Emoções

As emoções são um pilar fundamental na vida de todo ser humano. As emoções básicas, como a tristeza, a alegria, o medo, a raiva, a surpresa e o nojo, se unem a outras tantas para configurar nosso dia a dia. Nesta categoria, descubra como os sentimentos surgem e como podemos controlá-los.

Por que é tão difícil definir o amor?

O amor, como conceito abstrato, é muito difícil de definir: poetas, psicólogos e até neurocientistas tentaram colocar um selo distintivo e assertivo na sua definição, mas sempre fica a sensação de que não é possível definir o termo em sua…

Você sofre do vício em angústia?

Você se sente entediado no seu relacionamento amoroso? Quando tudo está indo bem, você faz o impossível para sabotar a si mesmo? Se você respondeu “sim” a essas duas perguntas, pode sofrer do vício em angústia. Para confirmar, teremos de…

A ciência do bem-estar pessoal

Em que ponto poderíamos falar sobre a origem da ciência do bem-estar? No ano 2000, Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, e Mihaly Csikszentmihalyi, da Universidade de Claremont, publicaram na revista American Psychologist um artigo chamado Felicidade, excelência e funcionamento…

Pessoas sem paciência: quero tudo e quero agora

Existem muitas pessoas sem paciência. São perfis que lidam com uma frustração constante; nada as satisfaz, e quando satisfaz, esta satisfação é tão efêmera quanto ansiosa. Rapidamente, elas precisam de uma dose mais elevada. Poucos estados alimentam tanto as emoções…

Os ataques de raiva em adultos e a regra das 3 horas

Os ataques de raiva em adultos são mais comuns do que pensamos. Talvez isso aconteça porque eles não recebem tanta visibilidade quanto os das crianças. Como regra geral, os nossos são mais discretos, calados e silenciosos porque, afinal de contas,…

A vulnerabilidade também é um valor psicológico

A vulnerabilidade, além do que fomos levados a acreditar, é um valor psicológico, outra face da nossa realidade como seres humanos que, como tal, merece ser aceita. Com ela, não apenas assumimos outra parte do nosso universo emocional, mas também…

A traição, uma ferida superdimensionada

Para boa parte das pessoas, a traição é um ato imperdoável que causa uma grande ferida e costuma deixar marcas profundas. Este tema se tornou quase um tabu. Após uma traição, não há nada mais a falar, porque tudo já…

O desenvolvimento emocional das crianças

O desenvolvimento emocional das crianças faz com que elas tomem consciência da origem e do gerenciamento das emoções. Elas começam a ler as emoções nas expressões faciais dos demais e a interpretá-las em função do contexto social (1). Assim, a…

A raiva no processo do luto

A raiva é uma etapa comum no processo do luto. No entanto, há pessoas que ficam encalhadas nessa fase, que colapsam emocionalmente e ficam presas devido à perda que sofreram. Não é fácil lidar com todo esse emaranhado confuso de…

O amor incondicional realmente existe?

Há quem diga que o amor incondicional é o sentimento mais puro e nobre que existe. É amar sem esperar nada em troca, é querer com cada um dos nossos sentidos, nossas fibras e com cada partícula do nosso ser.…

Você sabe o que é a curva das emoções?

Para explicar o que é a curva das emoções, primeiro devemos definir o que é uma emoção. Muitos definem uma emoção como um estado subjetivo com uma imensa e intensa carga emocional. Embora seja bastante complicado explicar o que são…

Passo a passo para superar a timidez

Superar a timidez é um desafio para muitas pessoas. Não se trata de uma doença ou um distúrbio, mas de uma condição emocional na qual a vergonha prevalece a nível emocional e a dissimulação a nível comportamental. O tímido não…

Os eixos do amor segundo o budismo

Para o budismo, existem quatro eixos do amor que foram descritos pelo mestre zen Thich Nhat Hanh. Em seus textos, o autor não se refere apenas ao amor de um casal, mas a todos os tipos de vínculos afetivos, inclusive…