Emoções

As emoções são um pilar fundamental na vida de todo ser humano. As emoções básicas, como a tristeza, a alegria, o medo, a raiva, a surpresa e o nojo, se unem a outras tantas para configurar nosso dia a dia. Nesta categoria, descubra como os sentimentos surgem e como podemos controlá-los.

Manter a calma durante a crise

Manter a calma durante a crise é fundamental para pensar com clareza e para que as emoções negativas não influenciem a tomada de decisões que podem ser altamente críticas nesse tipo de situação. A pressão e o desespero são péssimos…

A surpresa: uma emoção fugaz e inesperada

Vamos imaginar que não reagimos de maneira alguma quando nos fazem uma festa que não estamos esperando, quando alguém nos dá um presente inesperado ou quando ouvimos um barulho repentino ao caminhar na rua. Estaríamos deixando de lado uma das…

A Síndrome de Houdini: fugir do envolvimento emocional

A Síndrome de Houdini alude precisamente às habilidades do místico escapista húngaro do século XIX. No entanto, neste caso, estamos falando de um escapismo psicológico derivado da evitação, no qual seria possível escapar de uma situação familiar, de um trabalho…

Eu sou incapaz de expressar a minha raiva

Você é uma daquelas pessoas que tem dificuldade em expressar a sua raiva? Se a sua resposta for “eu nunca me irrito”, isso não é muito confiável. Como psicóloga, vejo todos os dias pessoas com raiva, mas que não conseguem…

Dependência emocional na adolescência

A psicologia vêm tratando dificuldades emocionais como o ciúme e a dependência emocional há muito tempo. Esta última apresenta uma série de características específicas, e hoje falaremos especialmente sobre a dependência emocional na adolescência. Sabendo que as interações humanas são…

Raiva e depressão: como se relacionam?

Raiva e depressão são duas realidades que costumam ser indissociáveis. O estereótipo nos diz que uma pessoa está deprimida quando se mostra triste, recuada e, mais ou menos, impenetrável em seus sentimentos de infelicidade. No entanto, não é bem assim.…

A negação e o desejo de não saber

A psicanálise diz que existem algumas estratégias inconscientes que todos nós usamos para nos mantermos em equilíbrio. Essas estratégias são chamadas de mecanismos de defesa, e uma delas é a negação ou o desejo de não saber ou não admitir.…

Caos emocional: quando o mundo desmorona

Há momentos em que a única coisa que vemos em nossas vidas é a opressão e a falta de harmonia. É difícil sairmos do escuro porque não entendemos o que acontece conosco ou não sabemos como administrar. São momentos em…

A influência dos sentimentos no coração

Simbolicamente, o coração é o órgão dos sentimentos, em parte por se corresponder com o ritmo da vida. Fisiologicamente, não é bem assim. No entanto, não é muito errado dizer que a gestão das nossas emoções pode influenciar de forma…

Validar as emoções: construir a nossa identidade

É preciso validar as emoções para construirmos a nossa identidade. Quem somos? É uma questão transcendental e, muitas vezes, frequente quando nos encontramos em situações específicas, como quando não sabemos o que decidir, quando enfrentamos o fim de um relacionamento…

Quando é difícil encontrar nosso lugar no mundo

Os dias passam e sentimos que não nos encaixamos em nenhum lugar. Acordamos com a sensação de um vazio emocional que arrastamos durante o resto do dia. De alguma forma, parece impossível encontrar o nosso lugar no mundo. Praticamente todos…

A necessidade de fortalecer o nosso vocabulário emocional

Fortalecer o nosso vocabulário emocional é essencial para melhorar a qualidade das nossas relações. Implica saber se expressar, se defender; é sintonizar com necessidades próprias e alheias, traduzindo os sentimentos em palavras, gerando empatia e criando pontes baseadas no respeito…

Quando dizem “eu sei como você se sente”

Quando alguém nos diz “eu sei como você se sente”, este pode parecer um belo gesto de empatia. No entanto, do ponto de vista psicológico, nem sempre é correto. Na verdade, não podemos imaginar a realidade emocional que a pessoa…