7 benefícios do tricô para a sua saúde

7 benefícios do tricô para a sua saúde

outubro 7, 2015 em Curiosidades 3258 Compartilhados
Benefícios do tricô

É o momento ideal para tricotar. Você se anima?

Esta é uma atividade que você pode praticar acomodado no sofá ou apreciando os raios do sol da manhã em um banco agradável de um parque na sua cidade. Você também pode tricotar no metrô, no ponto enquanto espera o ônibus ou ouvindo música, e aproveitar os benefícios que o tricô oferece para a saúde física e mental.

Quer mais ideias? Junte-se a grupo de tricô acompanhada de suas amigas e passe uma tarde agradável. Fortaleça a empatia e promova o sentimento de pertencer a um grupo e de aprender a trabalhar em equipe.

O tricô beneficia a saúde física e mental

O tricô é uma atividade benéfica para a nossa saúde física e mental porque ajuda a diminuir o ritmo cardíaco, a tensão muscular e a pressão arterial. Esta atividade nos obriga a pensar continuamente; começando pelo tipo de lã que usaremos, o trabalho que faremos, se vamos precisar de agulhas especiais…

Pontos e curvas tornam-se aliados da nossa saúde. Eles estimulam as conexões neurais e nos mantêm hábeis, algo que, com a idade, é vital para retardar o aparecimento de problemas cognitivos, como, por exemplo, os casos de demência.

A ação de tricotar é um estímulo para o complexo neurológico, sendo um processo que vai muito além da simples repetição de movimentos com as mãos. Colocamos em funcionamento as área motoras do cérebro, as áreas responsáveis pela sensibilidade, pela parte visual, auditiva e a de linguagem.

Durante a prática, nossos braços e mãos estão em constante movimento. Tocamos uma textura de emaranhados, desfrutamos das cores que usamos, ouvimos instruções que nos indicam se estamos aprendendo e, ao mesmo tempo, podemos transmiti-las aos outros. Além disso, ativamos a parte do cérebro responsável pelo planejamento da ação e da imaginação.

Se você está indeciso e precisa de alguns dados a mais antes de pegar um novelo de lã e um par de agulhas, conheça os 7 benefícios do tricô para a sua saúde:

1. A repetição dos pontos de tricô produzem o que é chamado de “Resposta de relaxamento” ou seja, repetir pontos por diversas vezes seguidas causa um efeito de relaxamento e isso produz em nosso corpo um efeito semelhante ao obtido com a prática da ioga.

2. O tricô pode ser o bálsamo do qual você precisa diariamente para ficar mais calma, tornando-se um grande aliado para escapar de seus problemas. Você se envolve tanto com a atividade que está realizando que acaba se isolando dos problemas. É uma atividade que estimula o cérebro, ajudando a relaxar e a reduzir os níveis de estresse.

3. Ajuda a melhorar o humor e a alegria. Reduz os hormônios do estresse e, ao mesmo tempo aumenta a felicidade, pois ajuda na produção de serotonina, hormônio do bem estar.

4. O tricô favorece a capacidade de concentração e pode funcionar como uma verdadeira terapia para aqueles que sofrem de déficit de atenção.

5. Proporciona uma sensação de bem-estar e aumentar a autoestima, já que com as nossas próprias mãos, estamos criando uma peça de vestuário. Fortalece a autoconfiança, ajuda a nos esforçarmos e a cultivar a paciência.

6. Ensina-nos a alcançar nossos objetivos e a não desanimar, mesmo se falharmos na primeira tentativa, porque quando você está aprendendo a tricotar você precisa desfazer o trabalho inúmeras vezes e começar do zero. Uma experiência que você pode aplicar na vida.

7. O tricô promove a comunicação entre as gerações, pois os mais velhos são os maiores especialistas e aqueles que melhor conhecem os truques desta atividade. Ouvir os conselhos deles é essencial para melhorar e aprender.

Agora, depois de conhecer os 7 benefícios do tricô para a sua saúde, me diga se você está motivada a começar a tricotar?

Recomendados para você