positivas sorriem muito, sorriem sempre. Quando você sorri, está trazendo otimismo, está mostrando bom humor, está demonstrando respeito e está transmitindo boas vibrações. Quando você sorri, está enviando ao seu cérebro a mensagem de que está tudo bem. Tudo fica mais fácil ao sorrir.

Não se pode “não ter pensamentos”, por mais que eles nos atormentem. O que podemos fazer é escolher outros. Como se diz no filme ‘Poder além da vida’, “a vida é escolher, você pode escolher ser vítima ou qualquer outra coisa a que você se propuser”.

“Mantenha-se positivo e feliz. Trabalhe duro e não perca as esperanças. Permaneça aberto às críticas e continue aprendendo. Cerque-se de pessoas felizes, carinhosas e verdadeiras.”
-Tena Desae-

Quais destes hábitos das pessoas positivas você já pratica em seu dia a dia?