Viajantes incansáveis: 6 características e traços da personalidade

6 características dos viajantes incansáveis

Maio 23, 2018 em Psicologia 0 Compartilhados
Viajantes incansáveis

Viajar é ir de um lugar para o outro. Isso pode ser feito fisicamente, a partir de recursos tecnológicos ou mesmo pela nossa imaginação. Em cada viagem podemos viver maravilhosas aventuras, que logo se tornam deliciosas lembranças. Para alguns, viajar é um dos maiores prazeres da vida porque é possível visitar lugares tão diferentes, conhecer comportamentos de outras culturas que nada têm em comum com os nossos, e aprender com as experiências de cada viagem.

Todo mundo gosta de viajar, mas há pessoas que têm uma motivação especial para percorrer qualquer lugar do mundo. Não importa quão longe está o destino, e o que a pessoa tem que fazer para chegar lá. São pessoas muito interessadas em viver novas aventuras, conhecendo lugares com características únicas e a vida das pessoas que está acontecendo lá, tão distante de nós.

São os viajantes incansáveis. Pessoas apaixonadas por explorar os diferentes lugares ao redor do mundo. São verdadeiros aventureiros e amantes do desconhecido. Percebem cada lugar, cada pessoa, cada história… Mas quais são as características dessas pessoas que sempre estão prontas para viajar? Aqui vamos falar de algumas delas.

“Não viajamos para escapar da vida, viajamos para que a vida não nos escape”.
-Anônimo-

Planejar uma viagem

Paixão, uma característica dos viajantes incansáveis

Os viajantes incansáveis têm uma verdadeira paixão por visitar lugares diferentes. Escolhem destinos dos mais variados, e dificilmente deixam que a preguiça vença sua vontade. Então são pessoas que têm um sentimento muito forte associado ao movimento e ao diferente. Em outras palavras, eles são apaixonados pela possibilidade de explorar o mundo.

Desse modo, os viajantes incansáveis são pessoas que sentem uma emoção profunda ao viajar. E essa emoção os leva a pensar sempre na sua próxima viagem e a viver cada uma delas com um amor profundo e único. Além disso, são verdadeiros amantes das aventuras que cada lugar pode esconder.

Agora, a paixão dos viajantes incansáveis têm a ver com os sentimentos e pensamentos que as viagens que já foram feitas evocam. Porque é através das memórias que diversas emoções brotam, e isso cria ideias e dá vontade de viajar de novo. As sensações, então, trazem a vontade de uma nova aventura, uma nova exploração. E só o ato de fantasiar e planejar essa nova expedição já os faz se sentirem muito bem.

Interesse cultural nos viajantes incansáveis

Os viajantes incansáveis têm um grande interesse em conhecer diferentes culturas. A maioria se encanta com destinos exóticos. Há o desejo de conhecer as coisas que são feitas ali, como se leva a vida e as características dos habitantes daquele lugar. Também pode acontecer de serem atraídos por tradições que se mantêm ao longo do tempo, visto que conhecem tantas crenças das pessoas ao conhecer os moradores do destino em que estão viajando. Os viajantes incansáveis adoram conhecer:

  • Saberes. Trata-se do conjunto de conhecimentos que estão associados ao lugar e às pessoas.
  • Crenças. São o conjunto de ideias e princípios com os quais as pessoas do lugar que está sendo explorado contam.
  • Comportamentos. Trata-se do conjunto de comportamentos que são predominantes em um lugar específico. Os viajantes incansáveis sentem atração por esse tipo de coisa. Por exemplo, a forma como um povo vê a vida e seus costumes.

Os viajantes apaixonados são atraídos por entender como se organiza uma cultura que ainda não conheceram, ou aspectos que não entenderam em uma cultura já explorada. Essa é uma forma maravilhosa de saber como são as pessoas de um lugar, e de compartilhar com elas momentos inigualáveis. Pode-se aprender muito com as pessoas de cada destino.

Mulher viajandoFlexibilidade

As pessoas que amam viajar são caracterizadas por serem pessoas abertas. Compreender as situações que podem acontecer, ou como as pessoas podem ser. Mostram essa característica nas atividades que fazem, o que explica a vontade de viajar para lugares novos, porque não querem conhecer apenas os lugares famosos e turísticos.

Também são tolerantes, já que respeitam as opiniões das pessoas, tentando compreender o povo de cada uma de suas viagens. Ainda que não tenham costumes e ideias semelhantes, o importante é o respeito. Dessa forma, viajar se torna muito mais simples, porque estão abertos a vários pontos de vista. Além disso, são também tolerantes a mudanças, porque sabem que em uma viagem há sempre algo que não vai sair exatamente como o planejado.

São também muito compreensivos, sabem ter empatia e colocar-se no lugar no outro. Então, os viajantes incansáveis têm uma capacidade empática inigualável, que permite a compreensão dos costumes e dos comportamentos das outras pessoas que eles acabam conhecendo em suas aventuras. Os viajantes incansáveis flexíveis têm os seguintes traços:

  • São conscientes de que todas as pessoas podem ter opiniões diferentes.
  • Não se fecham porque alguém pensa de outro modo.
  • Compreendem que eventos inesperados podem acontecer a qualquer momento.
  • Sentem paixão por conhecer pessoas e formas de ver o mundo diferente das suas.
  • Possuem uma comunicação assertiva que diminui a possibilidade de mal-entendidos.
  • Compreendem que algumas pessoas têm dificuldade para não generalizar seu próprio pensamento.
  • Entendem que cada cultura tem seus próprios traços.
  • Sabem que a qualquer momentos os planos podem mudar por completo.
  • Adaptam-se muito bem a mudanças.

Os viajantes incansáveis têm menos dificuldade para se adaptar porque estão sempre em mudança constante, de ambiente para ambiente em cada viagem. E graças a essas experiências prévias, sabem exatamente como agir com eventos inesperados, estando desse modo mais preparados para esse tipo de situação.

Mulher em viagem

Autoconhecimento

Os viajantes incansáveis se conhecem muito bem. É fácil para eles enfrentar as situações que aparecem em cada viagem. Estamos falando de pessoas que sabem como são, e como podem enfrentar cada problema. Isso os ajuda a saber como agir mesmo nas novas experiências. Sua criatividade, abertura e tolerância funcionam como ferramentas chave para essas ocasiões.

Essas pessoas amantes das viagens sabem quais são seus limites. Todo mundo tem um, e isso facilita a interação com novos ambientes. São conscientes de quais são seus gostos, quais são seus temores, que coisas os incomodam ou são desagradáveis para eles, e que coisas não são capazes de suportar. Ao saber tudo isso, são mais assertivos na forma de se relacionar com as pessoas e também na hora de tomar decisões.

Então, os viajantes incansáveis podem utilizar suas viagens como exercícios de introspecção. Vão adquirindo experiências que acabam ensinando sobre eles mesmos. Essas experiências favorecem viagens futuras, já que são uma aprendizagem. Além disso, a atitude reflexiva poderia ajudar a manter a calma durante situações de estresse que inevitavelmente aparecem.

Criatividade

As pessoas que não se cansam de viajar são criativas. Ou seja, são pessoas que têm a capacidade de gerar novas ideias facilmente. Essa características os ajuda a:

  • Planejar a viagem. Escolher qual lugar visitarão, o que irão conhecer dentro desse lugar, como chegar até lá, onde se hospedar, o que fazer durante a viagem, como fazer isso, com quem ir, etc.
  • Tomar decisões quando algo dá errado durante a viagem. Diante de um evento inesperado, poucas vezes essas pessoas ficam bloqueadas.
  • Adaptar-se. Esses viajantes se adaptam a novas situações. Por exemplo, uma nova comida e conhecer novas pessoas.
  • Lembrar e contar suas viagens. Quando transmitem suas experiências, escolhem como contar e que aspectos destacar.

A criatividade faz dos viajantes incansáveis pessoas com uma fluidez que parece até mágica diante de situações desconhecidas. Em outras palavras, eles contam com uma imaginação implacável, que os ajuda a produzir ideias originais adaptadas a qualquer contexto em que estejam. Uma capacidade maravilhosa que aumenta cada vez mais a habilidade humana de adaptação.

Os viajantes incansáveis são curiosos

Esses viajantes maravilhosos são amantes das novas experiências, e quando estão explorando, não se cansam de conhecer. Estão, então, dispostos a explorar coisas novas a cada viagem. O fato de planejar a viagem já os emociona, e enquanto estão construindo seu projeto de viagem, buscam características do lugar e das pessoas.

Turistas viajando

Por outro lado, eles também gostam de ser surpreendidos. Conhecer coisas que não estavam dentro dos planos originais é mais um estímulo que um problema, algo mais para conhecer e entender! Os viajantes incansáveis estão dispostos a descobrir novos lugares e novas formas de ver a vida, porque é desse tipo de ocasião que se formam as melhores lembranças e os melhores aprendizados.

Além disso tudo, viajar é também uma fantástica forma de retroalimentação. Porque se aprendemos com cada experiência, cada pessoa e cada lugar, isso é gerado por e alimenta nossa curiosidade. Viajando, nós alcançamos partes de nós que não conhecíamos, e voltamos com partes novas encontradas em cada lugar, em cada pessoa, em cada momento, porque esses são únicos e criam lembranças inesquecíveis.

Os viajantes apaixonados aproveitam cada viagem ao máximo. Sabem que cada momento não volta, é único, então se deixam surpreender pela magia do lugar e pelas pessoas com as quais compartilham cada momento. Por isso cada viagem adiciona algo a eles. Para eles, viajar é uma forma de descobrir e se descobrir, e por isso sentem essa grande paixão. Deixar-se envolver pelo maravilhoso mundo das viagens é se tornar um viajante incansável com uma paixão interminável por viajar.

“Quando viajamos, conhecemos e nos conhecemos, encontramos novos rumos. A viagem é uma aventura na qual exploramos outros horizontes e voltamos para casa com momentos incríveis que colecionamos.”

Recomendados para você