Emoções

As emoções são um pilar fundamental na vida de todo ser humano. As emoções básicas, como a tristeza, a alegria, o medo, a raiva, a surpresa e o nojo, se unem a outras tantas para configurar nosso dia a dia. Nesta categoria, descubra como os sentimentos surgem e como podemos controlá-los.

Os ataques de raiva em adultos e a regra das 3 horas

Os ataques de raiva em adultos são mais comuns do que pensamos. Talvez isso aconteça porque eles não recebem tanta visibilidade quanto os das crianças. Como regra geral, os nossos são mais discretos, calados e silenciosos porque, afinal de contas,…

A vulnerabilidade também é um valor psicológico

A vulnerabilidade, além do que fomos levados a acreditar, é um valor psicológico, outra face da nossa realidade como seres humanos que, como tal, merece ser aceita. Com ela, não apenas assumimos outra parte do nosso universo emocional, mas também…

A traição, uma ferida superdimensionada

Para boa parte das pessoas, a traição é um ato imperdoável que causa uma grande ferida e costuma deixar marcas profundas. Este tema se tornou quase um tabu. Após uma traição, não há nada mais a falar, porque tudo já…

O desenvolvimento emocional das crianças

O desenvolvimento emocional das crianças faz com que elas tomem consciência da origem e do gerenciamento das emoções. Elas começam a ler as emoções nas expressões faciais dos demais e a interpretá-las em função do contexto social (1). Assim, a…

A raiva no processo do luto

A raiva é uma etapa comum no processo do luto. No entanto, há pessoas que ficam encalhadas nessa fase, que colapsam emocionalmente e ficam presas devido à perda que sofreram. Não é fácil lidar com todo esse emaranhado confuso de…

O amor incondicional realmente existe?

Há quem diga que o amor incondicional é o sentimento mais puro e nobre que existe. É amar sem esperar nada em troca, é querer com cada um dos nossos sentidos, nossas fibras e com cada partícula do nosso ser.…

Você sabe o que é a curva das emoções?

Para explicar o que é a curva das emoções, primeiro devemos definir o que é uma emoção. Muitos definem uma emoção como um estado subjetivo com uma imensa e intensa carga emocional. Embora seja bastante complicado explicar o que são…

Passo a passo para superar a timidez

Superar a timidez é um desafio para muitas pessoas. Não se trata de uma doença ou um distúrbio, mas de uma condição emocional na qual a vergonha prevalece a nível emocional e a dissimulação a nível comportamental. O tímido não…

Os eixos do amor segundo o budismo

Para o budismo, existem quatro eixos do amor que foram descritos pelo mestre zen Thich Nhat Hanh. Em seus textos, o autor não se refere apenas ao amor de um casal, mas a todos os tipos de vínculos afetivos, inclusive…

A angústia do domingo à tarde

A angústia do domingo à tarde é um fenômeno bastante conhecido. Trata-se de uma inquietação interna que surge normalmente aos domingos à tarde e à noite. As pessoas que a sentem relatam preocupação, tristeza, nostalgia e, às vezes, uma sensação…

3 caminhos de fuga que alimentam a angústia

A mente humana reage de diferentes formas diante de experiências negativas de grande impacto. Desde se bloquear até começar a ter uma sequência de pensamentos preocupantes ou, em alguns casos, criar caminhos de fuga para escapar dessa realidade desagradável. O…

Os ciúmes são uma má companhia

Os ciúmes envolvem amor? Esta é uma das questões mais comuns no que diz respeito aos relacionamentos amorosos. No entanto, isso não significa que seja verdade. Não há amor por trás dos ciúmes, e o fato de ser ciumenta não…

Manter a calma durante a crise

Manter a calma durante a crise é fundamental para pensar com clareza e para que as emoções negativas não influenciem a tomada de decisões que podem ser altamente críticas nesse tipo de situação. A pressão e o desespero são péssimos…