5 hábitos para comer com consciência 

· outubro 5, 2018

Para comer com consciência é necessário dar atenção aos hábitos alimentares, além de controlar os pensamentos e emoções associados à ingestão de comida. O fato de estruturar uma dieta com inteligência vai lhe permitir desfrutar muito mais das refeições e romper qualquer tipo de relação que a comida possa ter com a ansiedade e com o estresse.

Para conseguir fazer isso, preste atenção aos sinais de fome que o seu corpo envia. Coma com consciência, deixando de lado os pensamentos negativos que podem convidá-lo a ir até a despensa quando, na verdade, você não precisa fazer isso.

Pense que as emoções influenciam o que e como comemos. Por isso, recomendamos ter consciência neste momento. Isso porque uma alimentação consciente se baseia em comer com atenção e intenção, com o fim de notar e desfrutar a comida, além de ter consciência dos efeitos que os alimentos têm no corpo.

De fato, um estudo realizado pelo The American Journal of Clinical Nutrition sugere que estar distraído ou não prestar atenção ao ato de comer tende a fazer com que nos alimentemos mais entre as refeições.

Isso confirma que a alimentação consciente pode ajudar a perder peso. Assim, se você se preocupa com o seu peso, dar mais atenção ao que você come pode ajudar a controlar a quantidade de calorias ingeridas. 

Comer com consciência: 5 hábitos importantes

Estes são alguns dos hábitos que vão lhe permitir comer com consciência. Tenha em conta que não se trata de fazer uma dieta restrita, consiste apenas em manter um controle das sensações que você tem ao comer.

1. Escute o seu corpo

Geralmente ouvimos primeiro a nossa mente. No entanto, assim como em muitas práticas de atenção plena, nós podemos descobrir qual é o momento ideal para comer se mantivermos os canais de comunicação com o nosso corpo abertos. 

Nesse sentido, sugerimos que, em vez de comer quando receber sinais emocionais, que podem ser diferentes para cada um de nós, escute o seu corpo antes de fazer isso. Tais sinais podem ser: estresse, tristeza, frustração, solidão ou simplesmente aborrecimento.

Seu estômago faz barulho, você tem pouca energia ou se sente um pouco atordoado?

Sentir o aroma dos alimentos

A verdadeira alimentação consciente, na verdade, é a que está conectada com o corpo através de sinais de fome lançados pelo organismo. Você deve saber que a atenção plena aplicada à alimentação é uma grande ajuda para reconhecer padrões comportamentais; ao mesmo tempo tempo em que prestamos atenção aos sinais corporais associados com a fome e a saciedade.

2. Planeje as refeições com antecedência

O preparo de refeições com antecedência pode ajudar a reduzir a alimentação sem sentido. Em vez de preparar uma refeição no último segundo, você pode planejar uma refeição para você mesmo, para a sua família ou amigos, que envolva todos os grupos de alimentos.

Planejar refeições regulares ajuda a dar ao corpo um ritmo de alimentação constante. Não recomendamos comer de forma rápida. Tente comer devagar. Isso permitirá ao corpo processar tudo o que está dentro de você e saborear muito mais os alimentos.

Os pratos não precisam ser muito elaborados. O segredo é incorporar uma variedade de nutrientes e texturas. Lembre-se de aproveitar cada mordida!

“A fome costuma produzir poemas imortais. A abundância, somente indigestões e estranhezas.”
-Hipólito Taine-

3. Sente-se e desfrute da refeição

Se essa parece ser uma sugestão simples que nem deveria ser mencionada, pense na quantidade de vezes em que você comeu enquanto caminhava pela cozinha ou dava atenção a outra atividade.

Por essa razão, sugerimos que você estabeleça como regra geral não fazer nada além de comer quando for o momento. Dessa forma, tente comer sem a presença de distrações.

4. Tente identificar cada ingrediente

Tentar provar e identificar todos os ingredientes da comida é outra grande forma de focar o momento presente e comer com consciência.

Concentre-se também em todos os sabores que você tem na boca e em como eles interagem entre si, além dos aromas e texturas. Isso vai beneficiá-lo duplamente: por um lado, vai ajudar a apreciar a comida e, por outro, vai ajudar a comer mais devagar. Uma vantagem adicional desta técnica é que ela também pode ajudar a ser mais criativo na cozinha.

Consequentemente, recomendamos que você tente identificar cada ingrediente quando for a restaurantes. Pode ser um desafio muito divertido quando não foi você que cozinhou a comida.

Comer com consciência é um prazer

5. Coma devagar

O último hábito que sugerimos é que comer com consciência é comer devagar. Tenha em conta que, entre outros benefícios, isso faz com que você coma muito menos durante as refeições.

Certamente, isso acontece porque o cérebro precisa de tempo para registrar o que você está comendo e para se comunicar com o seu corpo quando ele está cheio. De fato, o cérebro demora aproximadamente 20 minutos para saber que você já comeu o suficiente. 

Então, recomendamos que você coma devagar e escute o seu corpo quando ele já estiver satisfeito. Para tornar isso possível, aproveite as conversas com amigos ou familiares durante as refeições.

Concluindo, temos certeza de que se você aplicar estes hábitos para comer com consciência, vai notar como seu nível de estresse vai diminuir. A digestão será favorecida e o controle do peso também.