5 frases sobre as relações amorosas

julho 4, 2019
A constante nas grandes frases sobre as relações amorosas é o chamado a amar sem medo, sem restrições e sem egoísmos. Quem ama sempre se enriquece, muito mais do que quem é amado.

As frases sobre as relações amorosas e tudo o que elas podem implicar estão em todas as partes (assim como o próprio amor).

Algumas destacam o lado terno do amor, outras dão um toque de humor à dificuldade para encontrar um(a) parceiro(a) ou aos amores que fracassaram. Também há outras que buscam o lado filosófico do tema. É nessas que vamos nos concentrar.

O amor é um desses temas eternos sobre os quais todo mundo tem uma opinião. Essa opinião quase sempre está distorcida pelas próprias experiências, pelos medos, fracassos ou ilusões e fantasias.

Não é um assunto fácil de abordar porque nunca se deixa capturar completamente. É como tentar segurar a água entre os dedos.

Fizemos uma seleção de frases sobre as relações amorosas assinadas por grandes nomes. Filósofos, psicólogos e artistas. Pessoas que refletiram sobre o tema e que, por isso, nos permitem aprofundar ou observar o amor a partir de uma perspectiva diferente.

Sem mais delongas, confira a seguir algumas dessas afirmações.

 “O primeiro dever do amor é saber escutar”.
-Paul Tillich-

1. O que perdemos ao amar segundo as frases sobre as relações amorosas

Esta é uma das frases sobre as relações amorosas que talvez cairia bem como princípio de vida. Ela é de autoria da psicóloga e escritora Barbara de Angelis, e diz o seguinte: “Nunca se perde ao amar, sempre se perde ao reprimir a si mesmo”. Nada mais verdadeiro do que isso.

Quando se ama profundamente, nada é perdido. Não importa o que aconteça nem qual seja o destino da relação. Ao amar, sempre estamos crescendo, evoluindo. Talvez a única coisa da qual deveríamos nos arrepender é de não amar o suficiente.

Casal se beijando em um deck

2. O amor segundo Nietzsche

Friedrich Nietzsche tem várias frases sobre as relações amorosas, e todas elas constituem um bom pano de fundo para a reflexão. Esta, por exemplo, é uma das mais famosas e afirma o seguinte: “O que se faz por amor está além do bem e do mal”.

Com essa frase, Nietzsche nos faz ver que o máximo princípio moral é o amor por si mesmo. Esse sentimento justifica tudo. Por isso, eclipsa ou elimina os julgamentos de “bom” ou “ruim”. Se você agiu por amor verdadeiro, nada mais importa. O amor sempre é uma razão de peso.

3. Não existe amor covarde

Para amar de verdade, é preciso ter coragem. Em uma relação amorosa genuína, ambos despem a alma e se mostram vulneráveis perante o ser amado.

Quem ama assume o risco de sofrer, e quando se está consciente desse precipício que se mistura com a ilusão, é preciso ter muita coragem para seguir em frente.

A pessoa que sabia disso foi quem conseguiu cultivar um amor universal pelos outros: Mahatma Gandhi. Uma de suas frases sobre o assunto diz o seguinte: “Um covarde é incapaz de mostrar amor. Fazer isso é uma atitude exclusiva dos valentes”.

Ele tem toda a razão. É preciso mais coragem para amar do que para odiar.

Casal se beijando ao pôr do sol

4. Um preceito de vida nas frases sobre as relações amorosas

O amor sempre instigou pensadores e poetas. É por isso que encontramos frases sobre as relações amorosas, ou alusões ao amor, há séculos. Por exemplo, a seguinte afirmação de Confúcio diz: “Existe um preceito que possa guiar as ações de toda uma vida? Amar”.

Como se pode constatar, há muitas coincidências entre grandes pensadores sobre o valor supremo do amor.

Neste caso, Confúcio chega a apontar que esse sentimento pode se transformar no preceito fundamental de toda uma vida. Em outras palavras, o amor por si mesmo pode ser um projeto de vida, o eixo fundamental de tudo.

5. Para ser amado…

Sêneca é outro dos grandes filósofos que refletiram sobre o amor e escreveram várias frases sobre as relações amorosas. Uma delas, que é absolutamente contundente, diz assim: “Se você quer ser amado, ame”. Em seis palavras, ele conseguiu resumir uma das maiores e mais universais certezas sobre o amor.

Frases sobre as relações amorosas

Essa é uma das grandes ideias que com frequência, em meio ao intenso fluxo do cotidiano, caem no esquecimento. O essencial no amor não é buscar uma maneira de ser amado pelo outro, mas encontrar os caminhos para amar mais e melhor.

Isso, por conta própria, faz com que o amor seja correspondido. Os amores não são correspondidos, geralmente, porque talvez quem “ama”, na verdade, não ame, mas precise ou deseje.

Todas essas frases sobre as relações amorosas nos fazem lembrar que o amor é um sentimento simples e, ao mesmo tempo, complexo. Uma fonte de felicidade, mas também de sofrimento.

Trata-se de um eixo central da vida que, entretanto, não se limita apenas ao mundo do casal, e é capaz de alcançar e inundar muitas outras realidades.