6 conselhos para evitar acordar cansado

· junho 15, 2018

Você acorda constantemente cansado e com a sensação de que poderia dormir algumas horas a mais? É possível que, mesmo quando você vai dormir cedo com o objetivo de levantar com mais energia, você não consiga se sentir assim. Certamente, o tempo que você dorme é muito importante para despertar com a sensação de estar descansado, mas existem outras dicas para evitar acordar cansado que podem ser desconhecidas para você.

Neste sentido, pensemos que, com frequência, subestimamos a importância do sono e não reconhecemos a influência negativa da ausência de um bom descanso sobre a memória, a irritação constante, a sensação de não chegar a lugar algum, etc.

Se analisarmos alguns estudos com respeito a esta questão, perceberemos que, por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda descansar pelo menos 6 horas diárias. Essa instituição aponta que a alimentação e a atividade física são os fatores que mais influenciam a qualidade do sono. A OMS insiste que dormir não é um prazer, mas uma necessidade, já que influencia o rendimento e a sensação de fadiga.

Mulher desligando despertador

Conselhos para evitar acordar cansado

Felizmente, existem muitos ajustes no estilo de vida que você pode colocar em prática para combater a fadiga e recuperar a sua energia. Por isso, colocamos à sua disposição alguns conselhos que irão permitir que você comece o dia com muita energia. Não perca, já que eles podem favorecer o seu bem-estar de maneira considerável!

1. Inclua alimentos saudáveis na sua dieta

Para obter mais energia, a primeira coisa que recomendamos é que você se concentre especificamente naqueles alimentos que incluem o magnésio e o ferro, como as oleaginosas, o peixe e os vegetais.

O café da manhã é um momento importante, no qual um prato pequeno de cereais ou uma fatia de pão torrado pode reativar o seu metabolismo e sinalizar o ponto de partida para que o seu corpo acorde.

2. Não jante logo antes de dormir

O processo digestivo demora um tempo. Por este motivo, devemos tentar comer a cada três ou quatro horas ao longo do dia, evitando os grandes banquetes quando chega a noite.

Apesar de não parecer algo importante, trata-se, sem dúvida, de um dos melhores conselhos para evitar acordar cansado. Leve em conta que jantar logo antes de ir dormir vai atrasar o momento em que você pega no sono, já que o corpo precisa de um alto grau de ativação para poder fazer a digestão.

3. Não tome café durante a tarde

Embora muitos de nós precisemos do café para enfrentar o dia, está comprovado que tomar cafeína depois das 14h afeta o sono. Certamente, a cafeína pode diminuir a qualidade e a quantidade do descanso e, consequentemente, fazer com que você acorde cansado.

Se você é um viciado em café, não deve se preocupar, já que não pretendemos privá-lo da sua injeção de energia matinal. Somente propomos mudar o hábito e não tomar mais cafeína a partir do meio-dia, com a finalidade de não afetar a hora de dormir.

“A doença faz a boa saúde, a fome a fartura, o cansaço o descanso”.
– Heráclito de Éfeso –

Xícara de café

4. Não utilize dispositivos eletrônicos

Os dispositivos eletrônicos estimulam a mente e nos mantêm acordados. Devemos considerar que a luz destes aparelhos pode alterar os níveis de melatonina, o hormônio responsável por controlar os ciclos do sono.

Durante a noite, é melhor se dedicar a outras atividades, como ler um livro.

5. Incorpore o exercício na sua rotina diária

Pode parecer que uma coisa não tem a ver com a outra, mas este é outro dos bons conselhos para evitar acordar cansado. Certamente, o exercício regular pode ajudar a equilibrar os hormônios, melhorar a resistência à insulina e ajudar a pegar no sono, o que é importante para combater a falta de energia.

O corpo foi feito para se mexer. Portanto, a falta de atividade pode causar problemas no humor, além de lentidão e fadiga.

Mulher correndo no parque

6. Mantenha um horário fixo de descanso

Um dos conselhos para evitar acordar cansado é manter horários fixos para dormir e acordar. Leve em conta que criar uma rotina faz com que o corpo saiba quando ele tem que descansar e quando deve estar ativo.

Pode ser que você já aplique a maioria destas dicas no seu dia a dia, mas se este não for o caso, agora você tem em suas mãos seis conselhos úteis para não acordar cansado. Fazer isso não só vai melhorar a sua qualidade de vida, mas também vai lhe dar mais energia para enfrentar os desafios que surgirem.