5 estratégias psicológicas que vão nos ajudar a levantar cedo

5 estratégias psicológicas que vão nos ajudar a levantar cedo

maio 25, 2017 em Psicologia 584 Compartilhados
5 estratégias psicológicas que vão nos ajudar a levantar cedo

Levantar cedo pode ser um enorme desafio para a nossa força de vontade. Seja porque uma longa jornada de trabalho nos espera ou porque não dormimos o suficiente, o despertador se torna, de repente, nosso pior inimigo. No entanto, não seria tão difícil se avaliássemos o que ganhamos ao acordar cedo sem pressa e o que obtemos ao ficarmos dormindo.

Hoje vamos falar de 5 estratégias psicológicas que vão nos ajudar a levantar cedo. A verdade é que elas funcionam, mesmo que possam ser engraçadas. São segredos para alcançar esse objetivo que é motivo de sofrimento para muitas pessoas.

Adotar hábitos de sono saudáveis vão lhe permitir descansar melhor para ser mais produtivo ao longo do dia.
Compartilhar

1. Para levantar cedo, é melhor que o despertador fique longe

Certamente já aconteceu de, alguma vez, você estar tão cansado que, sem querer, acabou desligando o despertador sem nem ter consciência disso. Minutos mais tarde você acordou assustado se perguntando porque o despertador não tocou. Sim, ele tocou, mas você o desligou sem se dar conta disso. Por isso é tão importante colocar o despertador o mais longe possível.

Apesar da preguiça, não vai sobrar outra alternativa além de levantar para acabar com o barulho insuportável que está te perturbando, e também ao resto dos vizinhos. Assim, será muito mais fácil começar a se movimentar e você não vai cair na tentação de continuar dormindo, pois você já vai estar de pé! Se for combinado com um volume alto e um alarme que não pode ser ignorado, será muito mais fácil levantar.

despertador

2. Mantenha o quarto organizado, você vai agradecer depois

Não é verdade que se você abrir os olhos e ver seu quarto todo bagunçado a vontade de levantar é ainda menor? Por essa razão é tão importante que você organize seu quarto antes de dormir, assim ele vai te “convidar” a se levantar e também vai te fazer dormir um sono mais reparador durante a noite. Dê uma atenção especial a todos aqueles elementos que podem te distrair, como a luz de um notebook piscando ou o sinal de notificações do seu celular.

Do que estamos falando? Do celular que pode receber uma mensagem às duas da madrugada ou da televisão que não foi programada para desligar e, consequentemente, ficou ligada a noite inteira. Tudo isso pode fazer com que você vá dormir tarde ou acorde diversas vezes durante a noite.

Uma temperatura adequada e um colchão confortável podem favorecer um descanso maior e mais pleno.
Compartilhar

3. Levantar cedo, por que não com música?

Levantar e colocar sua música preferida para tocar pode ser uma excelente forma de começar o dia com o pé direito. Isso vai lhe permitir escovar os dentes, tomar banho, o café da manhã e se vestir de uma forma muito mais animada do que se o fizesse em silêncio. Mas tome cuidado para não colocar a música muito alta, ou você vai acordar os vizinhos também.

Mas certamente você está se perguntando… qual música é a melhor para se levantar bem? Bom, uma das melhores opções é colocar algum tipo de música motivadora que te dê energia, aumente seu ânimo e que te faça sentir que você vai dominar o mundo.

cachorro-pulando-na-cama

4. Os aplicativos que podem nos ajudar a levantar cedo

Graças à tecnologia, é possível ter à sua disposição diversos elementos que te ajudarão a continuar dormindo. Alguns destes apps realmente são de grande ajuda para ajudar a respeitar seus ciclos de sono e, assim, descansar muito melhor. Mas, o que fazer quando o despertador tocar e seu corpo se negar a levantar da cama?

Existe um app muito curioso que se chama “Puzzle Alarm Clock”. Esse app é um despertador que não vai parar de tocar até que você já tenha acordado. Como ele sabe disso? Porque você terá que resolver diferentes problemas ou enigmas antes de poder desligar completamente o alarme. Uma forma nova, curiosa e divertida para levantar pelas manhãs.

Começar o dia com um jogo que exige concentração fará com que não sobre outra alternativa a não ser acordar de uma vez.
Compartilhar

5. Mantenha uma boa higiene de sono

Manter uma boa higiene de sono e acordar mais animado, sem enrolar no momento que você precisa acordar, exige uma série de passos a serem seguidos que, talvez, você esteja se esquecendo. Um dos passos que você possivelmente já conhece é o de não jantar comidas pesadas, pois a digestão pode demorar muito, causando insônia.

Também não é recomendável tomar nada que contenha cafeína a partir das seis da tarde, por este mesmo motivo. Além disso, não podemos nos esquecer de tentar manter uma certa rotina no que se refere à hora de ir dormir. E, também, a hora tem que ser uma que te permita descansar o suficiente: você não pode esperar acordar bem às 5 da manhã se foi dormir às 2 da madrugada.

mulher-dormindo-a-beira-de-lago

Recordemos que, jogando baixo, deveríamos dormir pelo menos 6 horas por noite. Cada pessoa é diferente, algumas já ficam bem descansadas com 7 horas de sono, outras precisam de 8. O importante é aprender a manter uma boa higiene de sono e adotar hábitos saudáveis que permitam um bom descanso. Tudo isso terá uma importante repercussão em nosso dia, em nossa maneira de enfrentá-lo e em nossa produtividade. Você não acha que vale a pena?

Recomendados para você