Emoções

As emoções são um pilar fundamental na vida de todo ser humano. As emoções básicas, como a tristeza, a alegria, o medo, a raiva, a surpresa e o nojo, se unem a outras tantas para configurar nosso dia a dia. Nesta categoria, descubra como os sentimentos surgem e como podemos controlá-los.

Os eixos do amor segundo o budismo

Para o budismo, existem quatro eixos do amor que foram descritos pelo mestre zen Thich Nhat Hanh. Em seus textos, o autor não se refere apenas ao amor de um casal, mas a todos os tipos de vínculos afetivos, inclusive…

A angústia do domingo à tarde

A angústia do domingo à tarde é um fenômeno bastante conhecido. Trata-se de uma inquietação interna que surge normalmente aos domingos à tarde e à noite. As pessoas que a sentem relatam preocupação, tristeza, nostalgia e, às vezes, uma sensação…

3 caminhos de fuga que alimentam a angústia

A mente humana reage de diferentes formas diante de experiências negativas de grande impacto. Desde se bloquear até começar a ter uma sequência de pensamentos preocupantes ou, em alguns casos, criar caminhos de fuga para escapar dessa realidade desagradável. O…

Os ciúmes são uma má companhia

Os ciúmes envolvem amor? Esta é uma das questões mais comuns no que diz respeito aos relacionamentos amorosos. No entanto, isso não significa que seja verdade. Não há amor por trás dos ciúmes, e o fato de ser ciumenta não…

Manter a calma durante a crise

Manter a calma durante a crise é fundamental para pensar com clareza e para que as emoções negativas não influenciem a tomada de decisões que podem ser altamente críticas nesse tipo de situação. A pressão e o desespero são péssimos…

A surpresa: uma emoção fugaz e inesperada

Vamos imaginar que não reagimos de maneira alguma quando nos fazem uma festa que não estamos esperando, quando alguém nos dá um presente inesperado ou quando ouvimos um barulho repentino ao caminhar na rua. Estaríamos deixando de lado uma das…

A Síndrome de Houdini: fugir do envolvimento emocional

A Síndrome de Houdini alude precisamente às habilidades do místico escapista húngaro do século XIX. No entanto, neste caso, estamos falando de um escapismo psicológico derivado da evitação, no qual seria possível escapar de uma situação familiar, de um trabalho…

A neuroanatomia das emoções

Para começar com a descrição da neuroanatomia das emoções, Paul Broca foi responsável por cunhar o termo sistema límbico, usando-o pela primeira vez em 1878. Mas foi só depois, em 1930, que James Papez batizou definitivamente as estruturas envolvidas com…

Eu sou incapaz de expressar a minha raiva

Você é uma daquelas pessoas que tem dificuldade em expressar a sua raiva? Se a sua resposta for “eu nunca me irrito”, isso não é muito confiável. Como psicóloga, vejo todos os dias pessoas com raiva, mas que não conseguem…

Dependência emocional na adolescência

A psicologia vêm tratando dificuldades emocionais como o ciúme e a dependência emocional há muito tempo. Esta última apresenta uma série de características específicas, e hoje falaremos especialmente sobre a dependência emocional na adolescência. Sabendo que as interações humanas são…

Raiva e depressão: como se relacionam?

Raiva e depressão são duas realidades que costumam ser indissociáveis. O estereótipo nos diz que uma pessoa está deprimida quando se mostra triste, recuada e, mais ou menos, impenetrável em seus sentimentos de infelicidade. No entanto, não é bem assim.…

A negação e o desejo de não saber

A psicanálise diz que existem algumas estratégias inconscientes que todos nós usamos para nos mantermos em equilíbrio. Essas estratégias são chamadas de mecanismos de defesa, e uma delas é a negação ou o desejo de não saber ou não admitir.…